Olá alunos! Dando sequência nas aulas de Eletiva...
Importante:
Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:
1º Bimestre (estes conteúdos estão no post do 1º Bimestre Março a Maio/20)
- Estou crescendo.
- Puberdade.
- Crescendo com saúde.
- Hormônios.
- Sexo e Doenças.
- Gravidez na adolescência.
- Abuso e exploração sexual.
- O cérebro apaixonado
- Depressão e Suicídio.
2º Bimestre: (estes conteúdos estão no post do 2º Bimestre Junho a Julho/20)
- Bullying.
- Celular e adolescentes.
- Timidez.
- Preconceito e inclusão.
- Drogas.
- Gestão financeira.
- Futuro.
- Culminância.
- Semana 06.07 a 10.07 Obesidade na adolescência e a importância do esporte.
- Semana 13.07 a 17.07 Sentimentos e Emoções (O homem nasce bom?)
- Semana 20.07 a 31.07 Adolescentes: Identidade e responsabilidade.
3º Bimestre: (CONTEÚDOS DESTA POSTAGEM)
- SEMANA 03 a 07/08 Bebida alcoólica
- SEMANA 10 a 14/08 Sexualidade
- SEMANA 17 a 21/08 Ansiedade
- SEMANA 24 a 28/08 Carreira
- SEMANA 31 a 04/09 Família - SEMANA 07 a 11/09 Ética e moral- SEMANA 14 a 25/09 Atividades mão na
massa, alunos e familiares.
MATERIAL NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: CADERNO, LÁPIS, BORRACHA, LÁPIS DE COR E CELULAR PARA PESQUISA.
Data de realização: 03 a 07 de Agosto de 2020
- Bullying.
- Semana 20.07 a 31.07 Adolescentes: Identidade e responsabilidade.
3º Bimestre: (CONTEÚDOS DESTA POSTAGEM)
- SEMANA 24 a 28/08 Carreira
- SEMANA 31 a 04/09 Família
Tema: Bebida alcoólica
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
Data de realização: 10 a 14 de Agosto de 2020
Tema: Sexualidade
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
Data de realização: 17 a 21 de Agosto de 2020
Tema: Ansiedade
ATIVIDADE
Compreenda a sua ansiedade:
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
Data de realização: 24 a 28 de Agosto de 2020
Tema: Carreira
Assista ao vídeo e faça as anotações das respostas no caderno.
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
Data de realização: 31 de Agosto a 04 de Setembro de 2020
Tema: Família
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
Que que é ética?
Ética é definida como um conjunto de valores que orientam o
comportamento do homem em relação aos outros na sociedade em que vive,
garantindo, igualmente, o bem-estar social, ou seja, é a forma que o homem deve
se comportar no seu meio social, vem do grego "ethos" que significa
modo de ser.
Exemplos de ética
Ética diz respeito ao conjunto de valores e princípios a partir dos
quais um determinado indivíduo determina sua conduta social. Por exemplo:
se os princípios éticos para a vida em sociedade estipulam que roubar é errado,
uma pessoa que os segue, naturalmente, não deve roubar nada.
O que é uma pessoa ética?
Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento
moral do ser humano e sua postura no meio social. ... A forma de agir em
sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou
antiético. Ser ético ou ter um
comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver
baseado em valores morais.
Qual a importância da ética no nosso cotidiano?
A ética permite-nos viver como seres humanos,
detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do
desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre,
naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de
decisões.
Como a ética pode ser aplicada nos dias de hoje?
É sempre importante fazer uma análise de como a ética se
faz presente em nossa vida, nos dias atuais, pois se observa que
certos valores que cada indivíduo assimila no decorrer de sua formação como
pessoa, muitas vezes adquiridos em sua família, escola, enfim, tais valores
procuram nos guiar através de nossas escolhas
O ético é
aquele que é justo, correto, adequado. Qualquer decisão que seja tomada deverá
estar de acordo a valores como:
Honestidade – Ser honesto em qualquer situação, mesmo quando haja a
oportunidade de não o ser.
Ser Tolerante
e Flexível – Primeiro conheça
as pessoas, não julgue com antecipação. As coisas mudam com muita velocidade.
As transformações na sociedade são uma constante.
Integridade – Ser integro é agir conforme nossos princípios, ter
conduta reta. Uma pessoa íntegra não se vende por situações momentâneas.
Coragem
para assumir as decisões – É preciso
ter coragem mesmo quando existem pessoas contra tais decisões.
Humildade – Precisa ser humilde o bastante para entender que não
é o dono da verdade, aceitando opiniões e estar apto para ouvir aos demais.
Ética x Moral
Ética se relaciona a liberdade e rege a
convivência das pessoas segundo a natureza humana, não se resumindo a casos
particulares, mas estudando-os. Animais fazem o que fazem porque não pode ser
de outro jeito, seguem o instinto. Os seres humanos podem escolher fazer
diferentemente.
Moral é o conjunto de normas vinculadas às
ações, aprendidas por tradição ou consenso, que decidimos seguir.
1) Questão sobre ética e moral – UPE 2014 – O que é ética? O que é moral? No encaminhamento dessas questões, precisamos voltar ao sentido originário da ética e da moralidade. Todas as morais, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a ética. Ética somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto a moral está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ética. (BOFF, Leonardo, Ethos Mundial, 2003, p. 27-28. Adaptado.)
Acerca desse assunto, analise os itens seguintes:
I – A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral.
II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores.
III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos.
IV – Um dos grandes problemas da ética diz respeito à polêmica entre o relativismo moral e ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura.
V – A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico.
Estão CORRETOS:
a) I, II e V
b) II, III e V
c) I, IV e V
d) II, III e IV
e) I, III e V
2) Questão sobre Ética e Moral -(Leopoldino Rocha)- O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos:
a) ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si.
b) saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais.
c) não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente
d) dizer o que as coisas são, como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato
e) ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros
3) Questão sobre Ética e Moral -(Enem PPL 2016)
A figura do inquilino ao qual a personagem da tirinha se refere é o(a)
a) Constrangimento por olhares de reprovação.
b) Costume imposto aos filhos por coação.
c) Consciência da obrigação moral.
d) Pessoa habitante da mesma casa.
e) Temor de possível castigo.
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
![](https://1.bp.blogspot.com/-gSiyP4pzwOU/Xxstu5Cw0rI/AAAAAAAABTM/Mp5-HOEYhRMtP7cJxXR1o3-YiNA57msyQCNcBGAsYHQ/s320/52144.png)
Habilidades: Comunicação, colaboração, iniciativa, pensamento
crítico e analítico, curiosidade e imaginação, domínio das
tecnologias, argumentação, autonomia, imaginação
criativa, organização, foco e Assertividade.
ENTREGA:
Enviar por e-mail ou
whatsapp da Professora, fotos ou filmes realizando as atividades, lembrar de
incluir na mensagem: Nome e série. (miriancolaco@professor.educacao.sp.gov.br)
Prezado(a) aluno(a),
Esta atividade foi
desenvolvida para ser trabalhada entre você (aluno) e os seus familiares.
Abaixo
você terá 4 opções para escolher:
1ª opção:
Utilizando uma mesa como apoio, você deverá
desenhar um elemento de um filme, e os seus familiares terão que adivinhar qual
é. A caixa de pandora, a picareta do Anão Feliz, vale tudo para exercitar a
imaginação. Utilize um folha e giz de cera, caso não tenha o giz, poderá
utilizar lápis de cor. Anote os pontos de cada participante. Aguardo as fotos ou filme!
2ª opção:
A ideia aqui é imitar
poses de um desenho. Você pode criar os seus próprios ou trabalhar em cima de
alguns que já existem. Depois, o seu familiar segura o desenho e você copia a
pose que está vendo. Um jeito superdivertido de brincar com o corpo e dar boas
risadas. Para deixar a brincadeira melhor ainda, você pode tentar fazer a pose
sem ver o desenho, somente com as dicas de seus familiares, eles podem tentar
descrever a pose e você imagina e faz. Aguardo as fotos ou filme!
Parece
fácil imitar as poses da figura, mas a graça aqui está justamente em errar e
dar risada disso.
3ª opção:
Anotar
em um papel o nome de um animal, pode ser pessoas ou personagens. Cada
participante deverá ter um papel, este papel deverá ser colocado na testa dos
participantes, o jogo consiste em fazer perguntas para tentar
descobrir que animal você é. “Tenho 4 patas? Tenho pelos? Sei voar ?”. Cada
participante pode fazer uma pergunta por rodada para tentar adivinhar. Se ele
não souber o bicho, precisa esperar a sua vez para fazer uma nova pergunta. O
legal é definir a regra de que só podem ser feitas perguntas cujas
respostas sejam sim ou não. Você poderá fazer mímica para que o
jogador descubra o nome do animal que está na sua testa. Aguardo as fotos ou filme!
4ª opção:
(No lugar da
câmera você poderá utilizar o celular, basta ligar o temporizador para fotos)
Funciona assim. Os
participantes da brincadeira sentam em roda. A recomendação é sentar numa cama
ou numa outra superfície macia porque o risco da câmera cair da mão de alguém é
enorme (mas a risada vale o risco). Uma pessoa vai ligar o timer e partir daí a
câmera vai rodar de mão em mão. Para ser um pouco menos tenso do que passar
batata quente, e também para diminuir o risco da câmera cair das mãos, eu
estabeleci a regra que cada participante precisa segurar a câmera, mira-la para
si e falar “um” antes de passar para o próximo. Quem estiver com a câmera na
hora em que a foto for tirada perde um ponto. Aguardo as fotos ou
filme!
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique
e responda:
https://docs.google.com/forms/d/1vkT2EOKxh0__H5LYOJ6y9ryp4Wnh1eEdUKQQdWkkVlI/edit
Ótimos
trabalhos!
Professora Mirian
Quem ensina
aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário