sexta-feira, 20 de março de 2020

MARÇO a MAIO/20 1º Bimestre PROJETO DE VIDA

1º BIMESTRE ON-LINE 19.03.2020 A 29.05.2020

MARÇO A MAIO

Olá alunos! Dando sequência nas aulas de PROJETO DE VIDA.



TURMA:

- 9º ANO B  Escola Carolina Arruda.


CONTEÚDOS 1º BIMESTRE (NESTA POSTAGEM)

CADERNO DO ALUNO - PAGINAS

54- CRIAÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
55- DESAFIO DOS SUPERPODERES! (MISSÃO 1).
56- NOMEANDO COMPETÊNCIAS (MISSÃO 2). 
57- IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS (MISSÃO 3).
58- QUEM SOU, O QUE GOSTO DE FAZER...
59- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: MINHA EVOLUÇÃO NA LINHA DO TEMPO.
60- RESPONDER AS QUESTÕES DA PÁGINA 60 NO SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
61- PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO: FAZER UM PLANEJAMENTO QUE LHE AJUDARÁ NO DESENVOLVIMENTO DA LINHA DO TEMPO. PREENCHER O PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 61)
62- ORGANIZE AS INFORMAÇÕES EM UM ROTEIRO. PREENCHER O ROTEIRO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 62).
63-IDENTIFIQUE QUAL A SUA RELAÇÃO COM CADA COMPONENTE CURRICULAR. (PREENCHER O QUADRO COM AS QUESTÕES)
-  PÁGINA 64 CADERNO DO ALUNO
- PÁGINA 65 CADERNO DO ALUNO
-  MINHAS APRENDIZAGENS E O MEU FUTURO

- DAQUI PARA A FRENTE.


Caderno do aluno, página 64

MINHAS APRENDIZAGENS E O MEU FUTURO


Fazer a leitura da página e preencher o quadro:

clique na imagem para ampliar.


Caderno do aluno, página 65

DAQUI PARA A FRENTE...

Devido ao nosso momento de quarentena, a atividade da página 65 deverá ser realizada com os pais ou responsáveis (Avós, irmãos, primos), pessoas que estejam em quarentena na mesma casa.

Escolha seus convidados e preencha o quadro:

clique na imagem para ampliar


Dica importante!

Aos alunos que assistiram a aula de Projeto de Vida no aplicado, no dia 29.04.2020, a Professora fez uma enquete sobre cursos profissionalizantes, e no chat o Senai foi citado, vou enviar a vocês a página do Senai para consulta de bolsas de estudos, neste momento eles estão de férias, mas estão com previsão de retorno para 10.05.2020, acessem o site e acompanhem as atualizações.


O próximo link, são cursos em EAD gratuitos: CURSO ECONOMIA CIRCULAR EM PORTUGUÊS, 
CURSO EMPREENDER SENAI, NO SITE TEM VÁRIAS OUTRAS OPÇÕES.


ÓTIMOS TRABALHOS!

Professora Mírian


Aprendendo a Aprender 

Você deve estar observando novidades na sua rotina. 

Cada um de nós está apoiando seus familiares e amigos

para que juntos atravessemos este momento conturbado. 

Como anda o seu dia a dia depois que as aulas

foram suspensas? 

Você segue conversando com seus amigos por mensagem?

 E quanto aos estudos, como

você está se organizando? 



Criamos este documento para compartilhar sugestões e trazer ideias para a sua

organização neste momento em que estamos sem aulas presenciais.



A seguir, você encontra algumas razões para continuar estudando durante este período!



10 MOTIVOS PARA VOCÊ ESTUDAR DURANTE O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS:



1. Se preparar para amadurecer e agir com mais autonomia.

2. Aprender a ler, a ouvir ou a assistir a notícias e formular suas próprias opiniões.

3. Planejar o que sonha fazer no futuro.

4. Aproveitar melhor o tempo de escola.

5. Viver em condições melhores.

6. Compreender como funcionam equipamentos, ferramentas e novas tecnologias.

7. Ter coisas interessantes para falar em uma roda de conversa.
8. Estimular a imaginação e desenvolver a criatividade.
9. Conhecer outras culturas e línguas.
10. Falar melhor em público e escrever bem.

Consegue pensar em outros? Que tal completar esta lista com mais três bons motivos?
1. 
2. 
3. 

Viu?
 São inúmeros os motivos para você continuar estudando em casa!
 E, para que seus momentos de estudo
sejam eficientes e prazerosos, é importante saber como organizá-los e quais estratégias seguir.
Você sabe como organizar seus estudos?
Existem várias formas de estudar.
 Você já experimentou diferentes estratégias de estudo? 
Observe a lista abaixo e assinale a(s) estratégia(s) que você gostaria de experimentar:

( ) Criar resumos sobre o tema, por exemplo na forma de textos, desenhos ou tabelas.
( ) Resolver listas de exercícios.
( ) Explicar aquilo que estou aprendendo para alguém. Por exemplo, explicar para um colega de sala para checar se temos as mesmas ideias sobre o tema de estudo ou compartilhar com um membro da família algo que eu achei interessante.
( ) Criar algo usando o tema de estudo Por exemplo, um vídeo explicativo ou uma postagem nas redes sociais, que use o que eu aprendi para comentar um assunto atual.
( ) Buscar informações sobre o tema em videoaulas, em livros ou em websites.

Você utiliza outra estratégia? Qual(is)?

A partir das alternativas assinaladas, reflita: o que você gostaria de aprimorar na sua forma de aprender? 

E que tal tentar uma nova estratégia de estudo?

Sugestão: se for possível, converse com seus colegas por telefone ou por redes sociais sobre as respostas deles. Assim, você pode aprender (e ensinar) novas formas de estudar!!

10ª AULA

Data de realização: 18/05/2020 À 29/05/2020

Estudante, o objetivo da próxima atividade é pensar um pouco mais na forma que você mesmo(a) se organiza para o seu estudo.
Abaixo está uma tabela - Quadro de Aprendizagens - para que você a preencha.
No quadro a seguir, avalie, de 1 a 4, as questões indicadas:



Após avaliar cada questão, some as notas de cada coluna, e assim você terá uma nota para cada componente.

Agora, reflita:

• Quais são seus componentes curriculares de maior interesse? Quanto mais alta a soma dos pontos no quadro anterior, maior a sua afinidade e facilidade com aquele componente.

• A partir da avaliação do seu Quadro de Aprendizagens, em qual componente é importante focar para aprender cada vez mais? Por quê?

Dicas para aproveitar o tempo de estudos em casa

Ninguém esperava que as aulas fossem suspensas, não é mesmo? Então, compartilhamos aqui algumas dicas para te ajudar a aproveitar esse tempo de estudos em casa para aprender mais, e aprender a aprender!

Incorporando pouco a pouco estas práticas, você poderá ver que aprenderá com maior facilidade! 

Então, indicamos a seguir algumas sugestões:

1. Planeje. Para estudar, é importante definir objetivos, planejar o que irá fazer, e em quanto tempo irá
desenvolver as tarefas, podendo organizá-las em uma tabela. Para se organizar, pode pedir ajuda para seu responsável (mãe, pai. irmã, etc.), que recebeu também orientações de como te ajudar a se planejar.

2. Faça uma coisa por vez. Depois de planejar o que irá fazer, tente se organizar para fazer uma coisa por vez. Ao tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não conseguirá fazer bem feito.

3. Seja ativo ao estudar. Para conseguir aprender mais, e pesquise sobre temas que te interessam ou desenvolvam projetos, como por exemplo criar um vídeo para compartilhar com seus colegas, ou entrevistar os um membro da família para fazer uma biografia. Ao ler um texto, é importante também grifar, anotar, resumir ou desenhar para assimilar e guardar na memória o que está aprendendo.

4. Mantenha uma rotina de estudos e de descanso. Como quando as aulas acontecem regularmente, é importante seguir uma rotina por exemplo de acordar cedo, tomar café da manhã, reservar tempo para se concentrar nos estudos, para se divertir dentro de casa e para descansar. Ao longo do período em que estiver estudando, é importante manter períodos de concentração e alguns intervalos para recuperar a energia para continuar aprendendo.

5. Mantenha o foco. São tantas as distrações que podemos ter em casa, não? Celular, televisão, e tantas outras. Para isso, é importante primeiro criar o seu momento de estudos, preferencialmente em um local mais silencioso e tranquilo para evitar distrações. E evite estudar deitado! É natural que às vezes nossa atenção se disperse, mas para conseguir aproveitar bem o tempo de estudos, é importante voltar a se concentrar no que está estudando. A atenção é como um músculo: quanto mais treinarmos, mais conseguimos fortalecer!

6. Reflita sobre como chegou até a resposta. Ao refletir sobre os caminhos que percorreu para chegar a uma resposta, e as dificuldades que encontrou, irá descobrindo caminhos para aprender mais rápido e melhor. Se possível, compare a sua resposta com a de um colega, e identifique semelhanças e diferenças.

7. Tire dúvidas com seus colegas ou familiares: não entendeu um texto? Está em dúvida sobre como resolver um exercício de matemática? Então pergunte para algum familiar ou para um colega por Whatsapp, telefone ou qualquer outro meio para que possa tirar as dúvidas.

8. Use a tecnologia para aprender. A internet e aplicativos podem ser utilizados para aprender, buscando fontes de informação confiáveis como plataformas educativas para tirar dúvidas ou aprofundar aprendizagens. A internet inclusive possui muitos materiais como vídeos, músicas e podcasts (arquivos de áudio sobre algum tema) para aprender de um jeito mais divertido.

Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.

  • Liderança.
  • Senso estético
  • Habilidade digital.
  • Poder resolver problemas.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.
  • Inteligência emocional.
  • Cidadania global.
  • Comunicação e colaboração.
  • Iniciativa e empreendedorismo.
  • Pensamento crítico e analítico.
  • Curiosidade e imaginação.
  • Domínio das tecnologias.
  • Argumentação
  • Cultura digital
  • Autogestão
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia



Hoje vamos aprender mais sobre:

  • Inteligência emocional = é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.



ÓTIMOS TRABALHOS!

Professora Mírian




Atividades:

CADERNO DO ALUNO (Página: 63).


63- IDENTIFIQUE QUAL A SUA RELAÇÃO COM CADA COMPONENTE CURRICULAR.

 Preencha o quadro com as questões.


ÓTIMOS TRABALHOS!
Professora Mírian



ATIVIDADE:

Caderno do aluno, páginas 61 e 62.

61 - Planejamento da linha do tempo: Fazer um planejamento que lhe ajudará no desenvolvimento da linha do tempo. Preencher o planejamento da linha do tempo na página 61.


62 - Organize as informações em um roteiro. Preencher o ROTEIRO DA LINHA DO TEMPO na página 62.

ATENÇÃO ALUNO(A)!

FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA  clique e responda:





Ótimos trabalhos!

Professora Mírian

ATIVIDADE:

Caderno do aluno, páginas 58,59 e 60.

58 - Quem sou, o que gosto de fazer, como me vejo no presente e no futuro? (Preencher o quadro do autoconhecimento).

59 - Situação de aprendizagem: Minha evolução na linha do tempo. (Preencher a tabela, como eu me transformei).

60 - Responder as questões da página (60) no seu Diário de Práticas e Vivências.


ATENÇÃO ALUNO(A)!
FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA  clique e responda:





Ótimos trabalhos!

Professora Mírian




Atividade: CADERNO DO ALUNO (Páginas 54, 55, 56 e 57)


- CRIAÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS

- DESAFIO DOS SUPERPODERES! (MISSÃO 1).

- NOMEANDO COMPETÊNCIAS (MISSÃO 2). Pesquisar COMPETÊNCIAS e DESCRIÇÕES DESSAS PALAVRAS. Em recortes de papel, anotar as Competências e as descrições, guardar os recortes para trabalharmos na próxima aula presencial, faremos um mural com este material.

- IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS (MISSÃO 3). Confira o Caderno de Respostas, que está  ao final do Caderno do Aluno.


ÓTIMOS TRABALHOS!


MARÇO a MAIO/20 1º Bimestre TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

1º BIMESTRE ON-LINE 19.03.2020 A 29.05.2020

MARÇO A MAIO

Olá alunos!


Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.


TURMA:
- 2ª A Escola Carolina Arruda

CONTEÚDOS 1º BIMESTRE (NESTA POSTAGEM)
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News,  Algoritmo,  Bitcoin e Criptomoedas,  Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).


Conteúdos extras (este link esta disponível no blog em um post separado):
- Robótica -  Introdução aos robôs.
- Informática Básica.


Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia)

ALDEIA CRIATIVA
 Nessa atividade, vamos desenvolver uma Aldeia criativa, resgatando os três eixos envolvidos no nosso novo componente Tecnologia e Inovação. Conforme a orientação do(a) professor(a), a ideia é construir uma aldeia para cada eixo, com materiais de baixa tecnologia. Com o auxílio do(a) professor(a), a turma será dividida em três grupos e cada grupo será responsável pela construção de uma aldeia.

Materiais necessários:

 Para construção da Aldeia, sugerimos a adoção de práticas que favoreçam a aprendizagem criativa e a utilização de materiais recicláveis e acessíveis, tais como: 

Materiais recicláveis: papelão, folhas de sulfite, palitos de churrasco, canudinhos, barbante, caixas de sapato e pratos de plástico;

 Materiais elétricos: com fontes de energia (baterias), motores e leds;

 Materiais de papelaria: tinta, canetinha, clipes, cola colorida, cola quente, papéis diversos e o que mais servir para a alegoria.

Aldeia 1 - Desafios relacionados ao Pensamento Computacional: Usando os materiais, evidencie que o Pensamento Computacional nem sempre está ligado à programação, mas estimula um jeito de pensar e resolver problemas de forma eficiente. 

Aldeia 2 - Desafios relacionados às TDIC: Usando os materiais, evidencie o que são as TDIC e quais elementos constituem essas tecnologias e suas variações, considerando sempre os exemplos já levantados em aula.

 Aldeia 3 - Desafios relacionados ao Letramento Digital: Para a execução dessa Aldeia, é preciso demonstrar que o Letramento Digital está ligado à maneira como utilizamos as TDIC, as ferramentas e os ambientes digitais, considerando uma atitude ética, crítica e reflexiva, e ampliando sua participação social. 

Atenção: Para realizar essa atividade, você terá 25 minutos. Use a criatividade, a inventividade e o trabalho em equipe para conseguir cumprir a proposta. 

 Utilize os balões que estão nos anexos, ao final deste Caderno para registrar suas ideias. 

Página 127


 Insira suas principais ideias a respeito da atividade de hoje, no espaço abaixo


Alunos(as), vocês deverão escolher na página 124 do caderno do aluno 1 entre as 3 opções de aldeias, e construí-la.
Para a construção, siga as dicas apresentadas no caderno do aluno. As etapas que deveriam ser feitas em grupo, serão realizadas individualmente.

Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes)

MEMES Você já deve ter percebido o quanto este componente pode ser divertido e o quanto podemos usar tecnologia e inovação para resolver problemas, certo? Queremos iniciar a aula de hoje, perguntando: você gosta de RAP? Samba? Rock? Sertanejo? MPB? Qual o seu ritmo ou estilo musical favorito? 
Na atividade de hoje, vamos criar memes para algumas canções.

Escolham uma música com a qual vão trabalhar! Para essa atividade, busque sites ou aplicativos que podem ser usados para criar memes, ou realize essa atividade de maneira desplugada em folhas, cartazes ou cartões. 
Escolha o que fizer mais sentido para você. 

Saiba Mais
Meme é uma imagem, vídeo, GIF que trata de algum tema com humor e se espalha pela Internet.

 É importante que seu meme relacione a música escolhida com alguma das questões tecnológicas abaixo, além do gosto musical. 
• Redes Sociais; 
• Youtubers;
 • Compartilhamentos;
 • Fake News;
 • Games; 
• Meios de comunicação.

 Por isso, antes de realizar a atividade, é necessário conversar sobre esses pontos com os colegas e sanar as dúvidas. 

Registre as principais ideias do aprendizado de hoje, no espaço abaixo.




Alunos(as), nesta aula, você deverá ler as instruções do Caderno do Aluno e responder no caderno:

Você gosta de Rap?
Samba?
Rock?
Sertanejo?
MPB?
Qual o seu ritmo ou estilo musical favorito?

Após responder as questões, você fará a escolha de uma canção que você gosta e criará 
 um MEME, utilizando as questões tecnológicas apresentadas no Caderno do Aluno, página 125.  
Preencher no Caderno do Aluno o aprendizado do dia.

Os MEMES deverão ser enviados para o meu e-mail: (Importante constar o nome completo do aluno e Série) miriancolaco@professor.educacao.sp.gov.br


Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE)

Alunos(as), nesta aula, você deverá ler as instruções do Caderno do Aluno e realizar a atividade proposta.
Neste momento não será possível realizar a atividade com o grupo de amigos da escola, mas faça com os seus familiares.
Me envie no relatório de presença como realizou a atividade.

PROGRAMA-SE Olá, prontos(as) para mais? Já que estamos falando em caminhos, que tal realizar uma atividade na qual você terá que encontrar “objetos” com a localização pré-estabelecida pelo(a) professor(a), em um quadrante de 6x6 parecido com o do esquema abaixo, que poderá ser reproduzido na lousa e/ou no chão com giz?
Para realizar a atividade vocês receberão as seguintes comandas (elas podem ser encontradas e recortadas no anexo deste Caderno): 

Andar ____ passos.
 Virar à esquerda. 
Virar à direita.
 Pegar o objeto 

Ganhará a equipe que utilizar o menor número de comandas e conseguir passar pelos três eixos do componente Tecnologia e Inovação. Ah, cuidado com as pistas falsas! Você não deve passar por essas caixas. Chegamos ao fim deste caderno e este é um momento importante para realizar uma reflexão. Vimos como a tecnologia e a inovação podem caminhar juntas, realizamos atividades que fizeram repensar o papel das ferramentas digitais no nosso cotidiano, conhecemos novas palavras, realizamos atividades mão na massa e navegamos por atividades plugadas e desplugadas. Em casa, reflita sobre esses aprendizados. No próximo bimestre, retomaremos esses pontos.

Página 127


ATENÇÃO ALUNO(A)!


FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA  clique e responda:





Ótimos trabalhos!

Professora Mírian




CADERNO DO ALUNO: PÁGINA 122

ELABORANDO UMA NARRATIVA DIGITAL

A Narrativa Digital é uma história que você conecta usando algum formato digital. Pode ser por meio de um áudio, de um conjunto de tweets ou fotos online.

Nesta construção vamos retomar os pontos estudados na atividade anterior, observando e fazendo um resgate da Árvore da Tecnologia, para responder às questões a seguir:

ATIVIDADE 1: Produzindo uma narrativa.

Olhando para a "ÁRVORE DA TECNOLOGIA", responda as 3 questões apresentadas no caderno do aluno.

CADERNO DO ALUNO: PÁGINA 123

REPRESENTANDO A  NARRATIVA DIGITAL

Na atividade anterior, vimos o que é a narrativa digital e refletimos sobre o papel da tecnologia em nossa vida. Agora vamos colocar a mão na massa e realizar uma narrativa digital em formato de jingle, em que contaremos uma história curta de como a tecnologia pode contribuir para um 
cotidiano melhor.

Vamos trabalhar a opção 1 nesta  atividade.

*O arquivo de áudio pode ser enviado para o meu  e-mail.


Ótimos trabalhos!
Professora Mírian





CADERNO DO ALUNO: PÁGINA 121

Site para criar nuvem de palavras

Criar uma nuvem de palavras pode ajudar em diversos trabalhos, como o reconhecimento das keywrods mais usadas em textos ou mesmo criar algo decorativo utilizando os termos que você mais usa. Vários sites oferecem o serviço de criação de nuvens de palavras, cada um com seus recursos e níveis de dificuldade. Há páginas que oferecem uma extensa biblioteca de imagens, em que o usuário pode combinar esses conteúdos para formar a nuvem de palavras. Outras se destacam pela facilidade de uso ou compatibilidade com recursos online.
Wordclouds 

O Wordclouds (wordclouds.com) é um site que permite criar nuvem de palavras utilizando diversas formas e imagens para enriquecer sua apresentação. É gratuito e deixa o usuário importar palavras de links da internet, documentos PDF ou do MS Office. O Wordclouds permite salvar as nuvens criadas em PNG, PDF e SVG.





CADERNO DO ALUNO: PÁGINAS 121 e 122. 


Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação:

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs se integram em bases tecnológicas que possibilitam a partir de equipamentos, programas e mídias, a associação de diversos ambientes e indivíduos numa rede, facilitando a comunicação entre seus integrantes, ampliando as ações e possibilidades já garantidas ...


Letramento Digital:




Pensamento Computacional:


Construção da Árvore de Tecnologia
Ela é composta por: raízes, um tronco, um caule, três galhos e uma copa.
MODELO:

Tirar foto da árvore e colocar nas redes sociais com a hashtag #ArvoreTecnologia.
Ótimos estudos!



Caderno do Aluno, página 120.


 Nesta atividade vamos aprender um pouco sobre VERBETE.
Qual  o seu significado, sobre a definição no dicionário e atividade de recorte da página 127 do caderno.

As imagens devem ser recortadas e seguindo o caderno, preencha a frente deles com essas expressões. Na parte de trás de cada um deles, faça um desenho/ texto representando o significado de cada expressão.

Exemplo de verbete: 

 Música
substantivo feminino Combinação harmoniosa de sons ou combinação de sons para os tornar harmoniosos e expressivos. Execução de uma composição musical, por diversos meios. Ação de se expressar através de sons, pautando-se em normas que variam de acordo com a cultura, sociedade etc.

Caderno do Aluno, página 121.


Vamos conhecer um pouquinho sobre a relação de vocês com a Tecnologia.

Reflitam  sobre as questões apresentadas na Atividade 1.

1. O que você entende por Tecnologia?
2. O que você compreende por Inovação?
3. Quais experiências ou conhecimentos você já possui sobre Tecnologia e Inovação?
4. Quais tecnologias você carrega com você e utiliza no seu dia-a-dia?
5. Essas tecnologias são digitais ou não?

Após refletir sobre as questões apresentadas, recorte 5 pedaços de um papel (pode ser cartolina ou sulfite), escreva em cada pedaço uma das suas respostas. 
Em nossa próxima aula presencial, faremos uma nuvem de palavras. 


Ótimos estudos!