sexta-feira, 20 de março de 2020

MARÇO a MAIO/20 1º Bimestre PROJETO DE VIDA

1º BIMESTRE ON-LINE 19.03.2020 A 29.05.2020

MARÇO A MAIO

Olá alunos! Dando sequência nas aulas de PROJETO DE VIDA.



TURMA:

- 9º ANO B  Escola Carolina Arruda.


CONTEÚDOS 1º BIMESTRE (NESTA POSTAGEM)

CADERNO DO ALUNO - PAGINAS

54- CRIAÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
55- DESAFIO DOS SUPERPODERES! (MISSÃO 1).
56- NOMEANDO COMPETÊNCIAS (MISSÃO 2). 
57- IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS (MISSÃO 3).
58- QUEM SOU, O QUE GOSTO DE FAZER...
59- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: MINHA EVOLUÇÃO NA LINHA DO TEMPO.
60- RESPONDER AS QUESTÕES DA PÁGINA 60 NO SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
61- PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO: FAZER UM PLANEJAMENTO QUE LHE AJUDARÁ NO DESENVOLVIMENTO DA LINHA DO TEMPO. PREENCHER O PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 61)
62- ORGANIZE AS INFORMAÇÕES EM UM ROTEIRO. PREENCHER O ROTEIRO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 62).
63-IDENTIFIQUE QUAL A SUA RELAÇÃO COM CADA COMPONENTE CURRICULAR. (PREENCHER O QUADRO COM AS QUESTÕES)
-  PÁGINA 64 CADERNO DO ALUNO
- PÁGINA 65 CADERNO DO ALUNO
-  MINHAS APRENDIZAGENS E O MEU FUTURO

- DAQUI PARA A FRENTE.


Caderno do aluno, página 64

MINHAS APRENDIZAGENS E O MEU FUTURO


Fazer a leitura da página e preencher o quadro:

clique na imagem para ampliar.


Caderno do aluno, página 65

DAQUI PARA A FRENTE...

Devido ao nosso momento de quarentena, a atividade da página 65 deverá ser realizada com os pais ou responsáveis (Avós, irmãos, primos), pessoas que estejam em quarentena na mesma casa.

Escolha seus convidados e preencha o quadro:

clique na imagem para ampliar


Dica importante!

Aos alunos que assistiram a aula de Projeto de Vida no aplicado, no dia 29.04.2020, a Professora fez uma enquete sobre cursos profissionalizantes, e no chat o Senai foi citado, vou enviar a vocês a página do Senai para consulta de bolsas de estudos, neste momento eles estão de férias, mas estão com previsão de retorno para 10.05.2020, acessem o site e acompanhem as atualizações.


O próximo link, são cursos em EAD gratuitos: CURSO ECONOMIA CIRCULAR EM PORTUGUÊS, 
CURSO EMPREENDER SENAI, NO SITE TEM VÁRIAS OUTRAS OPÇÕES.


ÓTIMOS TRABALHOS!

Professora Mírian


Aprendendo a Aprender 

Você deve estar observando novidades na sua rotina. 

Cada um de nós está apoiando seus familiares e amigos

para que juntos atravessemos este momento conturbado. 

Como anda o seu dia a dia depois que as aulas

foram suspensas? 

Você segue conversando com seus amigos por mensagem?

 E quanto aos estudos, como

você está se organizando? 



Criamos este documento para compartilhar sugestões e trazer ideias para a sua

organização neste momento em que estamos sem aulas presenciais.



A seguir, você encontra algumas razões para continuar estudando durante este período!



10 MOTIVOS PARA VOCÊ ESTUDAR DURANTE O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS:



1. Se preparar para amadurecer e agir com mais autonomia.

2. Aprender a ler, a ouvir ou a assistir a notícias e formular suas próprias opiniões.

3. Planejar o que sonha fazer no futuro.

4. Aproveitar melhor o tempo de escola.

5. Viver em condições melhores.

6. Compreender como funcionam equipamentos, ferramentas e novas tecnologias.

7. Ter coisas interessantes para falar em uma roda de conversa.
8. Estimular a imaginação e desenvolver a criatividade.
9. Conhecer outras culturas e línguas.
10. Falar melhor em público e escrever bem.

Consegue pensar em outros? Que tal completar esta lista com mais três bons motivos?
1. 
2. 
3. 

Viu?
 São inúmeros os motivos para você continuar estudando em casa!
 E, para que seus momentos de estudo
sejam eficientes e prazerosos, é importante saber como organizá-los e quais estratégias seguir.
Você sabe como organizar seus estudos?
Existem várias formas de estudar.
 Você já experimentou diferentes estratégias de estudo? 
Observe a lista abaixo e assinale a(s) estratégia(s) que você gostaria de experimentar:

( ) Criar resumos sobre o tema, por exemplo na forma de textos, desenhos ou tabelas.
( ) Resolver listas de exercícios.
( ) Explicar aquilo que estou aprendendo para alguém. Por exemplo, explicar para um colega de sala para checar se temos as mesmas ideias sobre o tema de estudo ou compartilhar com um membro da família algo que eu achei interessante.
( ) Criar algo usando o tema de estudo Por exemplo, um vídeo explicativo ou uma postagem nas redes sociais, que use o que eu aprendi para comentar um assunto atual.
( ) Buscar informações sobre o tema em videoaulas, em livros ou em websites.

Você utiliza outra estratégia? Qual(is)?

A partir das alternativas assinaladas, reflita: o que você gostaria de aprimorar na sua forma de aprender? 

E que tal tentar uma nova estratégia de estudo?

Sugestão: se for possível, converse com seus colegas por telefone ou por redes sociais sobre as respostas deles. Assim, você pode aprender (e ensinar) novas formas de estudar!!

10ª AULA

Data de realização: 18/05/2020 À 29/05/2020

Estudante, o objetivo da próxima atividade é pensar um pouco mais na forma que você mesmo(a) se organiza para o seu estudo.
Abaixo está uma tabela - Quadro de Aprendizagens - para que você a preencha.
No quadro a seguir, avalie, de 1 a 4, as questões indicadas:



Após avaliar cada questão, some as notas de cada coluna, e assim você terá uma nota para cada componente.

Agora, reflita:

• Quais são seus componentes curriculares de maior interesse? Quanto mais alta a soma dos pontos no quadro anterior, maior a sua afinidade e facilidade com aquele componente.

• A partir da avaliação do seu Quadro de Aprendizagens, em qual componente é importante focar para aprender cada vez mais? Por quê?

Dicas para aproveitar o tempo de estudos em casa

Ninguém esperava que as aulas fossem suspensas, não é mesmo? Então, compartilhamos aqui algumas dicas para te ajudar a aproveitar esse tempo de estudos em casa para aprender mais, e aprender a aprender!

Incorporando pouco a pouco estas práticas, você poderá ver que aprenderá com maior facilidade! 

Então, indicamos a seguir algumas sugestões:

1. Planeje. Para estudar, é importante definir objetivos, planejar o que irá fazer, e em quanto tempo irá
desenvolver as tarefas, podendo organizá-las em uma tabela. Para se organizar, pode pedir ajuda para seu responsável (mãe, pai. irmã, etc.), que recebeu também orientações de como te ajudar a se planejar.

2. Faça uma coisa por vez. Depois de planejar o que irá fazer, tente se organizar para fazer uma coisa por vez. Ao tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não conseguirá fazer bem feito.

3. Seja ativo ao estudar. Para conseguir aprender mais, e pesquise sobre temas que te interessam ou desenvolvam projetos, como por exemplo criar um vídeo para compartilhar com seus colegas, ou entrevistar os um membro da família para fazer uma biografia. Ao ler um texto, é importante também grifar, anotar, resumir ou desenhar para assimilar e guardar na memória o que está aprendendo.

4. Mantenha uma rotina de estudos e de descanso. Como quando as aulas acontecem regularmente, é importante seguir uma rotina por exemplo de acordar cedo, tomar café da manhã, reservar tempo para se concentrar nos estudos, para se divertir dentro de casa e para descansar. Ao longo do período em que estiver estudando, é importante manter períodos de concentração e alguns intervalos para recuperar a energia para continuar aprendendo.

5. Mantenha o foco. São tantas as distrações que podemos ter em casa, não? Celular, televisão, e tantas outras. Para isso, é importante primeiro criar o seu momento de estudos, preferencialmente em um local mais silencioso e tranquilo para evitar distrações. E evite estudar deitado! É natural que às vezes nossa atenção se disperse, mas para conseguir aproveitar bem o tempo de estudos, é importante voltar a se concentrar no que está estudando. A atenção é como um músculo: quanto mais treinarmos, mais conseguimos fortalecer!

6. Reflita sobre como chegou até a resposta. Ao refletir sobre os caminhos que percorreu para chegar a uma resposta, e as dificuldades que encontrou, irá descobrindo caminhos para aprender mais rápido e melhor. Se possível, compare a sua resposta com a de um colega, e identifique semelhanças e diferenças.

7. Tire dúvidas com seus colegas ou familiares: não entendeu um texto? Está em dúvida sobre como resolver um exercício de matemática? Então pergunte para algum familiar ou para um colega por Whatsapp, telefone ou qualquer outro meio para que possa tirar as dúvidas.

8. Use a tecnologia para aprender. A internet e aplicativos podem ser utilizados para aprender, buscando fontes de informação confiáveis como plataformas educativas para tirar dúvidas ou aprofundar aprendizagens. A internet inclusive possui muitos materiais como vídeos, músicas e podcasts (arquivos de áudio sobre algum tema) para aprender de um jeito mais divertido.

Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.

  • Liderança.
  • Senso estético
  • Habilidade digital.
  • Poder resolver problemas.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.
  • Inteligência emocional.
  • Cidadania global.
  • Comunicação e colaboração.
  • Iniciativa e empreendedorismo.
  • Pensamento crítico e analítico.
  • Curiosidade e imaginação.
  • Domínio das tecnologias.
  • Argumentação
  • Cultura digital
  • Autogestão
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia



Hoje vamos aprender mais sobre:

  • Inteligência emocional = é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.



ÓTIMOS TRABALHOS!

Professora Mírian




Atividades:

CADERNO DO ALUNO (Página: 63).


63- IDENTIFIQUE QUAL A SUA RELAÇÃO COM CADA COMPONENTE CURRICULAR.

 Preencha o quadro com as questões.


ÓTIMOS TRABALHOS!
Professora Mírian



ATIVIDADE:

Caderno do aluno, páginas 61 e 62.

61 - Planejamento da linha do tempo: Fazer um planejamento que lhe ajudará no desenvolvimento da linha do tempo. Preencher o planejamento da linha do tempo na página 61.


62 - Organize as informações em um roteiro. Preencher o ROTEIRO DA LINHA DO TEMPO na página 62.

ATENÇÃO ALUNO(A)!

FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA  clique e responda:





Ótimos trabalhos!

Professora Mírian

ATIVIDADE:

Caderno do aluno, páginas 58,59 e 60.

58 - Quem sou, o que gosto de fazer, como me vejo no presente e no futuro? (Preencher o quadro do autoconhecimento).

59 - Situação de aprendizagem: Minha evolução na linha do tempo. (Preencher a tabela, como eu me transformei).

60 - Responder as questões da página (60) no seu Diário de Práticas e Vivências.


ATENÇÃO ALUNO(A)!
FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA  clique e responda:





Ótimos trabalhos!

Professora Mírian




Atividade: CADERNO DO ALUNO (Páginas 54, 55, 56 e 57)


- CRIAÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS

- DESAFIO DOS SUPERPODERES! (MISSÃO 1).

- NOMEANDO COMPETÊNCIAS (MISSÃO 2). Pesquisar COMPETÊNCIAS e DESCRIÇÕES DESSAS PALAVRAS. Em recortes de papel, anotar as Competências e as descrições, guardar os recortes para trabalharmos na próxima aula presencial, faremos um mural com este material.

- IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS (MISSÃO 3). Confira o Caderno de Respostas, que está  ao final do Caderno do Aluno.


ÓTIMOS TRABALHOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário