segunda-feira, 3 de agosto de 2020

AGOSTO e SETEMBRO/ 20 3º Bimestre Projeto de Vida


Olá alunos!Dando sequência nas aulas de PROJETO DE VIDA.

IMPORTANTE:

RELEMBRANDO O QUE JÁ ESTUDAMOS NAS AULAS ANTERIORES:

1º BIMESTRE: 
54- CRIAÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
55- DESAFIO DOS SUPERPODERES! (MISSÃO 1).
56- NOMEANDO COMPETÊNCIAS (MISSÃO 2). 
57- IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS (MISSÃO 3).
58- QUEM SOU, O QUE GOSTO DE FAZER...
59- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: MINHA EVOLUÇÃO NA LINHA DO TEMPO.
60- RESPONDER AS QUESTÕES DA PÁGINA 60 NO SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
61- PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO: FAZER UM PLANEJAMENTO QUE LHE AJUDARÁ NO DESENVOLVIMENTO DA LINHA DO TEMPO. PREENCHER O PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 61)
62- ORGANIZE AS INFORMAÇÕES EM UM ROTEIRO. PREENCHER O ROTEIRO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 62).
63-IDENTIFIQUE QUAL A SUA RELAÇÃO COM CADA COMPONENTE CURRICULAR. (PREENCHER O QUADRO COM AS QUESTÕES).
- PÁGINA 64 CADERNO DO ALUNO
- PÁGINA 65 CADERNO DO ALUNO
-  MINHAS APRENDIZAGENS E O MEU FUTURO
- DAQUI PARA A FRENTE.
- 152 CADERNO DO ALUNO (UM DIA TUDO "CLICA" E FAZ SENTIDO).

2º BIMESTRE:
- PÁGINAS 68, 69 E 70 (ÁRVORE GENEALÓGICA).
- PÁGINAS 70 E 71 (A CHEGADA DO ENSINO MÉDIO).
- PÁGINAS: 71 E 72 (APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS).
- PÁGINA 72 QUEM É QUEM NA REDE?
- PÁGINA 73  REPENSANDO MEUS SONHOS, PROPÓSITOS E AÇÕES.
- PÁGINA 74  DESAFIO DOS SUPERPODERES.
- PÁGINAS 75 e 76  ONDE ESTAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR.
- PÁGINAS 77, 78 E 79 PAPO RETO.

3º Bimestre, conteúdos:
- Sonho, planejamento e meta (Semana 03 a 07 de Agosto)
- Simulado geral da escola (Semana 10 a 14 de Agosto)
Nós: Hoje e no futuro (Semana 17 a 21 de Agosto)
- Fanzine (31.08 a 11.09)
Páginas 65 a 69 MAPA PARA O FUTURO  E  DESAFIO DOS SUPERPODERES (14.09 a 25.09)

Material necessário para realizar as atividades: Diário de Prática e Vivências, lápis, borracha e lápis de cor.

Semana 03 a 07 de Agosto 

TEMA DA AULA:
Sonho, planejamento e meta.






ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! 
Professora Mirian

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 
Paulo Freire






Semana 17 a 21 de Agosto

Tema: Nós: Hoje e no futuro

Material necessário para realizar as atividades: Diário de Prática e Vivências, lápis, borracha e lápis de cor.

ATIVIDADE 1
Estudantes, registrem em seus Diários de Práticas e Vivências as questões que os(as) farão refletir sobre o que é ser adolescente hoje:
• O que é ser adolescente hoje?
• Como a realidade em que vivemos influencia quem nós somos?
• Qual relação temos com o futuro e nossos projetos de vida?

Essa reflexão será acompanhada de uma produção, cujo formato poderá ser escolhido por
vocês em diálogo com o professor. O convite é para que vocês pensem e façam a produção de forma criativa e inovadora, buscando alcançar os objetivos propostos. Qual seria um formato alinhado à reflexão sobre adolescência? Como dar asas à imaginação juntando a forma e o conteúdo, ou seja, um formato que tenha tudo a ver com a adolescência?

A produção poderá ser um cartaz, história em quadrinhos, ou vídeo sobre o conteúdo.

Depois,  veja como o seu Projeto de Vida te proporcionou, até o momento, condições de
refletir sobre quem você é e qual o contexto em que vive, traçar horizontes de expectativa sobre o que quer ser e as escolhas que pretende fazer, no presente e no futuro.

Responda as questões abaixo para que você possa anotar a indicação de seus projetos de vida de maneira sistematizada.

Meus Projetos de Vida individuais

Quais bagagens
(valores, competências e
conhecimentos) trago comigo e
gostaria de preservar no futuro?

Que aspectos de quem eu sou
gostaria de aperfeiçoar para me
tornar cada vez melhor?

Quais os meus planos para
o futuro da minha vida de
estudante?

Quem eu quero ser no futuro
e o que posso fazer para
conquistar meus sonhos?

Que carreira eu quero no futuro
e como posso construí-la?

Meus Projetos de Coletivos

Quais os meus projetos em
relação à minha família?

Quais os meus projetos em
relação à minha escola?

Quais os meus projetos em
relação à comunidade em que
vivo?

Como meus projetos podem
contribuir para uma sociedade
mais justa?

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! 
Professora Mirian


Semana 31/08 a 11/09

Tema: FANZINE (página 61, 62 e 63)

Material necessário para realizar as atividades: Diário de Prática e Vivências, lápis, borracha e lápis de cor.

ATIVIDADE 2

Nessa atividade, você produzirá um FANZINE, retratando de forma criativa suas projeções
de futuro.

Para saber mais:
Fanzines são publicações simples, independentes e baratas.
Historicamente, foram utilizadas como um modo dos artistas e comunicadores
disseminarem suas produções e ideias (em muitos casos, como o próprio nome
sugere, eram publicações feitas por fãs de bandas, séries, livros e outros produtos
culturais, que publicavam informações e pontos de vista sobre o que gostavam).
Não há um formato único ou ideal de Fanzine – cada pessoa constrói sua
publicação com liberdade e criatividade, desenvolvendo competências
relacionadas à autogestão e à abertura para o novo, e buscando passar suas
mensagens da melhor maneira possível.

Construir um fanzine cuja temática central será seu Projeto de Vida.

Selecione algumas referências para que sirvam de inspiração e tutoriais para vocês:
• “FANZINE – FAÇA VC MESMO”. Sintonia de Direitos.
Disponível em: <http://bit.ly/4-fanzine>. Acesso em 10 fev. 2020.
• “Como fazer um zine”. Lucas Alencar.
Disponível em: <http://bit.ly/5-fanzine>. Acesso em 10 fev. 2020.
• “Como Fazer um Fanzine | Escrevendo Quadrinhos”. Rapha Pinheiro.
Disponível em: <http://bit.ly/6-fanzine>. Acesso em 10 fev. 2020.

Continue se apropriando sobre o assunto lendo o texto abaixo “Dicas para criar os seu
FANZINE” e, em seguida, fique pronto para o
“mão na massa”. Se precisar, peça auxílio para
o(a) seu(sua) professor(a).

Modelos 

Dicas para criar o seu FANZINE
Crie um título para o seu fanzine, que estará estampado na capa da publicação. A criação
do título não precisa ser a primeira coisa a fazer, já que ao longo da construção do fanzine,
você pode acabar se inspirando em relação ao nome dele!
- Antes de colocar a mão na massa, pense com atenção nas mensagens que deseja
transmitir aos leitores e leitoras do seu fanzine:
a. Quais dos seus projetos de vida você deseja representar?
b. Quais deles podem ser representados em imagens e textos de forma criativa?
c. Por que os leitores vão se interessar pelo seu fanzine? O que eles vão aprender
com ele? Este é um ótimo exercício de empatia.
- Faça um planejamento prévio das páginas que deseja construir:
a. Quantas páginas serão?
b. Que conteúdo você pretende tratar em cada uma delas?
c. Elas serão encadernadas ou construídas a partir de apenas uma folha dobrada?
- Busque variar bastante os recursos que serão utilizados em cada página. Lembre-se
que não há regras para os fanzines, então a criatividade pode correr solta!
- Busque valorizar e preocupar-se com a estética do seu fanzine. Organize os elementos
visuais de uma forma que comuniquem emoções e sensações. Construa seu fanzine
considerando que esse é um exercício artístico que irá gerar um produto baseado em
uma ideia de beleza, relacionada às suas referências e inspirações.
Aqui vão algumas dicas de textos e imagens que podem compor um fanzine:
a) poemas 
b) pequenas crônicas 
c) notícias 
d) listas
e) letras de música 
f) aforismos
g) pinturas
h) desenhos
i) colagens
 j) gráficos
k) histórias em quadrinhos.
*aforismo é um texto curto que transmite “um recado”
exemplo: “CARPE DIEM” - significa: “APROVEITE O DIA!”
Com tudo planejado, você estará preparado(a) para construir o seu fanzine!

Por fim, reflitam sobre as questões:

- Como avaliam a sistematização de seus projetos de vida?
- Já haviam pensado sobre eles de maneira tão aprofundada?
- O que foi mais interessante nesse processo?
- O que foi mais desafiador e o que foi mais instigante na construção dos fanzines? Por quê?
- Como avaliam o resultado final de suas produções?
- O que esperam da recepção dos familiares ao lerem seus fanzines?
- Identificaram o desenvolvimento de competências como imaginação criativa e interesse
artístico ao longo da atividade? Como isso aconteceu?


Situação de Aprendizagem 2
COMO EU ESCOLHO?
Competências socioemocionais em foco: Empatia e assertividade

Estudante, nesta atividade você irá preencher 2 fichas.
Na primeira (Ficha I), você irá identificar seus valores na hora de
opinar sobre suas escolhas e preferências.
Anote a opção que você mais gosta e que você menos gosta
em cada um dos itens. Tente responder da forma mais detalhada e
específica possível, por exemplo:
Comida: em vez de anotar que gosta de “lasanha”, você pode
ser mais específico e falar que gosta de “lasanha de quatro queijos
com molho branco”.
Será que essa tarefa será fácil de executar?


Dando continuidade na atividade, ainda individualmente, pense e anote na Ficha II o
porquê você gosta ou não gosta do que descreveu anteriormente, elencando os motivos das
preferências que anotou na Ficha I.

Veja o exemplo:
• Gosto de strogonoff porque aprendi a cozinhar com minha mãe.
• Não gosto de assistir séries porque a maioria delas são muito longas.


Dica: Estudante, caso o espaço nas Fichas não seja suficiente para escrever, dê as respostas
em seu Diário de Práticas e Vivências.

Respondam as perguntas abaixo em seus Diários de Práticas e Vivências:

1. Qual é a importância de conhecer suas preferências na hora de fazer uma escolha?
2. Vocês acharam mais difícil falar sobre o que gostam ou sobre o que não gostam? Por
quê?
3. Vocês acharam difícil justificar as respostas do que gostam e não gostam?
4. Vocês consideram mais importante saber das coisas que gostam ou das coisas que não
gostam para conseguir escolher algo? Por quê?

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! 
Professora Mirian


Quinzenal 14 a 25 de Setembro 2020

Habilidades: Responsabilidade, organização e determinação

Temática da aula de hoje:

                  - Páginas 65 a 69 MAPA PARA O FUTURO  E  DESAFIO DOS SUPERPODERES.

CADERNO DO ALUNO, PÁGINA 65,66 E 67.

Situação de Aprendizagem 3

MAPA PARA O FUTURO

Estudante, o objetivo desta atividade é pensar um pouco mais no planejamento e organização e na forma

para o seu estudo e no desenvolvimento de estratégias de estudo colaborativo.

No 1º bimestre do ano, você vivenciou um processo de avaliação da própria aprendizagem, identificando

aqueles componentes curriculares nos quais está se saindo bem e aqueles para os quais ainda precisa se

dedicar um pouco mais nos estudos. Pegue seu Diários de Práticas e Vivências e revisite as atividades realizadas no início do ano com as anotações que você fez.

Reflita sobre algumas questões de estudo.

• Você se lembra da atividade de mapeamento de aprendizagens do 1° bimestre Situação

de Aprendizagem “Retrovisor“?

• Ela contribuiu para que você melhorasse suas rotinas e práticas de estudo? Por quê?

• Em relação aos componentes nos quais pontuaram menos, conseguiram promover

alguma mudança?

Abaixo está uma tabela – Quadro de Aprendizagens – para que você a preencha.

CADERNO DO ALUNO PÁGINA 68 E 69

Situação de Aprendizagem 4

DESAFIO DOS SUPERPODERES

Parabéns, você já está no 3º bimestre! Várias missões foram cumpridas com sucesso; outras

foram mais difíceis, mas o desafio continua!

 

MISSÃO 7: RAIO-X DE UMA JOGADA.

 Se o desenvolvimento de competências socioemocionais fosse um jogo, ele seria formado

de muitas jogadas.

• Algumas lhe levariam a comemorar (como fazer um gol no futebol, passar de fase em um

game, dar um xeque mate no xadrez...);

• Outras seriam como uma bola na trave, ou até mesmo como um chute que vai direto

para fora do campo. Como você se sente nesse tipo de situação?!

Uma boa notícia: no desenvolvimento socioemocional não existe game over! Esse desafio

nunca acaba, não é um jogo de vencer ou ser derrotado(a): é um desenvolvimento em que mesmo as jogadas de “bola pra fora” ou “na trave” podem ser oportunidades de aprendizagem.

Como foi esse exercício de escolher e analisar uma situação em que você não alcançou o

resultado que esperava? Você está motivado(a) para pensar, em formas de como transformar essa bola fora em gol, caso você tenha oportunidade de viver algo parecido novamente? Use seu Diário de Práticas e Vivências para registrar essas reflexões e as ideias que forem surgindo!

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

https://docs.google.com/forms/d/1vkT2EOKxh0__H5LYOJ6y9ryp4Wnh1eEdUKQQdWkkVlI/edit

 Ótimos trabalhos! 

Professora Mirian

 Avaliação: A avaliação será realizada através do desempenho,  participação nas atividades e  criticidade nas produções solicitadas.



AGOSTO e SETEMBRO/ 20 3º Bimestre Tecnologia e Inovação


Olá alunos!
Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.

Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:

1º Bimestre
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News,  Algoritmo,  Bitcoin e Criptomoedas,  Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).
2º Bimestre:
- Página 143 (Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE).
- Página 144 (Atividade 2 - Painel Comunidade), (Atividade 3 - Criando um post para a comunidade), (Atividade 4 – Explorando as mídias digitais).
- Página 145 e 146: Atividade 5 - Fábrica - Explorar Comandos e Trilha de Comandos.
- Página 146: Atividades 6 - Fábrica 
- Tecnologia e as relações interpessoais.
- Páginas 147 e 148  Confecção de uma peça.
- Caderno do aluno página 148, 149 e 150 (Realidade Virtual) SEMANA 10.08.20 A 14.08.20
Conteúdos extras: (este link esta disponível no blog em um post separado)
- Robótica -  Introdução aos robôs.
- Informática Básica.

3º BIMESTRE: 
- Caderno do aluno Tema: E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR? SEMANA 17 A 21.08.20

- Caderno do Aluno, Páginas: 130,131 e 132. (Algoritmo) 14.09 a 25.09


SEMANA 10.08.20 A 14.08.20

PÁGINA 148
ATIVIDADE 7 - REALIDADE VIRTUAL

Como funcionam os óculos de realidade virtual?

Vídeo do QR code. 
https://youtu.be/Q6pO3moyfNI

A realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema
operacional que tem o objetivo de recriar ao máximo a sensação de realidade. Ela
apresenta aos nossos sentidos (paladar, tato, olfato, visão e audição) um ambiente
virtual que podemos explorar de várias formas.
Nesse sentido, transforma a experiência do aprendizado em algo significativo e
lúdico. Os cenários, por meio de criações interativas, permitem maneiras diferentes
de relacionar com o meio social.

Página 149
ATIVIDADE 8 – Óculos de realidade virtual


Tutorial do QR Code.




Desenvolver os conceitos maker para construir óculos de realidade virtual, em que
será essencial explorar a importância de vivenciar experiências virtuais a baixos
custos. Siga os passos apresentados no caderno do aluno para confecção dos óculos
virtuais.
Existem vários conteúdos e aplicativos educativos que permitem interação. Abaixo,
conheça alguns que poderão enriquecer suas atividades propostas:

● Google Street View: Com seu celular e óculos VR, é possível visualizar
qualquer lugar no mundo e olhar ao redor como se estivesse no local. Perfeito para
visitar lugares e estudar diversas áreas do conhecimento.
● RYOT VR: O aplicativo contém vídeos de notícias e documentários curtos
em 360°, permitindo aos usuários participarem interativamente de histórias do
mundo.
● The Body VR: Permite entender o funcionamento das células do sangue.
● VRSE – Within VR: Com ele, você pode conhecer o mundo
cinematográfico. Tem filmes curtos, documentários, belas imagens, além de um
pouco de comédia.
● Youtube: A cada dia cada vez mais vídeos 360° são disponibilizados. É
possível olhar em volta, como se você estivesse de fato nos locais das imagens.
● Discovery VR: Tem uma variedade de vídeos interessantes que podem ser
trabalhados em sala de aula.
● The Night Café: Permite realizar um tour por obras do pintor holandês
Vincent Van Gogh.
● Incell VR: É um game com o enredo do ser humano em forma de uma
corrida, onde a missão é se esquivar ou coletar objetos.

ATIVIDADE 9 – LENTE PARA ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL
(RV)





Página 150
ATIVIDADE 10 – Hora de testar os seus óculos

No caderno do aluno, sugerimos alguns aplicativos para testarem os óculos (página 150)

Para finalizar essa atividade,  escrevam no caderno sobre a experiência de construir
um óculos virtual e testá-lo. 

Preencham o mapa mental 




Envie o resultado final do trabalho para o e-mail da professora.

 Tenho certeza que será uma experiência incrível.

Página 150


Atenção alunos, esta atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupo, através do whatsapp.




Dica de vídeo interessante

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! 

Professora Mirian

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 
Paulo Freire


 SEMANA 17 A 21.08.20


Caderno do aluno Tema: E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR?


ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! 

Professora Mirian



Quinzenal 14 a 25 de Setembro 2020

Habilidades: Habilidade digital, poder resolver problemas, inteligência emocional, iniciativa , empreendedorismo, pensamento crítico e analítico, curiosidade, imaginação, domínio das tecnologias, autonomia, imaginação criativa, organização, foco,  assertividade.

CADERNO DO ALUNO

PÁGINAS 130, 131 e 132

 

Atividade 4 – Algoritmo

Os computadores entendem e atuam no nosso mundo (e até fora dele) através de uma logica

matemática binaria de zeros e uns. Talvez a ideia de que um programa que seja executado em um

computador com todos esses zeros e uns, agora, seja mais familiar a todos nos.

Porém, antes de falarmos dos programas executados pelos computadores, temos que falar

de algo mais simples, ainda que menos conhecido, que é a ideia de algoritmo.

Um algoritmo e um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa.

Os robôs, por exemplo, que são controlados por programas de computadores, realizam conjuntos específicos de ações para as quais foram programados por meio de “instruções”. Mas não pense que algoritmo é um conceito que existe somente no mundo dos computadores. Os algoritmos estão por toda

parte em nosso cotidiano. Por exemplo, para irmos de nossa casa para a escola executamos um

algoritmo (saio de casa, viro a esquerda, ando 200 metros, viro a direita, ando 400 metros, subo a

rua, etc). Para fazer uma simples omelete, também e preciso seguir um algoritmo (quebre os ovos,

adicione sal e temperos, bata com um garfo, despeje na frigideira, etc).

É interessante notar que existem algoritmos mais simples e outros muitos mais complexos. Também, em alguns casos, a sequência das instruções do algoritmo pode mudar sem que isto afete o resultado final; no entanto, existem outros algoritmos em que a sequência não pode ser alterada.

 

Registre um exemplo de um algoritmo em que a ordem de execução pode ser alterada

sem atrapalhar o resultado final, e outro em que isso não e possível?

 

Programando em papel: criando programas

Para se familiarizar com o conceito de algoritmo, é interessante ter algo com que comparar.

Nesta atividade, vamos apresentar uma linguagem de programação feita com linhas e setas.

 





Lembre-se: Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador.

Eles podem ser escritos em linguagem humana para realizar uma atividade qualquer (uma receita

de bolo, por exemplo). Já um programa deve ser escrito em uma “linguagem” que o computador

entenda, a lógica binaria.

 

Depurando: o poder da repetição

Depurar, em programação, tem diversos sentidos. Aqui, para nós, depurar significa reduzir

e simplificar a quantidade de comandos em uma programação para deixa-la mais simples, mais

elegante e com menos comandos. Veja as imagens abaixo: uma delas não foi depurada (Imagem

1) e a outra (Imagem 2) foi. O que nós percebemos e que, ao depurar, reduzimos e simplificamos

nosso código.

 


 

Vamos praticar! Utilize os comandos para resolver os códigos abaixo:



Atividade 5 – Programando em papel – O poder da repetição

 



 

Aluno(a), nas próximas aulas daremos sequência a este tema.

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

https://docs.google.com/forms/d/1vkT2EOKxh0__H5LYOJ6y9ryp4Wnh1eEdUKQQdWkkVlI/edit

 Ótimos trabalhos! 

 Professora Mirian