quinta-feira, 19 de março de 2020

MARÇO a MAIO/20 1º Bimestre Eletiva: Cinema, Sociedade e Cidadania

1º BIMESTRE ON-LINE 19.03.2020 A 29.05.2020

MARÇO A MAIO


Olá alunos!
Continuando a matéria de Eletiva ...


CONTEÚDOS DESTA POSTAGEM
1º BIMESTRE 
- História do Cinema.
- Linha do tempo das invenções.
- Cinema brasileiro.
- Cinema e as tecnologias.
- Leitura: Ensinamentos escondidos em filmes e séries.
- Relação entre Cinema e Educação (Cinema na redação do Enem 2019,  Atividade: criação de roteiro).
- Cinema (Figurinos).
- Cinema x Moda (Leitura do texto).
- Cinema e Música.
- Iluminação e Cinema.
- Roteiro de Cinema.
- Sociedade.

Material necessário para a realização da atividade: CADERNO, CELULAR PARA PESQUISA, LÁPIS E BORRACHA.                      

Leitura do texto:

Significado de Sociedade:
Em sociologia, uma sociedade (do termo latino societas,[1] que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
A sociedade é objeto de estudo comum das ciências humanas e ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia.
É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

1ª Atividade, responder as questões:

O que significa a palavra sociedade?
Responda com a suas palavras, o que é sociedade?
Para que o termo sociedade é comumente usado?
Que limites a sociedade impõe ao cidadão?
O que acontece se o cidadão ultrapassar os limites impostos pela sociedade?

2ª Atividade:



3ª Atividade:



1.     Vocês acham que todas as pessoas que vivem na sociedade possuem as mesmas características - cor de cabelo, cor de olhos etc., ou elas são diferentes?
2.     Vocês acham que é importante respeitar as diferenças e o próximo? Por quê?
3.     Vocês acham que para viver em sociedade é necessário que haja paz, pessoas com deficiência incluídas na escola, igualdade, respeito e educação? Por quê?
4.     Vocês acham que as pessoas que possuem alguma deficiência fazem parte da sociedade? O que é fazer parte de uma sociedade?   
4ª Atividade:

Aluno(a), você deverá escolher uma entre as 5 opções de matérias abaixo, fazer a leitura e escrever no caderno sua opinião sobre o  tema escolhido.

Observamos que as reportagens versam sobre como a nossa sociedade necessita de condições de vida mais favoráveis para que possa ser uma sociedade justa a todos.   

Grupo 1 :   Reportagem: “Preconceito na sociedade é velado” (Fig.3)   

Grupo 2 :   Reportagem: “Milhões de crianças excluídas em todo o mundo”

Grupo 3: Reportagem:  Educação: “Os entraves para um ensino de qualidade no país”

Grupo 4: Reportagem: “Mundo precisa repensar o combate à pobreza, diz EUA”
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/801274-mundo-precisa-repensar-o-combate-a-pobreza-diz-eua.shtml               Acessado em: 07 Outubro de 2010.  

Grupo 5: Reportagem:  “43% das moradias brasileiras são inadequadas, segundo IBGE”

5ª Atividade:






Após analisar as imagens, responda as questões:

A sociedade em que vivemos é preconceituosa? Por quê?
O que é uma sociedade igualitária?
Vocês acham que todas as pessoas têm acesso a uma boa alimentação? E a uma educação de qualidade?
Vocês acham que, em geral, as pessoas com deficiência são respeitadas em nossa sociedade? Por quê?
Será que todas as pessoas possuem uma casa para morar?
A sociedade em que vivemos proporciona meios para que as pessoas tenham uma vida digna? Por quê?
O que vocês acham que é preciso para que exista uma sociedade justa a todos?   

E o que você pode fazer para melhorar a sociedade?


Dica de vídeo:



A sociedade para todos é aquela que garante condições de vida melhores para cada cidadão e não apenas para alguns.

ATENÇÃO ALUNO(A)!FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA
clique e responda:

 Ótimos trabalhos!

Professora Mírian



NÃO É NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS

Roteiro de Cinema.
Material necessário para a realização da atividade: Folha pautada.                         

Leitura do texto: O roteiro ou argumento ou guião, em inglês script, é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas.

TRECHO DO ROTEIRO

DO FILME CIDADE DE DEUS 

Clique na imagem


Atividade: Criação de um roteiro, atenção aluno, agora é a hora de colocar a mão da massa e criar seu próprio roteiro. Para realizar a atividade, você deverá seguir a sugestão de roteiro apresentado.

Clique na imagem.



 Ótimos trabalhos!
Professora Mirian

Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.

  • Liderança.
  • Senso estético
  • Habilidade digital.
  • Poder resolver problemas.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.
  • Inteligência emocional.
  • Cidadania global.
  • Comunicação e colaboração.
  • Iniciativa e empreendedorismo.
  • Pensamento crítico e analítico.
  • Curiosidade e imaginação.
  • Domínio das tecnologias.
  • Argumentação
  • Cultura digital
  • Autogestão
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia


Hoje vamos aprender mais sobre:
  • Autonomia:  Autonomia é a qualidade de ter independência, de ter a liberdade para tomar decisões, de ter responsabilidade sobre seus próprios atos, de ter autossuficiência. Fonte: https://www.significadosbr.com.br/autonomia
Dica de filme brasileiro (Netflix) - RICOS DE AMOR
ÓTIMO FILME!
Professora Mírian




ILUMINAÇÃO E CINEMA

A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO, VAMOS CONHECER SOBRE:

- FILMES NOIR

Filme noir é uma expressão francesa designada a um subgênero de filme policial, derivado do romance de suspense influenciada pelo expressionismo alemão, o qual teve o seu ápice nos Estados Unidos entre os anos 1939 e 1950. 

A tradução literal seria “cinema negro
 Diferente do que muitos pensam, nem sempre “noir” são filmes P&Bs. Temos clássicos coloridos.





Percebam o efeito da iluminação nas cenas!


"A luz é a substância do filme e é porque a luz é, no cinema, ideologia, sentimento, cor, tom, profundidade, atmosfera, narrativa. A luz é aquilo que acrescenta, reduz, exalta, torna crível e aceitável o fantástico, o sonho ou, ao contrário, torna fantástico o real, transforma em miragem a rotina, acrescenta transparência, sugere tensão, vibrações. A luz esvazia um rosto ou lhe dá brilho... A luz é o primeiro dos efeitos especiais, considerados como trucagem, como artifício, como encantamento, laboratório de alquimia, máquina do maravilhoso. A luz é o sal alucinatório que, queimando, destaca as visões..." 
Federico Fellini

Luz e sombra  
A luz tem a função não só de iluminar os atores, mas de criar ambientes diversos, como por exemplo, uma cena com tema romântico com meia-luz ou  uma cena de  suspense  onde somente o ator é iluminada com um Fresnel.  
A luz também tem a função de separar os planos, os enquadramentos e dar profundidade a cena. Usamos a luz do sol como referência para definirmos a estética de outras luzes e a sombra para controlarmos a intensidade destas luzes.


Há muitos componentes que podem tornar um filme de terror ou uma foto realmente assustadores, e a iluminação adequada é certamente uma das mais importantes. 

COMO ACERTAR EM SUAS PRODUÇÕES.
 Uma cena mal iluminada, além de passar a impressão de falta de conhecimento e cuidado técnico com a gravação, pode estragar a experiência de visualização de seus usuários e impactar muito negativamente sua estratégia de comunicação. Afinal, assim como falhas no áudio, uma iluminação precária pode comprometer a compreensão de seus conteúdos e fazer com que a audiência perca o interesse por aquilo que está assistindo – ou que no caso, não está conseguindo assistir.
Assim como a câmera, o roteiro e o planejamento, a iluminação para vídeo é essencial e com certeza um grande diferencial entre uma produção de qualidade e algo mediano. Portanto, é importante que você saiba as melhores formas de iluminar sua cena e invista nesse ponto.

Luz dura e Luz suave.

Uma luz dura é aquela que incide de forma mais direta sobre um ponto e dá a impressão de ser mais forte. As luzes duras precisam ser utilizadas com cuidado, uma vez que produzem sombras muito fortes e marcadas e destacam imperfeições na cena, como na pele dos atores. E isso em um vídeo não é o ideal.
Já a luz suave é aquela que incide de forma mais leve, espalhada e difusa realmente, sobre o objeto e o ilumina de maneira mais natural e uniforme, sem gerar sombras muito fortes ou deixar a cena com um aspecto muito artificial.  
Clique na imagem para ampliar.



E a luz ideal para gravar um stop motion?



Você pode usar qualquer luz, desde que ela não mude de brilho ou tremule. Pode ser necessário bloquear a luminosidade externa usando cortinas ou persianas se as nuvens ou outras sombras em movimento estiverem causando mudanças na iluminação.
Algumas lâmpadas demoram um tempo para atingir a luminosidade completa. Deixe-as ligadas para aquecerem enquanto você se prepara.

É muito importante ter fotos bem iluminadas e bem compostas para uma exibição atraente. Para imagens impressionantes de produtos, muitos fotógrafos gostam de usar uma caixa de luz para fotos. Estes são vendidos comercialmente, mas às vezes podem ser bastante caros. Para nossa sorte, faça você mesmo, há TONELADAS de tutoriais online para criar sua própria caixa de luz de fotos! 

clique na imagem para ampliar

Etapa 1:  comece fechando um lado da caixa com fita adesiva.
Etapa 2:  corte as quatro abas da caixa usando os cortadores de caixa
Etapa 3:  Usando uma margem de uma polegada, marque um quadrado nos três lados da caixa
Etapa 4:  Seguindo suas diretrizes, corte um quadrado em cada um dos três lados da caixa usando os cortadores de caixa
Etapa 5:  use uma tesoura para cortar quadrados do papel de seda que cobrirá as três aberturas de corte em sua caixa
Etapa 6:  cubra os três lados recortados com suas três folhas de papel de seda . Prenda com fita adesiva na parte externa da caixa. (Nota: você pode ajustar a quantidade de luz difusa usando mais de uma camada de papel de seda para cada lado) 
Etapa 7:  Recorte um pedaço de papel para cartaz em que a largura seja ligeiramente menor que a largura da caixa. Insira o papel para cartaz na caixa para que ele fique ligeiramente curvado. Você não quer vincos!

Agora para a iluminação!
Usar três luminárias de mesa ajustáveis ​​ (pode ser o celular),  para iluminar cada lado da caixa e também a parte superior. A ideia é que a luz seja difundida pelos lados do painel de tecido nas caixas, criando um efeito de caixa flexível. A coloração da luz também é importante para as imagens finais. Portanto, preste atenção nos tipos de lâmpadas que você está usando para o efeito desejado. Pessoalmente, adoro usar lâmpadas de luz natural que ajudam a obter uma aparência realmente natural.
É isso aí!
Divirta-se criando suas próprias caixas de luz para fotos.


Atividade:
clique na imagem para ampliar.


Autoavaliação:

  - Estudante, você conseguiu, com olhar crítico analisar e identificar a Importância da Luz e da Sombra para arte? Se não, o que faltou para que você obtivesse um excelente desempenho? A partir da sua análise busque outros meios de estudo e compreensão e tente superar as suas dificuldades relacionadas a esta atividade. 

Dica de Leitura

Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.

  • Liderança.
  • Senso estético
  • Habilidade digital.
  • Poder resolver problemas.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.
  • Inteligência emocional.
  • Cidadania global.
  • Comunicação e colaboração.
  • Iniciativa e empreendedorismo.
  • Pensamento crítico e analítico.
  • Curiosidade e imaginação.
  • Domínio das tecnologias.
  • Argumentação
  • Cultura digital
  • Autogestão
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia

Hoje vamos aprender mais sobre:

. Senso estético
A estética é um elemento organizador do espaço e do pensamento criativo. A arte pode estar associada ao prazer e à fruição do belo, mas também é produto da racionalidade e refere necessariamente conexões lógicas. O desenvolvimento do senso estético envolve a capacidade de captar e produzir manifestações culturais e artísticas. O aluno, durante a educação básica, deve ter contato com teatro, cinema, artes plásticas, entre outros. Assim, os estudantes entenderão a importância da arte e outras manifestações culturais.



CINEMA E MÚSICA



A relação inseparável entre música e cinema.

Música e cinema são inseparáveis: um não vive sem o outro. Desde seus primórdios no cinema mudo com um pianista (ou até mesmo orquestras) tocando em salas junto à exibição do filme, até os dias atuais com grandes produções que utilizam os mais modernos sistemas e recursos sonoros, a música sempre esteve presente na história do cinema. Apesar da mudança do uso da música e recursos de som ao longo do tempo, estes ainda são vitais para a cinematografia.

Como é feita a escolha de uma música para um filme?
Em regras gerais, a trilha sonora de uma produção cinematográfica pode ser dada de duas formas: uma música original (normalmente instrumental) composta para o filme ou uma trilha composta por músicas conhecidas. O processo de escolha de músicas para o filme é passado por um profissional chamado Music Editor (Editor de Música), e é ele que vai receber sugestões do diretor e em contrapartida apresentar músicas e/ou referências para um compositor. A escolha da trilha sonora de filmes é uma escolha artística que descreve o sentimento do diretor para a obra. 

Ghostbusters

A música composta pelo cantor Ray Parker Jr. fez parte da trilha sonora de Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 1984) e é considerada até hoje como uma das mais marcantes da história do cinema.

Como uma música influencia na percepção do espectador?
Emoções, sentimentos, afetos, lembranças… Quantas vezes não despertamos isso assistindo a filmes? A música é poderosa, ela comove, perturba, abala. Em seu livro Unheard Melodies, Claudia Gorbman diz que a música em um filme, de um modo geral, tem que ser inaudível, servir a narrativa com referenciais de emoção. As músicas têm uma autonomia própria de causar emoção, medo, romance, de acelerar ou desacelerar o filme, despertando sentimentos e sensações, contribuindo de maneira decisiva para a construção da narrativa da obra.
A música tem, em alguns momentos, uma relação sinestésica com o espectador, e quando misturada com uma sucessão de imagens, pode nos transportar a lugares para além da tela. 

CURIOSIDADES SOBRE MÚSICA.
Há músicas que se tornaram inesquecíveis após aparecerem em filmes e fazerem grande sucesso entre os amantes do cinema, relembre algumas:
  • Let It Go (Demi Lovato)– “Frozen” ...
  • My Heart Will Go On (Céline) – “Titanic” ...
  • All Star – “Shrek” ...
  • Decode (Paramore)– “Crepúsculo” ...
  • Stayin' Alive (Bee Gees )– “Os Embalos de Sábado à Noite”

Os principais gêneros musicais do Brasil são: Arrocha, Axé, Baião, Bossa Nova, Carimbó, Funk Carioca, Choro, Forró, Lambada, Musica Sertaneja, Música Popular Brasileira, Rap Brasileiro, Reggae Brasileiro, Rock Brasileiro, Samba e Xote.

Quais são os estilos de músicas mais tocadas no Brasil?
Ecad comprova: sertanejo é o ritmo mais ouvido no Brasil.

Qual a música mais famosa do Brasil?
Eu Sei Que Vou te Amar. Intérpretes: Maria Creuza e Vinicius de Moraes.

Qual a cultura musical do Brasil?
A música do Brasil é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira. Formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e pelos escravos.

Qual é a música mais romântica brasileira?
À Primeira Vista - Daniela Mercury.

Quando a música chegou no Brasil?
música brasileira mistura elementos de várias culturas, principalmente as culturas chamadas formadoras, que eram a dos colonizadores portugueses, dos nativos e dos escravos. Os primeiros professores de música no Brasil foram os padres jesuítas, responsáveis pela catequese dos indígenas, a partir de 1549.

ATIVIDADE 1:

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ATIVIDADE 2:

clique na imagem para ampliar.

PARA CADA IMAGEM, OBSERVE AS CARACTERÍSTICAS E COLOQUE O NOME DO RITMO MUSICAL A QUE PERTENCE.

Responder na folha pautada (no caderno):

1ª Imagem =
2ª Imagem =

Fazer  o mesmo com todas as imagens.


ATIVIDADE 3:

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 Copiar apenas as respostas no caderno (Matéria Eletiva), com nome e data.



Autoavaliação:

 - Estudante, você conseguiu Identificar através dos sentidos, a importância da Música no cinema? Se não, o que faltou para que você obtivesse um excelente desempenho? Retome a atividade corrigindo-a para obter um excelente desempenho.  

Ótimos trabalhos!

Professora Mirian

Cinema x moda: das telonas para as ruas.

 Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, programa, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino. É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens.

A importância do figurino no cinema


Pense em um filme que você gostou bastante. Agora imagine que todos os personagens desse filme estivessem usando calça jeans, camiseta branca e all star. Imagine esse look em um filme de época ou em um filme de super herói. Algo estaria faltando, não estaria? Sim, o figurino adequado.
Cinema é a caracterização da narrativa em imagens e movimentos. Se a roupa não está de acordo com o cenário, época e personalidade do personagem os espectadores sentirão falta de algum elemento na produção. Assim como na vida real, a maneira como alguém se veste tem grande peso na imagem que os outros terão de tal pessoa.
As peças de roupas também ajudam a dar movimento para a trama. Mudanças de humor e claro, de época, são perceptíveis na escolha do vestuário. Como o cinema trabalha muito o visual, a ambientação e o figurino do personagem são fatores importantes, não só para a compreensão da história, mas para a identificação do público sobre aquela trama e personagem. A partir do visual, é possível entender não só a ideologia e a situação do protagonista, mas também da época e o ambiente em que narrativa ocorre.

Moda x cinema

Nos Anos 20, os figurinos cinematográficos tornaram-se parte integrante dos filmes para realçar as emoções e características dos personagens, e com isso transmitir a mensagem do filme para o expectador de modo mais atraente. Mas foi nos Anos 30 que o cinema passou a influenciar a moda definitivamente. Isso porque, então, a indústria hollywoodiana estava em alta, projetando-se sobre a moda parisiense.

Confira alguns filmes que influenciaram a moda em seu tempo:

Anos 50

Num contexto de reestruturação pós-guerra mundial, o filme Sabrina descreve exatamente a ascensão da moda. A cintura sempre marcada e afunilada proporcionava feminilidade. Os vestidos até os tornozelos eram combinados com sapatos de salto alto.


Anos 60

Década de maior influência na moda, pois era o fim da moda única. Em Bonequinha de Luxo, é possível perceber que as roupas começaram a ganhar a personalidade das pessoas; e o unissex ganhou seu espaço com o jeans e camisa sem gola.


Anos 70

Período fundamental para a evolução na moda, pois marcou uma evolução no comportamento dos jovens, na música e na liberdade sexual da mulher. Em Embalos de Sábado à Noite, é possível ter uma referência das roupas da década: em tons alegres, totalmente esvoaçantes e psicodélicos. Esta foi a década da diversão e da revolução na moda. A leveza dos tecidos e cores vibrantes marcaram e muito a década.


Anos 90

Em Patricinhas de Beverly Hills, pode-se ver que a moda mistura simplicidade e excentricidade, em que os elementos de diversas épocas, juntos, davam o ar de globalizado. O homem e a mulher possuindo a liberdade de usar tudo o que agradar.


Anos 2000

O filme Sex and the City apresenta as mulheres do século 21, e a maneira como utilizam a moda para pertencer socialmente. As etiquetas passam a dar o status às pessoas, e não mais as peças. O poder da moda consiste em nomes e marcas.



Coleções inspiradas em filmes

Alice no País das Maravilhas (2010)

O figurino do filme Alice no País das Maravilhas – criado por Colleen Atwood – tornou-se referência de cor e estilo para roupas, joias, acessórios e até decoração. Criado a partir da obra de Lewis Carroll, o remake de Tim Burton influenciou marcas do mundo inteiro, como a grife francesa Chloé, o belga Martin Margiela e os britânicos Alexander McQueen, Stella McCartney e Tom Binns. O universo colorido das flores também inspirou a joalheria brasileira H.Stern.

Cisne Negro (2010)

O filme de Darren Aronofsky tem o figurino assinado pelas irmãs Rodarte, que projetaram a atmosfera meiga e delicada do ballet na moda. A Chanel, influenciada pelo estilo, apostou no rosa bebê, nas saias volumosas, nas leggings de paetê e nas sapatilhas, reafirmando a tendência balé para o verão 2011. A grife Chloé também apostou no balé.


Malévola (2014)

Malévola também mexeu com o mundo fashion com peças criadas por Anna B. Sheppard, o que gerou uma onda de releituras nas passarelas do hemisfério norte e inspiraram linhas de acessórios de designers de sapatos. Algumas das principais marcas que criaram coleções especiais inspiradas na história: Ellus, Stella McCartney, Richini e grupo Osmoze na moda, a MAC em cosméticos e a joalharia inglesa Crow’s Nest.

Cinderela (2015)

A relação do cinema com o universo da moda vem rendendo ótimas parcerias, principalmente quando a trama é inspirada em contos de fadas. Todo aquele clima de sonho se transforma em uma série de produtos – de roupas e acessórios até maquiagem e objetos decorativos. A Swarovski, que forneceu os 1,7 milhão de cristais que adornaram figurinos, acessórios, cabelos e maquiagem do longa, se uniu à estilista Sandy Powell para criar uma peça de decoração inspirada no famoso sapato de Cinderela. A princesa também é o tema em uma linha de maquiagem da MAC. A catarinense Colcci lançou uma linha de camisetas inspiradas na história. A Melissa foi outra marca que desenvolveu uma coleção-cápsula inspirada no filme.


A importância do figurino dentro de um filme

Assim como na vida real as roupas, costumam, caracterizar a imagem de uma pessoa, no cinema não é diferente. As peças definem a época que a história se passa, cenário, local e personalidade dos protagonistas. Como o cinema trabalha muito com visual e ambientação, então o figurino dos personagens são importantes para a compreensão da história e ajuda na identificação do público com o enredo.
Em alguns filmes como os de super-heróis: as roupas, que eles usam os identificam como seres com poderes especiais. Você acha que só Peter Parker com aquela cara de nerd criaria tanta empatia com o público se lutasse de cara limpa e não com o uniforme de Homem-Aranha? Dificilmente, seu traje vermelho e azul com desenho de aranha mexe com o imaginário dos fãs. No próprio filme é exibida a cena do processo de criação do figurino. Os admiradores do aracnídeo devem se lembrar, que o fotógrafo desenhou e costurou sua vestimenta.


Esse trabalho executado pelos figurinistas, levou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, a criar em 1948 uma categoria de melhor figurino, que tem o objetivo de premiar as produções com maior destaque em suas roupas e composições dos personagens. A premiação valorizou o trabalho de quem tanto valoriza a estética e beleza de um filme.

Os looks mais deslumbrantes do Oscar 2020
Requintados e poderosos, qual é o seu favorito?






Não adianta negar, quando se trata de tapete vermelho o Oscar tem os looks mais poderosos e extravagantes da temporada. Visuais glamourosos tomaram conta do red carpet da 92ª edição da premiação, com muito brilho, fendas e produções com caudas longas e poderosas!

Os famosos apostaram em looks com algum detalhe sustentável ou até mesmo fabricados com tecidos reaproveitados.

Neste ano, a sustentabilidade finalmente foi a grande tendência entre as estrelas. Que ela nunca saia de moda. Porque não adianta nada usar a produção do momento se, em breve, não existir mais planeta para aparecer por aí com o “it look”, não é mesmo?!


1ª ATIVIDADE

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2ª ATIVIDADE



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Ótimos trabalhos!
Professora Mírian




Relação entre Cinema e Educação
O cinema, enquanto mídia educativa possui grande potencial pedagógico uma vez que é muito mais fácil, tanto para uma criança, quanto para um adulto, absorver informações advindas de estímulos audiovisuais.
Ver filme na escola não é como ver filme em casa e nem no cinema. É um exercício de aprender a ver filmes e também de aprender a pensar sobre o mundo. O uso dos filmes precisa ter conotação didática.
São inúmeras as vantagens do cinema na escola. Entre elas, está a possibilidade de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criticidade e reter a atenção dos alunos para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas. 
O próprio fato de os filmes terem roteirização, apresentando os fatos com narrativas, favorece a assimilação do conteúdo e cria mais condições para fixar o assunto.
Se bem alinhado com outras disciplinas, o cinema na escola pode ser aplicado combinando com uma atividade de leitura, o que fortalecerá outro pilar importante para o desenvolvimento.

Filmes educativos: 

O Aluno: uma lição de vida
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani Maruge (Oliver Litondo), um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade.

Além da Sala de Aula
Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.

Escola de Rock
Depois que o guitarrista Dewey é expulso de sua banda, ele se faz passar por professor de música em uma escola particular. Quando ouve seus alunos tocarem, ele se dá conta de que podem formar uma banda e participar da Batalha das Bandas, na qual ele finalmente terá a chance de se tornar o astro de rock que sempre soube que estava destinado a ser.

Escritores da Liberdade
Em Los Angeles, uma dedicada professora de uma escola dividida por raças ensina uma turma de alunos adolescentes que apresenta problemas de aprendizagem. Ela tenta inspirá-los a acreditarem em si mesmos e a atingirem o sucesso, pois estão prestes a serem reprovados.

Operação Big Hero
Vamos começar por um título que valoriza algo que muitos outros filmes infantis esquecem: a educação. Em “Operação Big Hero”, por trás de toda a aventura de super-heróis e super-vilões e mesmo da questão do luto, muito importante, está o fato de que o irmão mais velho ensina o mais novo que a faculdade pode ser um lugar legal. E que, lá, ele pode usar sua facilidade com matemática e robótica para criar coisas que ajudem os outros. Classificação: Livre.

FernGully: As Aventuras de Zac e Crysta na Floresta Tropical
Alguém se lembra desse clássico dos anos 90? Com uma pegada ecológica forte, o filme se passa numa floresta tropical, onde uma comunidade de fadas que nunca teve contato com humanos é ameaçada pela chegada de máquinas poluidoras e desmatadoras. Crysta, uma fada um pouco mais curiosa e aventureira, se une a um garoto para enfrentar o perigo. O interessante é que a animação não coloca os humanos como vilões, mas sim a própria poluição, personificada numa gosma preta medonha. Classificação: Livre.

Wall-E
Ainda no tema do meio-ambiente, “Wall-E” é provavelmente o filme mais equilibrado nesta lista: romântico, fofo e forte na mesma medida, feito para crianças e adultos. Wall-E é um robozinho cuja função é compactar o lixo na Terra, enquanto os humanos vivem confortavelmente numa estação espacial. Na verdade, logo descobrimos que o planeta se tornou infértil pelo mau uso e que essas pessoas esperam poder voltar um dia. Além de abordar a questão do lixo e da natureza, o filme ainda alerta para o sedentarismo e a apatia da vida hiperconectada. Classificação: Livre.

O Rei Leão
É muito difícil encontrar filmes infantis que lidem bem com a morte – a maioria finge matar personagens importantes só para “revivê-los” depois, ou mostrar que eles ainda estavam vivos, como por um milagre. Não em “O Rei Leão”: aqui, Mufasa morre de verdade e deixa todo o peso do reino nas costas de Simba. O leãozinho precisará amadurecer e aprender a assumir responsabilidades antes de superar essa morte e tomar de volta o trono. Classificação: Livre.

Quero Ser Grande
O filme é um clássico que traz Tom Hanks no papel de um menino que, cansado de não poder fazer nada, deseja ser “grande”. No dia seguinte, ele acorda adulto, mas ainda com a mente de criança, o que rende muitos problemas, um amor impossível e cenas inesquecíveis como a do piano gigante na loja de brinquedos. Classificação: Livre.

Valente
 A heroína de “Valente” não quer se casar, é muito próxima da mãe e também faz escolhas horríveis, como qualquer pessoa. Além de mostrar uma garota forte e independente, o filme ainda trabalha a relação entre pais e filhos e ensina as crianças a assumirem responsabilidade pelos próprios erros. Classificação: Livre.

O Sonho de Wadjda
Dirigido por uma mulher saudita (a primeira, diga-se de passagem), o filme acompanha a luta de uma menina árabe para realizar um sonho que, para muitos meninos, é algo comum: ter uma bicicleta. Classificação: Livre.

As Vantagens de Ser Invisível
Mudar de escola, cidade ou ambiente pode ser uma experiência traumática para jovens introvertidos, por isso filmes sobre adaptação são sempre importantes. No caso de “As Vantagens de Ser Invisível”, o protagonista ainda tem que lidar com um suicídio e uma doença. Para ajudá-lo, dois veteranos do colégio o “adotam”, fazendo-o se sentir parte do grupo e expandindo seu mundo. Classificação: 14 anos.

Clique na imagem para ampliar.


1ª ATIVIDADE 

Questões:

Você acredita aprender algo com os filmes ou seriados?
Justifique sua resposta.

Que gênero de filmes você gosta: ação, suspense, terror, comédia, romance, ficção científica ou documentário?

Você gosta de assistir filme na escola?




 O Cinema foi tema da Redação do Enem 2019

 


2ª ATIVIDADE

Pesquise e responda as questões:

Quais as causas do não acesso ao cinema?
Democratizar para quem?
É fato que algumas medidas para a democratização do acesso ao cinema já foram tomadas, quais podemos destacar?


3ª ATIVIDADE


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ATENÇÃO ALUNO(A)!
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Ótimos trabalhos!
Professora Mírian



LEITURA 


Muito além de uma aventura divertida, muitos ensinamentos estão escondidos por trás da trama bem-humorada da série Como Treinar O Seu Dragão. Relembre dez lições que Soluço, Banguela e sua turma nos ensinam.

Lição 1: Nunca julgue pela aparência - Sabe aquela história de que não devemos julgar ninguém pelo que aparenta ser? Pois é, olhando assim de relance até parece que Soluço e Banguela formam uma dupla frágil e indefesa. Mas na verdade são eles que conseguem salvar todo mundo no final.

Lição 2: O Tempo é nosso melhor remédio - Todo mundo tem o tempo ideal para encontrar seu verdadeiro potencial. Quando descobriu que Banguela tinha dificuldades para voar, Soluço foi paciente o suficiente para entender que mais cedo ou mais tarde ele iria superar suas deficiências.

Lição 3: Respeite os Instintos - Muitas vezes a gente só precisa acreditar naquilo que nossa intuição diz. E é preciso respeitar aquilo que está em cada um de nós. Dragões quando acuados vão sim se defender, mas isso não significa que não seja possível se aliar a eles. A natureza estará sempre lá, mas é a essência que nos diz quem somos.

Lição 4: Dedicação é a chave do sucesso - É preciso estudar cada momento com afinco e dedicação. Quando os colegas de Soluço resolveram não ler o que diziam os livros sobre dragões, também aceitaram a possibilidade de fracassar em suas tentativas. Aliar teoria e prática é sempre um bom caminho.

Lição 5: Tenha determinação e paciência - Nem tudo acontece como você imagina. As vezes as coisas fogem do que a gente planejou. É justamente nessa hora que precisamos de humildade e perseverança para que tudo entre nos eixos. Se a dupla Soluço e Banguela desistissem na primeira dificuldade não iam conquistar tudo o que conseguiram.

Lição 6: Acredite no seu Coração - No meio de um grande desafio talvez a gente só precise olhar para dentro de nós mesmos. Pare e pense: o que o meu interior diz que eu deveria fazer? Stoico, logo no início, sempre tentou usar a razão: "Dragões não podem ser domados, são inimigos". Mas, e se a gente tentar algo diferente?.

Lição 7: Não se deixe vencer pelas adversidades - Tudo na vida é um grande desafio. Vencer obstáculos, conquistar amizades, destruir monstros gigantes, tudo faz parte de um processo. Se você se deixar vencer pela primeira dificuldade, dificilmente vai chegar longe. Soluço que o diga...

Lição 8: Deixe seu ego de lago para vencer - Muitas vezes a gente tem absoluta certeza do que deve fazer, mas será que não é bom deixar nossas certezas de lado? Talvez descobrir um novo caminho torne mais fácil conquistar um objetivo que parece inalcançável.

Lição 9: Todos temos nossas limitações - Assim como Banguela e Soluço tem suas limitações, há coisas que muitos de nós não conseguimos fazer. Unir forças é o que podemos fazer de melhor para vencer nossas deficiências. Soluço e Banguela podem até não serem perfeitos, mas juntos formam uma dupla capaz de conquistar aquilo que desejam.

Lição 10: Aposte no poder da amizade - Unir os amigos para vencer os desafios que a vida nos impõe é sempre uma saída inteligente. Ao lado de gente especial e que se importa conosco tudo fica sempre muito mais fácil. Aposte naqueles que te amam!



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CINEMA E AS NOVAS TECNOLOGIAS




A constante e incrível evolução da tecnologia no cinema parece não ter fim.
Com mais de 100 anos de história, a trajetória da evolução do cinema é um exemplo perfeito que acompanha o avanço tecnológico da sociedade. Dos primeiros filmes mudos e em preto e branco até as produções atuais bilionárias de Hollywood, o cinema desafia a lógica, influencia no modo de viver e é uma porta de entrada para novas tecnologias que parecem não ter limite.
Nos últimos anos, a popularização do cinema 3D, as novas técnicas utilizadas para incrementar realismo em cenas espetaculares e o uso cada vez mais contínuo do computador para criar cenários trouxeram entusiasmo para os espectadores e profissionais envolvidos diretamente na criação de novas produções.

É possível ir antes da década de 2000 para pincelar algumas produções que ainda hoje são brilhantes no aspecto tecnológico. Jurassic Park é um clássico exemplo de um filme de efeitos especais espetaculares e que se expandiu para além das telas. O fenômeno cultural é presente até hoje, mesmo 26 anos após o primeiro lançamento e não é difícil perceber a influência dessa saga na sociedade. Entre bonecos personalizados a tema especial nas máquinas caça-níqueis dos cassinos, Jurassic Park segue firme como um dos estandartes da carreira de Steven Spielberg.


Já em 1999, seis anos após o lançamento de Jurassic Park, veio Matrix com uma produção memorável em efeitos especiais. Quem não se lembra da cena protagoniza por Keanu Reeves em que ele desvia de várias balas? Naquela ocasião, foi utilizada a técnica bullet time para causar o efeito que se eternizou na cultura do cinema. Depois daquela cena, outras tantas seguiram o mesmo modelo.
O que o futuro aguarda em termos de tecnologia é complicado prever, no entanto, há algumas novidades que estão se introduzindo para o mundo do cinema e que logo podem ajudar a moldar os próximos tempos da sétima arte.
Avanço da tecnologia CGI
Sigla para as imagens geradas pelo computador, o CGI tem sido muito importante para a indústria do cinema, videogame, arte e televisão. É o que dá a vida para várias das computações gráficas que são essenciais no cinema.
O futuro do CGI é empolgante e imprevisível. Em Star Wars: Rogue One, o ator Peter Cushing, que faleceu em 1994, fez parte do filme lançado em 2016 com uma cena importante no longa. Como isso foi possível? Por causa das maravilhas tecnológicas proporcionadas pelo CGI.
Apesar de não ter ficado totalmente fiel ao ator e de ainda ser perceptível ao olho nu as diferenças em relação a um ator em carne e osso, a cena em Rogue One empolgou o futuro dessa tecnologia.

Alan Warburton, especialista em tecnologia 3D, afirma que o aperfeiçoamento do CGI é a próxima fronteira do cinema. Imagina só criar um curta ou até mesmo um longa utilizando atores em 3D criados pela computação gráfica? Isso é o que eventualmente pode acontecer algum dia, o que abriria um mar praticamente infinito de possibilidades.

Envolvimento maior da inteligência artificial

A inteligência artificial não para de atingir novos patamares em diferentes setores e no cinema não é diferente. Há até estúdios que estão se especializando nisso, como Legendary Entertainment, Pilot Movies e outros.


A inteligência artificial pode abranger vários aspectos do cinema de maneira bem ampla no futuro, como na melhora da qualidade de som até ao auxílio na criação de roteiros.
Recentemente, o diretor Ocar Sharp e o pesquisador Ross Goodwin fizeram um curta apenas com o trabalho de roteiro selecionado pela inteligência artificial. O trabalho tem pouco menos de oito minutos, mas saiu do papel e foi um passo importante para o futuro.
“Quando se trata do impacto da IA em Hollywood, o futuro parece bom para a indústria. Está se moldando para ser um fator muito importante para o processo de criação de filmes. Programas que economizam tempo e renderização em tempo real são apenas o começo”, afirma Leandrew Dixon, do site Atomic Network.
Aperfeiçoamento da realidade virtual
O conceituado site Tech Radar lançou um artigo no ano passado com o seguinte título: “Realidade virtual é o futuro do cinema?” O autor Michael Hicks questionou se essa tecnologia vai impactar fortemente a indústria ou se vai se tornar algo irrelevante e ele chegou a conclusão de que, apesar de ser difícil projetar exatamente esse futuro, é consenso pensar que a realidade virtual deve cumprir um papel importante na indústria nos próximos anos.
Fica difícil discordar de Hicks, visto que a realidade virtual também está atingindo novos padrões rapidamente. Com o investimento de personalidades do cinema como Ridley Scott, Robert Rodriguez, Steven Spielberg e tantos outros, a indústria está levando muito a sério esse assunto.
A imersão em uma nova realidade através de um aparelho semelhante a um óculos pode trazer um novo experimento de apreciar o cinema. Já imaginou assistir um thriller como se estivesse “na pele” de um dos personagens principais? Com a realidade virtual, essa possibilidade não parece utópica.
Como Hicks e vários outros autores especializados em cinema apontam, é difícil projetar exatamente como a realidade virtual vai impactar o cinema, mas o investimento de várias personalidades famosas nessa tecnologia e seu potencial praticamente infinito tornam empolgante o uso desse artifício tecnológico.
Uma fonte de inovações praticamente inesgotável
Seja com a inteligência artificial, o uso cada vez mais aperfeiçoado da CGI ou com a utilização em massa da realidade virtual, as novas tecnologias provavelmente mudarão o jeito como produzir e consumir cinema nos próximos anos e décadas — além de impulsionar ainda mais a economia nesse setor. Quem tem a ganhar com tudo isso é o espectador, que fica cada vez mais próximo da realidade nos filmes.

 COMO FUNCIONAM OS CINEMAS 3D?

Desde sua criação o cinema evoluiu muito, ganhando som, cores e efeitos especiais. Uma das maiores novidades foram os filmes em 3D, que hoje em dia já se tornaram comuns em salas de cinema e até mesmo é possível vê-los em casa, em televisões especiais. Mas como é possível criar este efeito?

O que é 3D?
A sigla 3D significa três dimensões. Ou seja, ao invés de terem apenas duas dimensões, a altura e a largura, tornou-se possível a percepção da profundidade, que é a terceira dimensão. É ela que faz com que os cenários, as pessoas e os personagens de desenho animado pareçam mais reais, como se estivessem mais próximos do expectador.

Como o efeito do cinema 3D é criado?
Para entender o efeito do cinema 3D é preciso pensar, primeiramente, que os seres humanos possuem visão binocular, ou seja, cada olho vê a imagem de uma forma diferente. São essas duas fontes de visão que fazem com que a gente enxergue normalmente em 3D.
No cinema, essa imagem é formada graças a um fenômeno denominado de estereoscopia, que consiste na projeção da imagem da mesma cena em pontos de observação diferentes. Quando começaram as produções de filmes 3D para o cinema, eram utilizadas imagens anáglifas, que incluem duas camadas de cor numa única tira do filme reproduzida por um projetor, sendo uma das camadas vermelha e a outra azul (ou verde). Por isso, era necessário utilizarmos os óculos 3D com uma lente vermelha e a outra azul (ou verde), eles ajudavam na hora do nosso cérebro interpretar as duas camadas como uma imagem em três dimensões.
Com a modernização dos cinemas 3D, o modo polarizado passou a ser utilizado. Essa técnica é mais fiel ao filme e mantém as cores originais. Para isso, cada imagem é projetada com uma polaridade diferente, às vezes até mesmo com dois projetores simultâneos. Para assistir aos filmes também são necessários óculos com lentes especiais, sendo que cada lente possui filtro de polarização diferente: uma lente filtra as ondas polarizadas na vertical e a outra na horizontal. Como a lente polarizada escurece um pouco as imagens, é necessário que a tela para projeção seja prateada para aumentar o brilho da imagem.
Clicar na imagem para ampliar.



Olha que dica legal!




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Conheça as tecnologias que ‘nasceram’ no cinema e já são realidade
01.  Computadores – Jogos de Guerra, 1983
02.  Celulares e smartphones – Tempos Modernos (1928) e Star Trek (1960)
03.  Tablets – 2001 – Uma Odisseia no Espaço, 1968
04.  Telas sensíveis ao toque – Minority Report, 2002
05.  FaceTime/Skype – Os Jetsons, 1960
06.  GPS – 007 Goldfinger, 1964
07.  Fones Bluetooth – Fahrenheit 451, 1966
08.  Kinect – De Volta para o Futuro, 1985
09.  Skate Voador – De Volta para o Futuro 2, 1989
10.  Impressoras 3D – Star Trek, 1964

Desenvolver uma pesquisa sobre um dos 10 tipos de tecnologias que nasceram no cinema e são realidade.


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Linha do tempo das invenções

CINEMA, A HISTÓRIA DA ARTE: complete a linha do tempo usando os itens abaixo

TV –
COMPUTADOR –
INTERNET –
TELEFONE –
FOTOGRAFIA –
CINEMA –
RÁDIO –
PINTURA –
CINEMATOGRÁFICO –
TEATRO –

Numere de 1 a 10 quem veio primeiro.

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SEMANA 23 A 27/03/2020

19 de Junho - Dia do Cinema Brasileiro


O cinema no Brasil tem sua história.  A começar pela primeira exibição que aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, por iniciativa do belga Henri Paillie.
Lógico que não era nada parecido com o que conhecemos hoje, mas deu para instigar a curiosidade de quem assistiu, pois trazia duas coisas diferentes: o próprio mecanismo de projeção e também a temática, que retratava cenas cotidianas e pitorescas de cidades europeias.
O interesse das pessoas fez com que um ano depois fosse criada a primeira sala fixa de cinema no Rio, o “Salão de Novidades Paris”, inaugurada por Paschoal Segreto.
A primeira produção nacional aconteceu por Afonso Segreto, irmão de Paschoal, que, ao chegar à Baía de Guanabara, acabou registrando as imagens do local e projetando-as posteriormente. A partir daí os irmãos Segreto registraram os principais acontecimentos cívicos e festivos do país, sendo os únicos até 1903.
A primeira companhia de cinema brasileira foi fundada somente em janeiro de 1911, e a partir daí várias salas de cinema foram abertas por todo o país, disseminando cada vez mais essa arte.
Neste início, os filmes apresentados não eram muito diferentes do que se via em outros países. Na verdade nem poderiam ser considerados filmes, mas sim documentários curtos que apresentavam cenas circenses, chegadas de trem e outras cenas do cotidiano. Os primeiros temas produzidos por aqui nessa fase foram: “Procissão do Corpo de Deus”, “Rua Direita”, “Sociedade Paulista de Agricultura”, “Avenida Central da Capital Federal”, “Ascensão ao Pão de Açúcar”, “Bombeiros” e “Chegada do General”.
Belle Époque
Seguindo a influência européia o cinema nacional se transforma e vive a chamada Belle Époque, que significa “Bela Época”. Este período compreendeu os anos entre 1908 e 1911 marcando o crescimento do cinema nacional. No Rio de Janeiro, criou-se um centro de produção de curtas, que além da ficção policial, desenvolveu outros gêneros, tais como: “A cabana do Pai Tomás”, “A vida do barão do Rio Branco”, “As aventuras de Zé Caipora”, entre outros. A maior parte era realizada por Antônio Leal e José Labanca, na Photo Cinematographia Brasileira.
Principais Produtoras
Algumas produtoras se destacaram nacionalmente no ramo do cinema:
Cinédia: surgiu em 1930, pela iniciativa de Adhemar Gonzaga, jornalista que escrevia para a revista Cinearte, cujo foco eram os dramas populares e comédias musicais, que ficaram conhecidas pela denominação genérica de chanchadas.
Atlântida: em 1941, Moacir Fenelon e José Carlos Burle fundam a Atlântida Cinematográfica com um objetivo de promover o desenvolvimento industrial do cinema brasileiro. Durante quase dois anos são produzidos somente cinejornais, o primeiro deles “Atualidades Atlântida”, mas só em 1943 acontece o primeiro grande sucesso da Atlântida: “Moleque Tião”, dirigido por José Carlos Burle, com Grande Otelo no papel principal e inspirado em dados biográficos do próprio ator.
Vera Cruz: foi a primeira produtora de filmes com a qualidade daqueles produzidos em os de Hollywood. Idelizada por Zampari, tinha o apoio da sociedade paulista e refletiu aspectos da história cultural do Brasil, a influência italiana, o papel de São Paulo na modernização da cultura, o surgimento e as dificuldades das indústrias culturais no país e as origens da produção audiovisual brasileira.
Curiosidade
O filme brasileiro que teve maior bilheteria em todos os tempos foi Tropa de Elite 2 (2011) com público de 11 milhões de pessoas.

Cinema Brasileiro Linha do Tempo

Acompanhe os principais eventos do cinema nacional através dessa linha do tempo.
1895 – Irmãos Lumière: pioneiros na exibição de imagens em movimento.
1898 – Primeiro cineasta do País: Affonso Segretto, imigrante italiano que filmou cenas do porto do Rio de Janeiro.
1906 – Primeiros filmes “posados”, ou seja, filmes de ficção.
1908 – Época de Ouro do cinema nacional.
1911 – Fundação da Companhia Cinematográfica Brasileira, empresa brasileira com salas para exibição de filmes.
1923 – Ciclos regionais de cinema: exibição de filmes nacionais em cidades específicas, primeiramente em São Paulo e Rio de Janeiro e depois foram se ampliando.
1930 – Ano da primeira gravação de Carmem Miranda, cantora e atriz.
1941 – Ano de fundação da Atlântida Cinematográfica, com o objetivo de promover o desenvolvimento industrial do cinema brasileiro.
1947 – Começam as produções do gênero “chanchadas”, mesclando música e humor.
1949 – Ano de fundação do Estúdio Vera Cruz.
1952 – Ano do 1º Congresso Nacional do Cinema Brasileiro para estabelecer as diretrizes do cinema nacional.
1953 – Ano de exibição de “O Cangaceiro”,  um dos maiores sucessos do cinema brasileiro.
1955 – Época do Cinema Novo
1962 – Exibição do filme “O Pagador de Promessas”, único filme brasileiro até hoje (ano base 2015) a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, um dos mais importantes prêmios cinematográfico do mundo.
1964 – Mudança das perspectivas do cinema nacional em função da instalação da ditadura no país e as transformações políticas e sociais decorrentes disso.
1969 – Criação da Embrafilmes.
1973 – Criou-se o Festival de Gramado, premiação aos melhores do cinema, que no Brasil, anualmente desde então.
1992 – Resgate do Cinema Brasileiro
1998 – Lançamento do filme “Central do Brasil”, primeiro filme brasileiro a concorrer ao Oscar.
2001 – Criação da ANCINE - Agência Nacional do Cinema, com objetivo é fomentar, regular e fiscalizar a indústria cinematográfica e videofonográfica nacional. Foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso.
2008 – Cria-se o Fundo Setorial do Audiovisual, com objetivo de viabilizar projetos cinematográficos.
2010 – Lançado o filme “Tropa de Elite 2”, com recorde de bilheteria. A primeira parte – “Tropa de Elite 1” foi lançada em 2008.

      O menino no espelho

O filme, dirigido por Guilherme Fiúza Zenha, é outra adaptação literária, desta vez da obra homônima de Fernando Sabino. A história se passa em Belo Horizonte, em 1930. Fernando é um garoto muito levado, que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Em certo dia, o seu reflexo no espelho se solta e ele pode atribuir ao sósia as tarefas chatas, ficando apenas com a parte boa da vida.  



ATIVIDADE 

Você conhece algum filme nacional?


Faça um resumo, contando um pouquinho do filme e sua experiência com o cinema brasileiro.


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 História do Cinema


Pipoca, refrigerante, uma tela enorme na sua frente e um mundo de aventura, suspense, romance ou qualquer outro gênero que seja seu preferido. Este é o cinema! Entretenimento garantido para todas as idades e para as mais diversas preferências!
O cinema é um sistema de reprodução de imagens em movimento, registradas em filme e projetadas sobre uma tela, dessa forma podemos perceber que o cinema teve origem no desenvolvimento de técnicas de fotografia.
Estudos arqueológicos e históricos mostram que o homem sempre se preocupou em registrar o movimento. Desenhos pré-históricos não deixam dúvidas a respeito dessa preocupação.
Na China, no ano 5.000 a.C., surge a primeira tentativa de projeção, na verdade projeção de sombras feita sobre paredes ou telas de linho, usando objetos recortados ou pelo movimento das mãos para representar figuras humanas ou de animais.
No século XV, Leonardo da Vinci cria a “câmera escura”, ou seja, uma caixa fechada, possuindo um orifício com uma lente, local destinado a passagem da luz produzida pelos objetos externos. A imagem refletida no interior dessa caixa era a inversão do que se via na realidade.
Pouco mais tarde, no século XVII, O alemão Athanasius Kirchner criou a Lanterna Mágica, objeto composto de um cilindro iluminado à vela, para projetar imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
Mas foi no final do século XIX, em 1895, na França, os irmãos Louis e Auguste Lumière inventaram o cinema e modificaram a forma de ver e interpretar o mundo.
No início eram só imagens…
No início os recursos tecnológicos eram precários e era impossível pensar em sincronizar imagem e som na projeção. Assim, os primeiros filmes conhecidos pelo público eram sem nenhum som, o chamado cinema mudo. Na verdade eram documentários, pois tinham a duração de no máximo dois minutos, todos baseados em cenas do cotidiano, como por exemplo, a chegada do trem na estação, o almoço do bebê e cenas no mar. Charles Chaplin foi uma figura marcante no cinema mudo, além de atuar, Chaplin dirigiu, escreveu e produziu vários filmes, tornando-se uma das personalidades mais criativas e influentes da era do cinema mudo. Ele continuou atuando no cinema falado.
O cinema falado surge a partir da invenção do americano Lee de Forest, que criou um aparelho que possibilitava a gravação magnética em película (1907), com reprodução simultânea de imagens e sons.

Conheça os gêneros:

Musical: este gênero se caracteriza por roteiros musicais que mesclam danças, cantos e músicas entre as cenas do filme. Os musicais mais conhecidos são: Caçadoras de Ouro (1933), A Canção do Deserto (1933), O Rei do Jazz (1933), Mágico de Oz (1939) e O Protegido do Papai (1940).
Comédia: gênero de filme baseado no humor, algumas vezes usado para críticas sociais, cotidianas e políticas. Muitos filmes fizeram sucesso nesta época, conheça alguns deles: “No Hotel da Fuzarca” (1929), “Diabo a Quatro” (1933) e Uma Noite Na Ópera (1935), O Gordo e o Magro (1933), “Luzes da Cidade” (1931) e “Tempos Modernos” (1936), esses dois últimos com Charles Chaplin que continua brilhando depois do cinema mudo.
Western: gênero específico do cinema americano, o western ou faroeste explora marcos históricos, como a conquista do Oeste, a guerra de secessão e o combate contra os índios. As cenas tem muita ação e aventura envolvem caubóis e xerifes, mocinhos e bandidos. Os mais conhecidos são: Jornadas Heróicas (1937), No Tempo das Diligências (1939), Sangue de Herói (1948) e O Céu Mandou Alguém (1948).
  Terror: são vários os filmes desse gênero, que têm em comum o suspense, desequilíbrio e a distorção do real. O mais conhecidos são: Drácula (1931) e Frankenstein (1931) entram em cena e O Médico e o Monstro (1932). Muitos outros, também muito assustadores surgiram depois para tirar o fôlego de qualquer um!
  Policial: com cenário de suspense e cenas de crimes e violência esse gênero sempre apresenta detetives, policiais, aristocrátas e belas mulheres em cena. Os mais conhecidos no início são: Scarface (1932) e Falcão Maltês (1941). Atualmente existe uma grande relação de títulos nesse gênero.
 Ação: este gênero apresenta sempre personagens voltados mais para “o bem” que disputam acirradamente com personagens “do mal”, com muita disputa, brigas e usa da força física para resolver a trama principal do filme. Entre os mais conhecidos inicialmente estão: King Kong ( 1933), As Aventuras de Robin Hood (1938), A Marca do Zorro (1940) e Os Sete Samurais (1954). Também nesse gênero a quantidade de filmes de ação que existem atualmente é imensa.

 Cinema no Brasil

 A projeção de filmes não demorou muito a chegar no Brasil. A primeira sessão de cinema aconteceu em 08/07/1896, no Rio de Janeiro, somente sete meses depois da exibição dos filmes dos irmãos Lumière em Paris. Passado pouco mais de um ano, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles inauguram, na rua do Ouvidor - Rio de Janeiro, uma sala permanente e em 1898, Afonso Segreto roda o primeiro filme brasileiro que representava apenas algumas cenas da baía de Guanabara. Depois disso somente curtas que mostravam o cotidiano carioca e filmagens de pontos importantes da cidade.
Desde desse período até hoje, o cinema brasileiro teve altos e baixos, mas nunca parou. Já produziu aproximadamente 2 mil filmes e conquistou mais de 50 prêmios internacionais.
Para conhecer como se deu a evolução do cinema no Brasil, clique aqui http://www.webcine.com.br/historia4.htm#Origem
Também na página www.webcine.com.br/cronolo_brasil.htm você pode conhecer a cronologia do cinema no Brasil.

  Cinema 3D

Imagine você ter a nítida sensação de ver monstros saltando da tela, flechas vindo em sua direção e ter certeza que está viajando no espaço sideral, pois tudo isso e muito mais é possível com o cinema 3D ou terceira dimensão.
A primeira exibição em 3D foi em 1922, em um teatro em Los Angeles com o curta “A Força do Amor”. Só que na época não fez muito sucesso e ocorreu apenas uma exibição.
Para assistir ao cinema 3D é preciso usar óculos especiais, os óculos polarizados que garantem uma melhor percepção.
Desde 1922, a tecnologia avançou e favoreceu muito a produção de filmes em 3D. As técnicas de filmagem também evoluíram e atualmente há empresas que estudam ampliar mais as alternativas de vivenciar realmente o filme, como por exemplo, codificar aromas que possam ser percebidos pelos espectadores.
A primeira sala de 3D inaugurada no Brasil foi em Dezembro de 2006, no shopping Eldorado pela rede Cinemark, e desde então já foram criadas 25 salas só em São Paulo.

O que é o Oscar?

A premiação máxima do cinema mundial é o Oscar. A primeira entrega de prêmios foi realizada em maio de 1929 e o filme ganhador foi “Asas”, com direção de William A. Wellman estrelando Sylvia Lewis, Gary Cooper e Cadet White.
Eleger os filmes eleger os filmes premiados envolve aproximadamente 4.755 pessoas que tem direito a voto. Todos são profissionais do ramo: atores e atrizes, produtores, diretores, roteiristas, cenógrafos, montadores, fotógrafos, músicos, maquiadores. A Price Waterhouse, empresa de consultoria e estatística, organiza a votação na qual cada integrante da Academia vota em candidatos de sua mesma especialidade (fotógrafos votam em fotógrafos, atores em atores, etc.), mas todos elegem o Melhor Filme. Em uma segunda fase, a firma seleciona os cinco mais votados em cada categoria e é feita nova votação, desta vez com todos os membros da Academia. O sigilo é absoluto e jamais se soube de algum caso de quebra de segredo.
As cédulas são enviadas pelo correio e devolvidas à Academia em envelopes sem identifição do remetente. Já a apuração é feita por computador e colocada em envelopes lacrados, que são abertos apenas na noite da entrega do Oscar. Nem a Academia sabe de quantas estatuetas vai precisar.
(fonte: Webcinema)
Curiosidades

O filme Gandhi (1982) usou o maior número de figurantes já registrado na história do cinema: foram cerca de 300.000.

Irmãos Lumiére


Charlie Chaplin




TURMAS: 
-  Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos)

- Início da criação de um projetor, utilizando caixa de sapato.

Continuem em casa nossa criação, abaixo uma foto do modelo que seguiremos.





Envio a vocês um link de vídeo sobre dicas, é só clicar no link abaixo ou copiar e colar no navegador.


Desenvolver um texto sobre o tema estudado, seguir o modelo apresentado abaixo.

clique na imagem para ampliar.



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