- Páginas 147 e 148 Confecção de uma peça.
- Caderno do Aluno,
Páginas: 130,131 e 132. (Algoritmo) 14.09 a 25.09
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
Habilidades: Habilidade digital, poder
resolver problemas, inteligência emocional, iniciativa ,
empreendedorismo, pensamento crítico e analítico, curiosidade,
imaginação, domínio das tecnologias, autonomia, imaginação
criativa, organização, foco, assertividade.
CADERNO DO ALUNO
PÁGINAS 130, 131 e 132
Atividade 4 – Algoritmo
Os computadores entendem e atuam no nosso mundo (e até fora dele)
através de uma logica
matemática binaria de zeros e uns. Talvez a ideia de que um programa que
seja executado em um
computador com todos esses zeros e uns, agora, seja mais familiar a
todos nos.
Porém, antes de falarmos dos programas executados pelos computadores,
temos que falar
de algo mais simples, ainda que menos conhecido, que é a ideia de
algoritmo.
Um algoritmo e um conjunto ou sequência de instruções para executar uma
tarefa.
Os robôs, por exemplo, que são controlados por programas de
computadores, realizam conjuntos específicos de ações para as quais foram
programados por meio de “instruções”. Mas não pense que algoritmo é um conceito
que existe somente no mundo dos computadores. Os algoritmos estão por toda
parte em nosso cotidiano. Por exemplo, para irmos de nossa casa para a escola
executamos um
algoritmo (saio de casa, viro a esquerda, ando 200 metros, viro a
direita, ando 400 metros, subo a
rua, etc). Para fazer uma simples omelete, também e preciso seguir um
algoritmo (quebre os ovos,
adicione sal e temperos, bata com um garfo, despeje na frigideira, etc).
É interessante notar que existem algoritmos mais simples e outros muitos
mais complexos. Também, em alguns casos, a sequência das instruções do
algoritmo pode mudar sem que isto afete o resultado final; no entanto, existem
outros algoritmos em que a sequência não pode ser alterada.
Registre um
exemplo de um algoritmo em que a ordem de execução pode ser alterada
sem atrapalhar o
resultado final, e outro em que isso não e possível?
Programando em papel: criando programas
Para se familiarizar com o conceito de algoritmo, é interessante ter
algo com que comparar.
Nesta atividade,
vamos apresentar uma linguagem de programação feita com linhas e setas.
Lembre-se: Um algoritmo não
representa, necessariamente, um programa de computador.
Eles podem ser escritos em
linguagem humana para realizar uma atividade qualquer (uma receita
de bolo, por exemplo). Já
um programa deve ser escrito em uma “linguagem” que o computador
entenda, a lógica binaria.
Depurando: o poder da repetição
Depurar,
em programação, tem diversos sentidos. Aqui, para nós, depurar significa
reduzir
e
simplificar a quantidade de comandos em uma programação para deixa-la mais
simples, mais
elegante
e com menos comandos. Veja as imagens abaixo: uma delas não foi depurada
(Imagem
1) e a
outra (Imagem 2) foi. O que nós percebemos e que, ao depurar, reduzimos e
simplificamos
nosso
código.
Vamos
praticar! Utilize os comandos para resolver os códigos abaixo:
Atividade 5 – Programando em papel – O poder da repetição
Aluno(a), nas próximas aulas daremos sequência a este
tema.
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
https://docs.google.com/forms/d/1vkT2EOKxh0__H5LYOJ6y9ryp4Wnh1eEdUKQQdWkkVlI/edit
Ótimos
trabalhos!
Professora Mirian
Nenhum comentário:
Postar um comentário