segunda-feira, 3 de agosto de 2020

AGOSTO e SETEMBRO/ 20 3º Bimestre Tecnologia e Inovação


Olá alunos!
Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.

Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:

1º Bimestre
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News,  Algoritmo,  Bitcoin e Criptomoedas,  Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).
2º Bimestre:
- Página 143 (Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE).
- Página 144 (Atividade 2 - Painel Comunidade), (Atividade 3 - Criando um post para a comunidade), (Atividade 4 – Explorando as mídias digitais).
- Página 145 e 146: Atividade 5 - Fábrica - Explorar Comandos e Trilha de Comandos.
- Página 146: Atividades 6 - Fábrica 
- Tecnologia e as relações interpessoais.
- Páginas 147 e 148  Confecção de uma peça.
- Caderno do aluno página 148, 149 e 150 (Realidade Virtual) SEMANA 10.08.20 A 14.08.20
Conteúdos extras: (este link esta disponível no blog em um post separado)
- Robótica -  Introdução aos robôs.
- Informática Básica.

3º BIMESTRE: 
- Caderno do aluno Tema: E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR? SEMANA 17 A 21.08.20

- Caderno do Aluno, Páginas: 130,131 e 132. (Algoritmo) 14.09 a 25.09


SEMANA 10.08.20 A 14.08.20

PÁGINA 148
ATIVIDADE 7 - REALIDADE VIRTUAL

Como funcionam os óculos de realidade virtual?

Vídeo do QR code. 
https://youtu.be/Q6pO3moyfNI

A realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema
operacional que tem o objetivo de recriar ao máximo a sensação de realidade. Ela
apresenta aos nossos sentidos (paladar, tato, olfato, visão e audição) um ambiente
virtual que podemos explorar de várias formas.
Nesse sentido, transforma a experiência do aprendizado em algo significativo e
lúdico. Os cenários, por meio de criações interativas, permitem maneiras diferentes
de relacionar com o meio social.

Página 149
ATIVIDADE 8 – Óculos de realidade virtual


Tutorial do QR Code.




Desenvolver os conceitos maker para construir óculos de realidade virtual, em que
será essencial explorar a importância de vivenciar experiências virtuais a baixos
custos. Siga os passos apresentados no caderno do aluno para confecção dos óculos
virtuais.
Existem vários conteúdos e aplicativos educativos que permitem interação. Abaixo,
conheça alguns que poderão enriquecer suas atividades propostas:

● Google Street View: Com seu celular e óculos VR, é possível visualizar
qualquer lugar no mundo e olhar ao redor como se estivesse no local. Perfeito para
visitar lugares e estudar diversas áreas do conhecimento.
● RYOT VR: O aplicativo contém vídeos de notícias e documentários curtos
em 360°, permitindo aos usuários participarem interativamente de histórias do
mundo.
● The Body VR: Permite entender o funcionamento das células do sangue.
● VRSE – Within VR: Com ele, você pode conhecer o mundo
cinematográfico. Tem filmes curtos, documentários, belas imagens, além de um
pouco de comédia.
● Youtube: A cada dia cada vez mais vídeos 360° são disponibilizados. É
possível olhar em volta, como se você estivesse de fato nos locais das imagens.
● Discovery VR: Tem uma variedade de vídeos interessantes que podem ser
trabalhados em sala de aula.
● The Night Café: Permite realizar um tour por obras do pintor holandês
Vincent Van Gogh.
● Incell VR: É um game com o enredo do ser humano em forma de uma
corrida, onde a missão é se esquivar ou coletar objetos.

ATIVIDADE 9 – LENTE PARA ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL
(RV)





Página 150
ATIVIDADE 10 – Hora de testar os seus óculos

No caderno do aluno, sugerimos alguns aplicativos para testarem os óculos (página 150)

Para finalizar essa atividade,  escrevam no caderno sobre a experiência de construir
um óculos virtual e testá-lo. 

Preencham o mapa mental 




Envie o resultado final do trabalho para o e-mail da professora.

 Tenho certeza que será uma experiência incrível.

Página 150


Atenção alunos, esta atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupo, através do whatsapp.




Dica de vídeo interessante

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! 

Professora Mirian

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender. 
Paulo Freire


 SEMANA 17 A 21.08.20


Caderno do aluno Tema: E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR?


ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! 

Professora Mirian



Quinzenal 14 a 25 de Setembro 2020

Habilidades: Habilidade digital, poder resolver problemas, inteligência emocional, iniciativa , empreendedorismo, pensamento crítico e analítico, curiosidade, imaginação, domínio das tecnologias, autonomia, imaginação criativa, organização, foco,  assertividade.

CADERNO DO ALUNO

PÁGINAS 130, 131 e 132

 

Atividade 4 – Algoritmo

Os computadores entendem e atuam no nosso mundo (e até fora dele) através de uma logica

matemática binaria de zeros e uns. Talvez a ideia de que um programa que seja executado em um

computador com todos esses zeros e uns, agora, seja mais familiar a todos nos.

Porém, antes de falarmos dos programas executados pelos computadores, temos que falar

de algo mais simples, ainda que menos conhecido, que é a ideia de algoritmo.

Um algoritmo e um conjunto ou sequência de instruções para executar uma tarefa.

Os robôs, por exemplo, que são controlados por programas de computadores, realizam conjuntos específicos de ações para as quais foram programados por meio de “instruções”. Mas não pense que algoritmo é um conceito que existe somente no mundo dos computadores. Os algoritmos estão por toda

parte em nosso cotidiano. Por exemplo, para irmos de nossa casa para a escola executamos um

algoritmo (saio de casa, viro a esquerda, ando 200 metros, viro a direita, ando 400 metros, subo a

rua, etc). Para fazer uma simples omelete, também e preciso seguir um algoritmo (quebre os ovos,

adicione sal e temperos, bata com um garfo, despeje na frigideira, etc).

É interessante notar que existem algoritmos mais simples e outros muitos mais complexos. Também, em alguns casos, a sequência das instruções do algoritmo pode mudar sem que isto afete o resultado final; no entanto, existem outros algoritmos em que a sequência não pode ser alterada.

 

Registre um exemplo de um algoritmo em que a ordem de execução pode ser alterada

sem atrapalhar o resultado final, e outro em que isso não e possível?

 

Programando em papel: criando programas

Para se familiarizar com o conceito de algoritmo, é interessante ter algo com que comparar.

Nesta atividade, vamos apresentar uma linguagem de programação feita com linhas e setas.

 





Lembre-se: Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador.

Eles podem ser escritos em linguagem humana para realizar uma atividade qualquer (uma receita

de bolo, por exemplo). Já um programa deve ser escrito em uma “linguagem” que o computador

entenda, a lógica binaria.

 

Depurando: o poder da repetição

Depurar, em programação, tem diversos sentidos. Aqui, para nós, depurar significa reduzir

e simplificar a quantidade de comandos em uma programação para deixa-la mais simples, mais

elegante e com menos comandos. Veja as imagens abaixo: uma delas não foi depurada (Imagem

1) e a outra (Imagem 2) foi. O que nós percebemos e que, ao depurar, reduzimos e simplificamos

nosso código.

 


 

Vamos praticar! Utilize os comandos para resolver os códigos abaixo:



Atividade 5 – Programando em papel – O poder da repetição

 



 

Aluno(a), nas próximas aulas daremos sequência a este tema.

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

https://docs.google.com/forms/d/1vkT2EOKxh0__H5LYOJ6y9ryp4Wnh1eEdUKQQdWkkVlI/edit

 Ótimos trabalhos! 

 Professora Mirian



Nenhum comentário:

Postar um comentário