sexta-feira, 20 de março de 2020

MARÇO a MAIO/20 1º Bimestre TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

1º BIMESTRE ON-LINE 19.03.2020 A 29.05.2020

MARÇO A MAIO

Olá alunos!


Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.


TURMA:
- 2ª A Escola Carolina Arruda

CONTEÚDOS 1º BIMESTRE (NESTA POSTAGEM)
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News,  Algoritmo,  Bitcoin e Criptomoedas,  Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).


Conteúdos extras (este link esta disponível no blog em um post separado):
- Robótica -  Introdução aos robôs.
- Informática Básica.


Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia)

ALDEIA CRIATIVA
 Nessa atividade, vamos desenvolver uma Aldeia criativa, resgatando os três eixos envolvidos no nosso novo componente Tecnologia e Inovação. Conforme a orientação do(a) professor(a), a ideia é construir uma aldeia para cada eixo, com materiais de baixa tecnologia. Com o auxílio do(a) professor(a), a turma será dividida em três grupos e cada grupo será responsável pela construção de uma aldeia.

Materiais necessários:

 Para construção da Aldeia, sugerimos a adoção de práticas que favoreçam a aprendizagem criativa e a utilização de materiais recicláveis e acessíveis, tais como: 

Materiais recicláveis: papelão, folhas de sulfite, palitos de churrasco, canudinhos, barbante, caixas de sapato e pratos de plástico;

 Materiais elétricos: com fontes de energia (baterias), motores e leds;

 Materiais de papelaria: tinta, canetinha, clipes, cola colorida, cola quente, papéis diversos e o que mais servir para a alegoria.

Aldeia 1 - Desafios relacionados ao Pensamento Computacional: Usando os materiais, evidencie que o Pensamento Computacional nem sempre está ligado à programação, mas estimula um jeito de pensar e resolver problemas de forma eficiente. 

Aldeia 2 - Desafios relacionados às TDIC: Usando os materiais, evidencie o que são as TDIC e quais elementos constituem essas tecnologias e suas variações, considerando sempre os exemplos já levantados em aula.

 Aldeia 3 - Desafios relacionados ao Letramento Digital: Para a execução dessa Aldeia, é preciso demonstrar que o Letramento Digital está ligado à maneira como utilizamos as TDIC, as ferramentas e os ambientes digitais, considerando uma atitude ética, crítica e reflexiva, e ampliando sua participação social. 

Atenção: Para realizar essa atividade, você terá 25 minutos. Use a criatividade, a inventividade e o trabalho em equipe para conseguir cumprir a proposta. 

 Utilize os balões que estão nos anexos, ao final deste Caderno para registrar suas ideias. 

Página 127


 Insira suas principais ideias a respeito da atividade de hoje, no espaço abaixo


Alunos(as), vocês deverão escolher na página 124 do caderno do aluno 1 entre as 3 opções de aldeias, e construí-la.
Para a construção, siga as dicas apresentadas no caderno do aluno. As etapas que deveriam ser feitas em grupo, serão realizadas individualmente.

Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes)

MEMES Você já deve ter percebido o quanto este componente pode ser divertido e o quanto podemos usar tecnologia e inovação para resolver problemas, certo? Queremos iniciar a aula de hoje, perguntando: você gosta de RAP? Samba? Rock? Sertanejo? MPB? Qual o seu ritmo ou estilo musical favorito? 
Na atividade de hoje, vamos criar memes para algumas canções.

Escolham uma música com a qual vão trabalhar! Para essa atividade, busque sites ou aplicativos que podem ser usados para criar memes, ou realize essa atividade de maneira desplugada em folhas, cartazes ou cartões. 
Escolha o que fizer mais sentido para você. 

Saiba Mais
Meme é uma imagem, vídeo, GIF que trata de algum tema com humor e se espalha pela Internet.

 É importante que seu meme relacione a música escolhida com alguma das questões tecnológicas abaixo, além do gosto musical. 
• Redes Sociais; 
• Youtubers;
 • Compartilhamentos;
 • Fake News;
 • Games; 
• Meios de comunicação.

 Por isso, antes de realizar a atividade, é necessário conversar sobre esses pontos com os colegas e sanar as dúvidas. 

Registre as principais ideias do aprendizado de hoje, no espaço abaixo.




Alunos(as), nesta aula, você deverá ler as instruções do Caderno do Aluno e responder no caderno:

Você gosta de Rap?
Samba?
Rock?
Sertanejo?
MPB?
Qual o seu ritmo ou estilo musical favorito?

Após responder as questões, você fará a escolha de uma canção que você gosta e criará 
 um MEME, utilizando as questões tecnológicas apresentadas no Caderno do Aluno, página 125.  
Preencher no Caderno do Aluno o aprendizado do dia.

Os MEMES deverão ser enviados para o meu e-mail: (Importante constar o nome completo do aluno e Série) miriancolaco@professor.educacao.sp.gov.br


Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE)

Alunos(as), nesta aula, você deverá ler as instruções do Caderno do Aluno e realizar a atividade proposta.
Neste momento não será possível realizar a atividade com o grupo de amigos da escola, mas faça com os seus familiares.
Me envie no relatório de presença como realizou a atividade.

PROGRAMA-SE Olá, prontos(as) para mais? Já que estamos falando em caminhos, que tal realizar uma atividade na qual você terá que encontrar “objetos” com a localização pré-estabelecida pelo(a) professor(a), em um quadrante de 6x6 parecido com o do esquema abaixo, que poderá ser reproduzido na lousa e/ou no chão com giz?
Para realizar a atividade vocês receberão as seguintes comandas (elas podem ser encontradas e recortadas no anexo deste Caderno): 

Andar ____ passos.
 Virar à esquerda. 
Virar à direita.
 Pegar o objeto 

Ganhará a equipe que utilizar o menor número de comandas e conseguir passar pelos três eixos do componente Tecnologia e Inovação. Ah, cuidado com as pistas falsas! Você não deve passar por essas caixas. Chegamos ao fim deste caderno e este é um momento importante para realizar uma reflexão. Vimos como a tecnologia e a inovação podem caminhar juntas, realizamos atividades que fizeram repensar o papel das ferramentas digitais no nosso cotidiano, conhecemos novas palavras, realizamos atividades mão na massa e navegamos por atividades plugadas e desplugadas. Em casa, reflita sobre esses aprendizados. No próximo bimestre, retomaremos esses pontos.

Página 127


ATENÇÃO ALUNO(A)!


FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA  clique e responda:





Ótimos trabalhos!

Professora Mírian




CADERNO DO ALUNO: PÁGINA 122

ELABORANDO UMA NARRATIVA DIGITAL

A Narrativa Digital é uma história que você conecta usando algum formato digital. Pode ser por meio de um áudio, de um conjunto de tweets ou fotos online.

Nesta construção vamos retomar os pontos estudados na atividade anterior, observando e fazendo um resgate da Árvore da Tecnologia, para responder às questões a seguir:

ATIVIDADE 1: Produzindo uma narrativa.

Olhando para a "ÁRVORE DA TECNOLOGIA", responda as 3 questões apresentadas no caderno do aluno.

CADERNO DO ALUNO: PÁGINA 123

REPRESENTANDO A  NARRATIVA DIGITAL

Na atividade anterior, vimos o que é a narrativa digital e refletimos sobre o papel da tecnologia em nossa vida. Agora vamos colocar a mão na massa e realizar uma narrativa digital em formato de jingle, em que contaremos uma história curta de como a tecnologia pode contribuir para um 
cotidiano melhor.

Vamos trabalhar a opção 1 nesta  atividade.

*O arquivo de áudio pode ser enviado para o meu  e-mail.


Ótimos trabalhos!
Professora Mírian





CADERNO DO ALUNO: PÁGINA 121

Site para criar nuvem de palavras

Criar uma nuvem de palavras pode ajudar em diversos trabalhos, como o reconhecimento das keywrods mais usadas em textos ou mesmo criar algo decorativo utilizando os termos que você mais usa. Vários sites oferecem o serviço de criação de nuvens de palavras, cada um com seus recursos e níveis de dificuldade. Há páginas que oferecem uma extensa biblioteca de imagens, em que o usuário pode combinar esses conteúdos para formar a nuvem de palavras. Outras se destacam pela facilidade de uso ou compatibilidade com recursos online.
Wordclouds 

O Wordclouds (wordclouds.com) é um site que permite criar nuvem de palavras utilizando diversas formas e imagens para enriquecer sua apresentação. É gratuito e deixa o usuário importar palavras de links da internet, documentos PDF ou do MS Office. O Wordclouds permite salvar as nuvens criadas em PNG, PDF e SVG.





CADERNO DO ALUNO: PÁGINAS 121 e 122. 


Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação:

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs se integram em bases tecnológicas que possibilitam a partir de equipamentos, programas e mídias, a associação de diversos ambientes e indivíduos numa rede, facilitando a comunicação entre seus integrantes, ampliando as ações e possibilidades já garantidas ...


Letramento Digital:




Pensamento Computacional:


Construção da Árvore de Tecnologia
Ela é composta por: raízes, um tronco, um caule, três galhos e uma copa.
MODELO:

Tirar foto da árvore e colocar nas redes sociais com a hashtag #ArvoreTecnologia.
Ótimos estudos!



Caderno do Aluno, página 120.


 Nesta atividade vamos aprender um pouco sobre VERBETE.
Qual  o seu significado, sobre a definição no dicionário e atividade de recorte da página 127 do caderno.

As imagens devem ser recortadas e seguindo o caderno, preencha a frente deles com essas expressões. Na parte de trás de cada um deles, faça um desenho/ texto representando o significado de cada expressão.

Exemplo de verbete: 

 Música
substantivo feminino Combinação harmoniosa de sons ou combinação de sons para os tornar harmoniosos e expressivos. Execução de uma composição musical, por diversos meios. Ação de se expressar através de sons, pautando-se em normas que variam de acordo com a cultura, sociedade etc.

Caderno do Aluno, página 121.


Vamos conhecer um pouquinho sobre a relação de vocês com a Tecnologia.

Reflitam  sobre as questões apresentadas na Atividade 1.

1. O que você entende por Tecnologia?
2. O que você compreende por Inovação?
3. Quais experiências ou conhecimentos você já possui sobre Tecnologia e Inovação?
4. Quais tecnologias você carrega com você e utiliza no seu dia-a-dia?
5. Essas tecnologias são digitais ou não?

Após refletir sobre as questões apresentadas, recorte 5 pedaços de um papel (pode ser cartolina ou sulfite), escreva em cada pedaço uma das suas respostas. 
Em nossa próxima aula presencial, faremos uma nuvem de palavras. 


Ótimos estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário