sexta-feira, 8 de maio de 2020

* Atividade extra: Informática básica *

Atualizada em 24.06.2020

 Atividade extra:  Informática básica

Olá Alunos(as), em uma de nossas aulas presenciais, fizemos juntos o Varal de Expectativas, alguns alunos colocaram como expectativa para a matéria de Tecnologia/ Inovação, "aprender informática", na aula de hoje vamos ler um pouquinho sobre o tema.

INFORMÁTICA


Informática é o termo usado para designar um grande conjunto de conhecimentos relativos ao armazenamento, processamento, coleta e transmissão de informação digital. A palavra informática, no entanto, deriva do termo alemão “informatika”, criado em 1956 pelo cientista da computação Karl Steinbuch. O sentido dessa expressão remete à ideia de processamento da informação. Alguns profissionais da área atribuem a origem da palavra “informática” à junção de duas palavras: informação e automática, já que a informática é uma ciência responsável pelo processamento automático de informação.

Significado de informática



Informática é um termo usado para descrever o estudo e o desenvolvimento das tecnologias de informação em prol das pessoas, organizações e sociedades. A informática é um campo do conhecimento que leva em conta as relações existentes entre as pessoas e a informação por meio da construção de interfaces, novas tecnologias e sistemas direcionados para a solução ou para a automatização de problemas.
Atualmente, os conhecimentos de informática são cada vez mais necessários para que os indivíduos tornem-se tecnologicamente autônomos, uma vez que é crescente a adoção de interfaces e sistemas completamente informatizados. Os principais objetivos da informatização e da automatização, nesses casos, assim como acontece com os caixas eletrônicos, é a agilização dos serviços e a redução de ocorrências de falhas humanas.
informatização de eletrodomésticos e, até mesmo, de residências está cada vez mais presente em nossa sociedade. Essas mudanças são cada vez mais cotidianas e, por isso, é necessário que os nossos conhecimentos de informática sejam constantemente atualizados.

Informática básica

Informática básica é o conjunto de conhecimentos e habilidades mínimas para que um indivíduo seja parte do processo de inclusão digital. Entre os conhecimentos da informática básica, podemos destacar o conhecimento das peças fundamentais dos computadores (hardware), funcionamento de cabos, fios e conexões diversos, navegação em páginas da internet, utilização de softwares de edição de texto, tabelas, gráficos, cálculos, edição de vídeo e imagem, etc.

As peças dos computadores são chamadas de hardware. Entender o funcionamento dessas peças aumenta a nossa capacidade de entender como um computador funciona.

Curiosidades sobre a informática

O buscador Google estima que o volume de dados da internet, nos dias de hoje, seja de aproximadamente cinco milhões de Terabytes.
Estima-se que aproximadamente 250 bilhões de e-mails sejam enviados diariamente. Desses e-mails, quase 80% são spam (publicidade em massa não solicitada).
A primeira webcam do mundo foi utilizada para monitorar uma jarra de café na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
rede mundial de computadores (www ou world wide web) foi criada em 1989 pelo físico Tim Berners Lee no CERN (Centro Europeu de Reações Nucleares), dando origem às primeiras páginas da internet.
O navegador de internet Firefox recebeu esse nome em homenagem ao panda-vermelho do Himalaia.
Em 2018, há pelo menos 4,57 bilhões de aparelhos celulares ativos no mundo. Estima-se que, até 2020, o número chegue a 4,78 bilhões de pessoas.
O mercado da tecnologia da informação arrecadou, mundialmente, cerca de 3,5 trilhões de dólares no ano de 2017.
O primeiro mouse foi inventado em 1963 por Douglas Engelbart.
O buscador Google estima que cerca de 1 bilhão de pesquisas são feitas diariamente em seus domínios, gerando cerca de 200 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por dia.
Claude Shannon, matemático e engenheiro norte-americano, é considerado o pai da teoria da informação. Em 1948, com apenas 21 anos, Shannon lançou as bases da lógica computacional, usada para programação de computadores e de todos os dispositivos eletrônicos atuais.
Até 1994, existiam cerca de 600 sites em toda a internet.
Na Finlândia, a internet é considerada um direito do cidadão e é, portanto, distribuída gratuitamente.
Os processadores usados nos chips mais modernos de celulares são constituídos por bilhões de transistores de aproximadamente 10 nanômetros (0,00000001 m) cada.
O site Brasil Escola é o maior portal de educação do Brasil, contando com milhões de visitas mensais.

Conteúdo programático de Informática

clique na imagem para ampliar





Utilidades da informática na sua vida

Nas Aulas de Informatica você aprenderá sobre a rapidez na execução de tarefas na área da informatica, em função de sua grande capacidade de processamento de informações. 

  • Precisão na produção de informações (exatidão). 
  • Manipulação de grande volume de informações, sobretudo para  tarefas repetitivas. 
  • Organização do processo.

A máquina não faz tudo sozinha, ela precisa que você passe as informações adequadas. Você quem faz a ENTRADA DE DADOS utilizando um teclado, um mouse, um touchpad. Webcam e captura de áudio por um microfone também são considerados ENTRADAS DE DADOS.

Clique na imagem para ampliar




Figura 1. Passos simplificados do funcionamento de um computador.

PROCESSAMENTO DE DADOS é feita pela CPU (Unidade Central de Processamento) representada pela placa mãe onde são conectados a memória principal (RAM) e os dispositivos de entrada e saída do computador (entrada de CV, DVD, USB, câmera, Mouse, Teclado). Já o Processador é responsável elemento responsável pela interpretação das instruções dos programas (software).

clique na imagem para ampliar


Figura 2. Á esquerda exemplo de uma Placa-Mãe, ao centro de uma Memória RAM e á esquerda de um processador.

A SAÍDA DE DADOS são os equipamentos que devolvem a informação ao usuário, como o Monitor de Vídeo, a Impressora e as Caixas de som.
Uma outra forma de saída de dados é o ARMAZENAMENTO das informações em algum local ou rede específica e funcionam tanto como entrada como saída de dados. HD (disco rígido ou Hard Disk) é um disco de superfície magnética onde as informações são armazenadas e lidas. Os HD externos são similares aos HDs convencionais, com a diferença de que são portáteis, sendo conectados aos computadores através de cabo, somente no momento que o usuário precisa.
Figura 3. Exemplo de um HD, responsável por armazenar dados.
CDs/DVDs/Blu-ray – antigamente chamados de discos óticos, são dispositivos usados para armazenamento de dados de pouca ou nenhuma atividade.
Pen drive – este equipamento é, atualmente, a mídia portátil mais utilizada pelos usuários de computadores. O que contribuiu para sua aceitação é o fato dele não precisar recarregar energia para manter os dados armazenados.
Cartões de memória – baseado na tecnologia flash, semelhante ao que ocorre com a memória RAM do computador, existe uma grande variedade de formato desses cartões, muito utilizados principalmente em câmeras fotográficas e telefones celulares.

Software x Hardware

Hardware é um termo que representa a parte física.Resumindo, é tudo que há de concreto (você pode tocar) num computador. 
Software é um termo representante dos elementos não concretos, e sim o que diz respeito à parte lógica usada no computador. São os chamados programas de computador. Um software pode fazer referência a apenas um programa de computador ou a vários programas para uma mesma finalidade. A esse último damos o nome de sistema. 
Por ser um equipamento eletrônico, o computador trabalha com impulsos elétricos ou eletromagnéticos (no caso dos HDs), que podem ser num determinado sentido ou no sentido oposto. Convencionou-se que esses dois impulsos seriam representados pelos algarismos 1 e 0. Cada um deles é chamado de bit.
É o acrônimo de Binary Digit.Trata-se da menor unidade da informação com a qual o computador trabalha.
A letra “A”, por exemplo, é representada por uma sequência de bits nesta sequência: 11000001. A esta sequência de oito bits damos o nome de byte.
Para sabermos medir o volume das informações que são armazenadas nos dispositivos (discos, memórias e outros), temos as seguintes ordens de grandeza(existem outras, mas citaremos as principais):
Tabela 1. O código binário – ordens de grandeza da informação
clique na imagem para ampliar

Você já deve ter ouvido falar em algo mais ou menos assim: – “O HD do meu computador é de 500 Gbytes”. Isto significa que o disco deste computador comporta, no máximo, 500 Gigabytes de informações. Fazendo as contas, podemos dizer que cabem neste disco cerca de 500 bilhões de letras! (500 bilhões de bytes).

Arquivo

Um arquivo nada mais é do que um conjunto de informações que são rotulados (recebem um nome) e gravados em algum momento num dispositivo de armazenamento.
Arquivo é um “pacote” de informações afins. Todas as informações nos computadores são gravadas na forma de arquivos
Estes arquivos contêm dados que representam atributos de alguma entidade do nosso mundo real (exemplos: nome, data de nascimento, sexo, nome da mãe, data da compra no cartão de crédito, loja onde comprou, etc.). Normalmente essas informações são guardadas em bancos de dados.

Sistemas operacionais

Têm a função de administrar os recursos de um computador, gerenciando todas as atividades que são nele executadas.
Windows – é um sistema operacional (software) de código fechado. Concebido pela empresa Microsoft, é um sistema operacional muito difundido e utilizado no Brasil. 
Linux (e suas várias derivações) – muitas pessoas usam o Windows por uma questão de costume. O Linux também é de fácil operação e, ao longo dos tempos, tem sido cada vez mais usado e popularizado. Trata-se de um sistema operacional de código aberto, ou seja, as instruções dos programas podem ser alteradas visando aprimorar ou personalizar suas funcionalidades. 

Comandos do Teclado

A interação com o sistema operacional é feito com MOUSE e TECLADO
Tabela 2. Funções de algumas teclas do teclado. 
clique na imagem para ampliar

Mouse e Touchpad

Instrumento mais utilizado nos computadores junto com o teclado. 
Confere movimento na sua seta de comando (cursor do mouse) aulas de informatica7e clicar nos diferentes botões conferem diferentes ações. O Botão esquerdo realiza uma ação, direito abre opções e a barra de rolagem desce/sobe documentos e el alguns casos confere zoom (No Word, Excel, Power Point, aperte Ctrl Rolagem para aproximar ou reduzir a proximidade da tela (Zoom in e Zoom out).
Clique na imagem para ampliar

Em notebooks é utilizado o Touchpad para realizar as mesmas funções do Mouse, infelizmente geralmente trabalhar com Touchpad é mais lento, então mesmo para quem utiliza notebooks, indicamos a compra de um Mouse.

Windows (Janelas)

Windows é o sistema operacional criado pela Microsoft Corporation que tem como principal características o uso de janelas para facilitar a utilização dos diversos aplicativos existente no sistema. Antes do conceito de janelas, os sistemas operacionais eram utilizados em modo de texto. 
Antes de iniciarmos você deve perceber que o Windows abres diversas caixas com conteúdo (chamaremos estas caixas de Janelas. Nestas janelas sempre existem três pequenos ícones no lado superior direito.aulas de informatica9
1° é o Minimizar aulas de informatica10.Ao clicar em Minimizar a janela será reduzida e aparecerá na faixa de Programas Abertos (Veja a Figura do Ítem 2.1) no tópico Área de Trabalho. Você pode reabrir o programa clicando sobre o seu ícone.
2° é o Maximizar aulas de informatica11. Ao clicar em Maximizar a janela será aumentada ocupando toda a tela do computador
3° é o Fechar aulas de informatica12. Ao clicar em Fechar o programa será fechado. É diferente de minimizar, pois em minimizar o programa continua aberto.
Quando o programa estiver “maximizado” o símbolo do meio muda para aulas de informatica14. Ao clicar neste ícone a janela de ocupação do programa passará de maximizado para um tamanho determinado, geralmente ocupando metade da tela do computador. Faça testes e acostume-se com estes botões.
Se você digitar Alt Barra de Espaço aparecerá uma caixa com as opções escritas. 
Você pode notar que, para fechar automaticamente o programa, basta digitar o 
atalho Alt + F4.

Se você estiver em algum navegador, na internet, o atalho Alt Barra de Espaço abre outras opções, possibilitando a abertura de novas guias com novas páginas (Google Chrome) e diversas outras opções (Internet Explorer). Mas sempre com as Opções iniciais de minimizar, maximizar e fechar.

Você pode mover a posição de uma janela clicando em qualquer local da Barra de Títulos, localizada ao lado no “minimizar”, localizado no Topo da janela.
clique na imagem para ampliar

Área de Trabalho / DeskTop

É o local onde ficam inseridos os ícones de atalhos, cada um deles direciona para algum programa ou arquivo, a barra de tarefas que contém o Menu Iniciar , a barra Pesquisa, os Atalhos de Iniciação Rápida, os Programas Abertos naquele momento e Área de Notificação.Y
clique na imagem para ampliar

Ao clicar com Botão Direito  em algum local da Área de Trabalho, aparecerão opções diversas. 
Clicar Botão Direito na área de trabalho.
Em Exibir é possível mudar o tamanho dos itens, organizá-los automaticamente e alinhá-los conforme á grade (se não estiver marcada com “V” o Windows não permite que você coloque o ícone onde quiser, ele mesmo “Ajusta” os ícones para não sobreporem).
clique na imagem para ampliar

-Em Atualizar o Windows atualiza a área de trabalho
-Em Novo você pode criar uma Pasta ou Atalho
-Em Configurações de Exibição você será direcionado para uma série de Configurações para personalização do Windows.
Não falaremos de todas as opções existentes em Configurações de exibição, mas algumas são particularmente úteis.

Vídeo

clique na imagem para ampliar





Energia e Suspensão



clique na imagem para ampliar










Armazenamento


clique na imagem para ampliar






Ícones 


Ícones são atalhos presentes na área de trabalho para agilizar a entrada em programas, pastas ou arquivos. Sempre que você utiliza muito um programa ou pasta é bastante útil criar um Icone.

Existem 2 procedimentos para Criar um Novo Ícone-Atalho

1°  BOTÃO DIREITO DO MOUSE na Área de trabalho 🡪 Novo 🡪 Atalho

clique na imagem para ampliar




clique na imagem para ampliar


Caso queira modificar a imagem do ícone siga os procedimentos a seguir:
BOTÃO DIREITO DO MOUSE SOBRE O ICONE 🡪 Propriedade 🡪 Alterar Ícone 🡪 Escolha um Icone 🡪 OK
É possível baixar ícones pela internet utilizando a pesquisa do Google, ensinaremos esta parte em tópicos posteriores.

Para aumentar ou diminuir o tamanho dos ícones pressione Ctrl Rolagem do Mouse

Menu Iniciar



No Menu Iniciar estão diversos recursos disponíveis do Windows. Nele está contidos todos os programas instalados no computador e diversas ferramentas de manutenção do sistema.

No Windows 10 estes recursos estão organizados de A – Z facilitando encontrar o programa desejado.

Alguns dos conteúdos mais acessados são:

Acessórios do Windows, onde se localizam o Bloco de Notas, Internet Explorer, Paint, Windows Player e Word Pad. Basta utilizar a rolagem do Mouse para descer até o programa que desejar.

Outros recursos recorrentes são Calendário, Câmera, Excel, Power Point e Word. Comentaremos sobre alguns destes aplicativos em um tópico futuro.



Ao lado esquerdo destes acessórios há algumas opções importantes. Algumas são menos frequentemente utilizadas ou acessadas de outras formas, mas podem facilitar sua vida no dia a dia.O 1° ícone te direciona para Alterar as Configurações de conta onde você pode cadastrar novos usuários do seu computador ou até mesmo bloqueá-lo. No 2° ícone você é direcionado para a pasta  “Documentos” do seu Windows Explorer (falaremos mais dele em outro tópico), o 3° Ícone te direciona para a pasta Imagens, o 4° abre configurações do Windows (comentaremos mais sobre este no tópico a seguir). O último ícone é bastante utilizado pois é o botão para desligar o notebook/computador. 







Configurações do Windows


Em configurações aulas de informatica28 do Windows (veja o tópico anterior) existem diversas opções úteis para você, algumas delas são particularmente interessantes. Mostraremos as mais úteis para se aprender neste curso.

 Sistema


Vídeo: Modifica configurações diversas como alterar tamanho de vídeo e ícones (Reveja o tópico Video)

Som: Modifica configurações de som




Notificações: Permite que o Windows te notifique no caso de ocorrer modificações para os programas selecionados.


Dispositivos 
Geralmente, quando inserimos um pen-drive, um cabo de impressora, um novo mouse ou teclado, o Windows reconhece automaticamente estes dispositivos. No entanto, em alguns casos, é necessário adicionar o dispositivo manualmente. Em Bluetooth você pode adicionar um Bluetooh e em Impressoras e Scanners você pode adicioná-los também. Basta clicar em Adicionar e o Windows buscará o dispositivo (obs: dispositivos com conexão via cabo devem estar conectados ao notebook). 



Em Touchpad é possível desabilitá-lo ou aumentar/diminuir a velocidade do cursor.


Telefone 
Você pode sincronizar o seu smartfone com o computador, assim, como você configura seus aplicativos do telefone, eles estarão linkados com o computador.

Rede e Internet
Quando a Internet surgiu, muitas vezes tínhamos que conectar á internet de maneira manual. Nos dias atuais se tornou rápido e prático qualquer conexão. Se utilizar de conexão via cabo ou fibra ótica, basta selecionar a rede e inserir login e senhas. Caso você utilize de WiFi, ao clicar em Mostrar redes disponíveis aparecerá uma caixa ao lado direito da tela com as redes disponíveis. Acesse clicando em conectar e insira login e senhas (ficaram salvos, logo você precisa fazer este procedimento apenas uma vez, até que a senha ou login sejam modificados).


Uma opção útil é ativar o modo avião, para poder utilizar o computador em viagens.

Personalização
A maioria das pessoas gostas de personalizar o computador, deixando-o bem apresentável. 
Em Tela de Fundo você pode mudar a imagem que aparece na área de trabalho. Se desejar que a imagem modifique em intervalos de tempo você pode escolher “Apresentação de slides”.


Em cores você pode modificar o Layout do Windows para diversas cores.


Nos Windows mais recentes, antes de digitarmos o login/senha do notebook aparece uma tela inicial chamada de Tela de Bloqueio, cuja imagem pode ser alterada. O mesmo procedimento pode ser feito com os temas do Windows.


Em Temas você ainda pode fazer outras alterações como mudar sons do Windows (barulhos que o Windows faz quando você entra/desliga o Windows, exclui itens da lixeira etc e a mudar o Cursos do Mouse.



Em Fontes você pode aumentar o tamanho das letras do seu Windows de modo geral, ou trocá-la para uma fonte que lhe agrade. 


Em Iniciar a Barra de tarefas o Windows disponibiliza diversas opções para você ativar ou desativar. Vale a pena conferir algumas destas opções, com o tempo você entenderá quais delas serão mais úteis para você manter ativado.

Barra de Atalhos
É possível inserir ou retirar ícones na barra de atalhos.
Alguns não são muito úteis ou são pouco utilizados e acabam por apenas poluir a sua Área de Trabalho. Cabe a você perceber quais são os programas mais utilizados e mantê-los ou não.
Ao clicar com Botão Direito do Mouse no lado esquerdo da barra de atalhos, aparecerá diversas opções escrito “Mostrar” e um “V” antes do nome. Cada um habilita um ícone que aparecerá em algum local na barra de atalhos ou na área de notificação. Você pode desabilitar qualquer um clicando sobre e perceberá que o V irá sumir.





A continuação da aula será postada na próxima semana.


Ótimos trabalhos!

Professora Mírian