segunda-feira, 3 de agosto de 2020

AGOSTO e SETEMBRO/ 20 3º Bimestre ELETIVA Desvendando os segredos da adolescência



Olá alunos!  Dando sequência nas aulas de Eletiva...

Importante:
Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores: 

 1º Bimestre (estes conteúdos estão no post do 1º Bimestre Março a Maio/20)
- Estou crescendo.
- Puberdade.
- Crescendo com saúde.
- Hormônios.
- Sexo e Doenças.
- Gravidez na adolescência.
- Abuso e exploração sexual.
- O cérebro apaixonado
- Depressão e Suicídio.

 2º Bimestre: (estes conteúdos estão no post do 2º Bimestre Junho a Julho/20)
- Bullying.
- Celular e adolescentes.
- Timidez.
- Preconceito e inclusão.
- Drogas.
- Gestão financeira.
- Futuro.
- Culminância.
- Semana 06.07 a 10.07 Obesidade na adolescência e a importância do esporte.
- Semana 13.07 a 17.07 Sentimentos e Emoções (O homem nasce bom?)
- Semana 20.07 a 31.07 Adolescentes: Identidade e responsabilidade.

3º Bimestre: (CONTEÚDOS DESTA POSTAGEM)
- SEMANA 03 a 07/08 Bebida alcoólica
- SEMANA 10 a 14/08 Sexualidade
- SEMANA 17 a 21/08 Ansiedade
- SEMANA 24 a 28/08 Carreira
- SEMANA 31 a 04/09 Família 
- SEMANA 07 a 11/09 Ética e moral
- SEMANA 14 a 25/09 Atividades mão na massa, alunos e familiares.



MATERIAL NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: CADERNO, LÁPIS, BORRACHA, LÁPIS DE COR E CELULAR PARA PESQUISA.



Data de realização: 03 a 07 de Agosto de 2020

Tema: Bebida alcoólica


O Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio da Lei 8.069/90, é um dos principais instrumentos legais para coibir o consumo do álcool por crianças e adolescentes. Segundo o estatuto, é crime servir, fornecer, entregar ou vender bebidas alcoólicas a crianças ou a adolescentes. A pena é detenção de 2 a 4 anos.20 de out. de 2018


Sobretudo, um dos maiores índices de mortalidade no trânsito tem a ver
 com álcool e volante.
 A bebida alcoólica é a causa de mais de 3 milhões de mortes por
 ano no mundo,  segundo a Organização Mundial da Saúde OMS.


Dados apontam que uma em cada vinte mortes está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas, e as principais vítimas, são os jovens de 20 à 29 anos.

Atualmente um estudo realizado em 195 países, afirma, não há nível seguro no consumo de bebidas alcoólicas.

O artigo científico foi publicado no periódico médico, The Lancet, não funciona, dizer beba com moderação.

Ademais o Brasil é o país com o maior número de vítimas por ano de doenças relacionadas ao álcool.

Doenças como gastrite, cirrose hepática, câncer e demência, bem como impotência sexual, fazem parte da lista.

Acima de tudo, estimam se que são mais de 76 mil mortes, enquanto 21 mil delas também falecem anualmente por problemas relacionados ao consumo de bebidas.

Quanto a questão não é um assunto por menor, devemos fazer de tudo para evitar acidentes e vidas ceifadas pelo álcool e promover informação, conscientização e prevenção, motivação e educação reduzirá os números alarmantes de morte causadas no trânsito.

Vídeo

Atividade:
Para concretizar os riscos à saúde provocados pelo abuso de bebida alcoólica,  você aluno(a) deverá fazer a leitura da história abaixo, a qual relata um fato corriqueiro na vida de muitas pessoas e transformarem-na em um texto, acrescentando um final que represente a escolha mais adequada sobre ela aceitar ou não a carona do irmão.

A ESCOLHA
Produzida por Elisete Moss (2009)


ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos!
Professora Mirian

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 
Paulo Freire




Data de realização: 10 a 14 de Agosto de 2020

Tema: Sexualidade




Há um apelo contínuo direcionado aos jovens sobre o sexo, os canais de comunicação estimulam a sexualidade precoce, mas raramente falam sobre responsabilidade e os danos que isso pode trazer. 

O tema requer atenção e deve ser debatido, discutido e explicado de modo equilibrado e com dados científicos.

Atualmente, o Brasil está acima da média latino-americana de gravidez na adolescência, a cada mil adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos, 68,4 ficaram grávidas e tiveram seus bebês, aponta o relatório.

Por isso abordar temas como sexualidade e o impacto nas emoções, e como é o sexo na era líquida, será de grande importância para a saúde dos jovens.

Sem contar que o Brasil é o país que mais concentra novas infecções por HIV: 49% das pessoas contaminadas, em 2016, eram brasileiras, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

O dado mais alarmante, entretanto, é que das 4.500 novas infecções pelo vírus HIV em adultos, 35% ocorreram entre jovens de 15 a 24 anos. Falar então sobre as doenças sexualmente transmissíveis, e levar saúde é sem dúvida um tema especial, sensível mas que precisa ser abordado.




ATIVIDADE:

Observe a charge e escreva um resumo com a sua opinião sobre o conteúdo.

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos!
Professora Mirian

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 
Paulo Freire











Data de realização: 17 a 21 de Agosto de 2020

Tema: Ansiedade




Precipuamente, a aceleração dos tempos modernos causa angústia e ansiedade intensa, e essa excessiva preocupação tende a ser maior nos jovens. Eles acabam sendo as principais vítimas sofrendo deste mal psíquico.

A ansiedade pode causar sobrepeso, insegurança, depressão, medo e pode em alguns casos levar a síndrome do pânico.

O cotidiano altamente competitivo e as frustrações mal administradas são os principais inimigos, levando a preocupações intensas.

O Ansioso sofre por antecipação, ele prevê um cenário que não existe e essa excessiva perspectiva causa medo de situações cotidianas.

Os sintomas mais comuns são frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.

O uso exagerado de celular pode levar a nomofobia que nada mais é que o uso excessivo de celular. Segundo pesquisas essa patologia pode levar à ansiedade, tremores e até depressão.

Ansiedade é excesso de futuro, depressão é excesso de passado e estresse é excesso de presente, mas não precisa ser assim.




ATIVIDADE

Compreenda a sua ansiedade:

Quando tenho ansiedade
Vá para o seu local seguro e sinta-se confortável. Pense na sua vida, no seu corpo, no seu estado psico-emocional e encontre alguns momentos pessoais, onde pode e gostaria de praticar esta atenção plena. Pense no que lhe está a fazer mais falta!

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos!
Professora Mirian

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 
Paulo Freire








Data de realização: 24 a 28 de Agosto de 2020

Tema: Carreira





É triste ver os jovens desesperados quanto ao futuro e sua carreira.


Acima de tudo a juventude e a adolescência é um dos períodos da vida onde eles mais sofrem. Ficam preocupados com vários fatores, e se sentem pressionados a decidir o que vão ser para o resto da vida.

E um período em que eles não sabem, nem quem são, e quem dirá tomar uma decisão tão séria como o que serão.

Sobretudo, muitas pessoas acabam tomando decisões seguido por pressão ou por influência e cobranças por um título. E quando a pressão os impede de ter um título percebem que a vida passou e ainda não conquistaram uma graduação.

Muitos chegam a idade adulta frustrados e infelizes porque não sabem o que vão ser ou tristes por terem tomado uma decisão precipitada.



ATIVIDADE:

Assista ao vídeo e faça as anotações das respostas no caderno.




ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos!

Professora Mirian

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 
Paulo Freire




Data de realização: 31 de Agosto a 04 de Setembro de 2020

Tema: Família

Uma estrutura familiar funcional baseada no amor e na autoridade faz toda diferença na hora de atravessar as turbulências dessa fase. A importância da família na adolescência é essencial.


A base da sociedade é a família. Família é um dos assuntos preferidos dos jovens cristãos, comunidades diversas valorizam e disseminam o tema em congressos e encontros e isso é positivo.

Educação vem do berço e resgatar esses valores para os jovens com uma interação dinâmica e relevante é essencial. Falar sobre as problemáticas que envolvem o tema e trazer soluções práticas são importantes.

O que é estrutura familiar?
Um equívoco comum é achar que estrutura familiar se refere à composição da família. Não é isso. O que importa aqui não é se um adolescente tem um pai e uma mãe casados, ou pais divorciados, ou ainda apenas uma mãe ou um pai solteiro. Uma família pode ter inúmeras configurações nos dias de hoje. E todas podem funcionar bem ou mal, dependendo da forma como estruturam suas relações. E esse é o ponto fundamental quando se fala em estrutura familiar.
Uma família bem estruturada é aquela em que as relações entre pais e filhos estão solidamente estabelecidas sobre dois pilares fundamentais: o amor e a autoridade. Parece óbvio? Mas não é tão simples assim.

O pilar do amor 
Quando foi a última vez que vocês foram juntos ao cinema e depois se sentaram num café para conversar sobre o filme? Ou saíram para um passeio no parque sem telefones celulares nas mãos, e conversaram olhando um nos olhos do outro?

O pilar da autoridade
Ter autoridade é bem diferente de ser autoritário. Numa relação autoritária, o lado mais fraco se submete pela força; numa relação de autoridade, você conduz o processo, mas a construção das regras e limites é conjunta e, na medida do possível, consensual. E ele aceita o combinado por entender que tem uma função importante.


ATIVIDADE:
Agora, escreva um pequeno texto, contando um momento marcante, feliz ou engraçado que você viveu ao lado da sua família, utilize detalhes para descrever esse momento.


ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! 
Professora Mirian

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 
Paulo Freire



Data de realização: 07 a 11 de Setembro 2020

TEMA: Ética e moral


Que que é ética?

Ética é definida como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social, ou seja, é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social, vem do grego "ethos" que significa modo de ser.

 

Exemplos de ética

Ética diz respeito ao conjunto de valores e princípios a partir dos quais um determinado indivíduo determina sua conduta social. Por exemplo: se os princípios éticos para a vida em sociedade estipulam que roubar é errado, uma pessoa que os segue, naturalmente, não deve roubar nada.

 

O que é uma pessoa ética?

Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. ... A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético. Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais.

 

Qual a importância da ética no nosso cotidiano?

ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. 

 

Como a ética pode ser aplicada nos dias de hoje?

É sempre importante fazer uma análise de como a ética se faz presente em nossa vida, nos dias atuais, pois se observa que certos valores que cada indivíduo assimila no decorrer de sua formação como pessoa, muitas vezes adquiridos em sua família, escola, enfim, tais valores procuram nos guiar através de nossas escolhas

 

O ético é aquele que é justo, correto, adequado. Qualquer decisão que seja tomada deverá estar de acordo a valores como:

Honestidade – Ser honesto em qualquer situação, mesmo quando haja a oportunidade de não o ser.

Ser Tolerante e Flexível – Primeiro conheça as pessoas, não julgue com antecipação. As coisas mudam com muita velocidade. As transformações na sociedade são uma constante.

Integridade – Ser integro é agir conforme nossos princípios, ter conduta reta. Uma pessoa íntegra não se vende por situações momentâneas.

Coragem para assumir as decisões – É preciso ter coragem mesmo quando existem pessoas contra tais decisões.

Humildade
 – Precisa ser humilde o bastante para entender que não é o dono da verdade, aceitando opiniões e estar apto para ouvir aos demais.

Ética x Moral



Ética se relaciona a liberdade e rege a convivência das pessoas segundo a natureza humana, não se resumindo a casos particulares, mas estudando-os. Animais fazem o que fazem porque não pode ser de outro jeito, seguem o instinto. Os seres humanos podem escolher fazer diferentemente.

Moral é o conjunto de normas vinculadas às ações, aprendidas por tradição ou consenso, que decidimos seguir.

ATIVIDADE

Agora que você já conhece mais sobre as diferenças entre ética e moral e qual o papel de cada uma na nossa sociedade, é hora de colocar em prática o seu conhecimento. Teste agora o que aprendeu com as questões  sobre ética e moral.  Não se esqueça de comparar as suas respostas com o gabarito no final!

1) Questão sobre ética e moral – UPE 2014 – O que é ética? O que é moral? No encaminhamento dessas questões, precisamos voltar ao sentido originário da ética e da moralidade. Todas as morais, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a ética. Ética somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto a moral está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ética. (BOFF, Leonardo, Ethos Mundial, 2003, p. 27-28. Adaptado.)

Acerca desse assunto, analise os itens seguintes:

I – A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral.

II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores.

III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos.

IV – Um dos grandes problemas da ética diz respeito à polêmica entre o relativismo moral e ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura.

V – A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico.

Estão CORRETOS:

a) I, II e V

b) II, III e V

c) I, IV e V

d) II, III e IV

e) I, III e V

2) Questão sobre Ética e Moral -(Leopoldino Rocha)- O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos:

a) ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si.

b) saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais.

c) não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente

d) dizer o que as coisas são, como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato

e) ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros

3) Questão sobre Ética e Moral -(Enem PPL 2016)

A figura do inquilino ao qual a personagem da tirinha se refere é o(a)

a) Constrangimento por olhares de reprovação.   

b) Costume imposto aos filhos por coação.   

c) Consciência da obrigação moral.   

d) Pessoa habitante da mesma casa.   

e) Temor de possível castigo.  


ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! 

Professora Mirian

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 
Paulo Freire


Quinzenal 14 a 25 de Setembro 2020

Habilidades: Comunicação, colaboração, iniciativa, pensamento crítico e analítico, curiosidade e imaginação, domínio das tecnologias, argumentação, autonomia, imaginação criativa, organização, foco e  Assertividade.

ENTREGA:

Enviar por e-mail ou whatsapp da Professora, fotos ou filmes realizando as atividades, lembrar de incluir na mensagem: Nome e série. (miriancolaco@professor.educacao.sp.gov.br)

 

Prezado(a) aluno(a),

Esta atividade foi desenvolvida para ser trabalhada entre você (aluno) e os seus familiares.

 

Abaixo você terá 4 opções para escolher:

 

1ª opção:

Adivinhe o filme

Utilizando uma mesa como apoio, você deverá desenhar um elemento de um filme, e os seus familiares terão que adivinhar qual é. A caixa de pandora, a picareta do Anão Feliz, vale tudo para exercitar a imaginação. Utilize um folha e giz de cera, caso não tenha o giz, poderá utilizar lápis de cor. Anote os pontos de cada participante. Aguardo as fotos ou filme!

2ª opção:

 Concurso de Poses

A ideia aqui é imitar poses de um desenho. Você pode criar os seus próprios ou trabalhar em cima de alguns que já existem. Depois, o seu familiar segura o desenho e você copia a pose que está vendo. Um jeito superdivertido de brincar com o corpo e dar boas risadas. Para deixar a brincadeira melhor ainda, você pode tentar fazer a pose sem ver o desenho, somente com as dicas de seus familiares, eles podem tentar descrever a pose e você imagina e faz. Aguardo as fotos ou filme!


Parece fácil imitar as poses da figura, mas a graça aqui está justamente em errar e dar risada disso.

3ª opção:

Quem sou?

Anotar em um papel o nome de um animal, pode ser pessoas ou personagens. Cada participante deverá ter um papel, este papel deverá ser colocado na testa dos participantes, o jogo consiste em fazer perguntas para tentar descobrir que animal você é. “Tenho 4 patas? Tenho pelos? Sei voar ?”. Cada participante pode fazer uma pergunta por rodada para tentar adivinhar. Se ele não souber o bicho, precisa esperar a sua vez para fazer uma nova pergunta. O legal é definir a regra de que só podem ser feitas perguntas cujas respostas sejam sim ou não. Você poderá fazer mímica para que o jogador descubra o nome do animal que está na sua testa. Aguardo as fotos ou filme!

4ª opção:

 Câmera quente

(No lugar da câmera você poderá utilizar o celular, basta ligar o temporizador para fotos)

Funciona assim. Os participantes da brincadeira sentam em roda. A recomendação é sentar numa cama ou numa outra superfície macia porque o risco da câmera cair da mão de alguém é enorme (mas a risada vale o risco). Uma pessoa vai ligar o timer e partir daí a câmera vai rodar de mão em mão. Para ser um pouco menos tenso do que passar batata quente, e também para diminuir o risco da câmera cair das mãos, eu estabeleci a regra que cada participante precisa segurar a câmera, mira-la para si e falar “um” antes de passar para o próximo. Quem estiver com a câmera na hora em que a foto for tirada perde um ponto. Aguardo as fotos ou filme!

 

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

https://docs.google.com/forms/d/1vkT2EOKxh0__H5LYOJ6y9ryp4Wnh1eEdUKQQdWkkVlI/edit

 Ótimos trabalhos! 

Professora Mirian

 

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 

Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário