sexta-feira, 10 de abril de 2020

* Atividade extra: Robótica *

Aula 06.07.2020 - EXTRA

CODE TABLE E A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
O que é o Code Table?
O MML Code Table que consiste num tabuleiro, personagens, obstáculos e blocos de programação, onde os jogadores precisam mover estes personagens para cumprir determinados objetivos através de uma estrutura de código de programação. Esta estrutura é considerada uma técnica de computação desplugada, pois realiza atividades sem o uso do computador, sem a necessidade de utilizar softwares específicos, permitindo o aprendizado da lógica de programação através de blocos físicos de forma mais fluida e natural.

Lógica de Programação
Mas o que é exatamente lógica da programação? Lógica é a técnica utilizada para desenvolver instruções em uma sequência para atingir determinado objetivo. É a organização e planejamento de instruções, em um algoritmo, com o objetivo de tornar viável a implementação de um programa ou software.
A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado.
Inclusão
O tabuleiro do MML Code Table é temático e tátil, permitindo a inclusão de deficientes visuais, podendo trabalhar interdisciplinarmente conteúdos de outras matérias como Português, Geografia, Meio Ambiente, Saúde, Matemática, dentre outras, contextualizando o aprendizado adquirido de várias disciplinas numa só atividade.


Robótica Educacional e sua realidade
Hoje a tecnologia desempenha um papel fundamental em nossas vidas.  Sendo utilizada em inúmeras ocasiões, mas sabemos muito pouco sobre seu funcionamento e quais são os processos por trás da sua criação. A robótica educacional, está cada vez mais presente desde cedo no ensino da escola primária até o ensino universitário, alterando essa realidade. Para que tenhamos no futuro a possibilidade e liberdade de criar, modificar e projetar ferramentas nas mais diversas áreas, é necessário que eles deixemos de ser usuários e nos tornemos, também, criadores.


Construir é a melhor maneira de aprender!
Hoje, diversas tecnologias avançadas podem ser utilizadas como resposta as necessidades educacionais do ensino secundário. O Arduíno é um exemplo disso, sendo um ecossistema aberto que combina hardware e software para a criação de objetos interativos. Com o arduíno, podemos realizar tarefas mais complexas, além de ser um recurso educacional desenvolvido por uma comunidade global em crescente expansão, inspirada na filosofia da cultura livre e do conhecimento compartilhado. Sua influência chegou a tal ponto que contribuiu para a origem do Movimento Maker, uma extensão da cultura do Do It Yourself (ou “Faça você mesmo”), centrada sobretudo na impressão 3D, na robótica e na eletrônica.
Por onde começar?
Muita gente se pergunta por onde começar para fazer parte do famoso Movimento Maker envolvendo a robótica e a eletrônica. Sabemos que na maioria das vezes as pessoas não encontram respostas para essa pergunta. A verdade é que muita gente acaba vendo tudo isso como um gigantesco bicho de 7 cabeças e no intuito de responder essa pergunta surge o Mini Maker Lab, que garante a inserção de todos que utilizarem os produtos no movimento maker e no mundo tecnológico.
Abaixo estão alguns dos produtos do MML:

Robótica Educacional – Box

Robótica Educacional – Módulo Display

Robótica Educacional – Módulo Protoboard

Robótica Educacional – Módulo Botões

ARDUÍNO E O MINI MAKER LAB, CONHEÇA MAIS!
Arduíno, você sabe o que é?
Lançado em 2005 o Arduíno já tinha como objetivo ser BARATO, FUNCIONAL e de FÁCIL PROGRAMAÇÃO. Também foi adotado o conceito de hardware livre, ou seja qualquer um pode montar, modificar e melhorar, partindo do mesmo hardware básico. Assim, foi criada uma placa composta por um microcontrolador Atmel, circuitos de entrada/saída e que pode ser facilmente conectada à um computador e programada via IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) utilizando uma linguagem baseada em C/C++.
 Arduíno


Algumas dificuldades
Mesmo com seu objetivo de ser SIMPLES o arduíno pode realmente ser um pouco complexo para a maioria das pessoas quando olham para aquela “pecinha” (hardware) ou quando vão dar uma olhada na estrutura de programação que está por trás.
O Mini Maker Lab facilita!
Mini Maker Lab Box foi construído com a plataforma Arduíno, colocando uma camada de interface simplificada para facilitar o ensino de eletrônica e a criação de projetos de robótica. O Box vem carregado com diversas atividades pré formatadas, possibilitando a realização dos experimentos sem a necessidade da conexão com um computador e do uso de uma linguagem de programação. Mas, o mesmo pode ser ligado a um computador e ser programado, através de um código de programação compatível com a plataforma.

Fonte(s): filipeflop 

A CULTURA MAKER PODE LHE AJUDAR
Tem crescido bastante, nos últimos anos, o Movimento Maker – uma extensão da cultura do “faça você mesmo” (tradução de “do it yourself”, em inglês). O pontapé inicial ocorreu em 2005, com uma feira de fazedores criada pela Make Magazine, nos Estados Unidos, que reuniu mais de 250 mil pessoas. De olho no novo mercado que surgia, grandes empresas, como Samsung, Microsoft e Intel, iniciaram o desenvolvimento de tecnologia exclusiva para o público de fazedores.



De lá para cá, o Movimento Maker não apenas ganhou força, como também conquistou o espaço das escolas e de empreendedores, que se aventuram em nichos nos quais as grandes empresas demoram a entrar. A ideia básica da cultura maker é que qualquer pessoa está apta para construir, consertar, modificar, fabricar e desenvolver diferentes tipos de objetos e projetos com as próprias mãos, eliminando a necessidade de buscar terceiros para alcançar um objetivo.
O Movimento Maker prega que basta ter criatividade e ir atrás da tecnologia ideal para desenvolver um produto. Esta cultura ganhou ainda mais força com o surgimento de tecnologias como impressoras 3D e máquinas de corte, além de sistemas de software e hardware abertos e fáceis de programar.
Receita de sucesso:
Se criatividade e tecnologia adequada formam uma dobradinha perfeita para a criação de novos produtos a preços mais acessíveis, está feita a receita de sucesso para montar um negócio. Foi assim que o Movimento Maker conquistou o empreendedorismo, e muitas startups surgiram com ideias inovadoras partindo exatamente deste ponto.
Muitas delas, inclusive, têm utilizado as impressoras 3D e incorporado essa tecnologia em suas rotinas criativas. A ferramenta é muito usada pelos empreendedores por ser fácil de manusear, principalmente quando já se está de posse de uma ideia inovadora. O equipamento aceita uma variedade de materiais, como nylon, prata e aço inoxidável. Além disso, há espaços makers compartilhados, que permitem a utilização de ferramentas e o convívio com pessoas da área. Nestes locais, também são oferecidos cursos, palestras e oficinas para capacitar novos fazedores.

Impressora 3D e cortadora a laser

PROJETOS



Léo, de 7 anos, ganhou um braço do modelo do Capitão América feito pelo projeto Mão3D


Os foguetes que participam da Mostra Brasileira de Foguetes são feitos de material reciclado


Mais um projeto.


Crédito: Divulgação / High Tech High



ÓTIMOS TRABALHOS!
Professora Mírian

Aula CMSP 03.07.20 (Dia D Inova)