segunda-feira, 1 de junho de 2020

JUNHO e JULHO/20 2º BIMESTRE Eletiva: Cinema, Sociedade e Cidadania

2º BIMESTRE 01 JUNHO/2020 A 31 JULHO/2020



Olá alunos!
Continuando a matéria de Eletiva ...


Importante:
Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:

1º Bimestre 
(estes conteúdos estão no post do 1º Bimestre Março a Maio/20)
- CINEMA: História do Cinema.
- CINEMA: Linha do tempo das invenções.
- CINEMA: Cinema brasileiro.
- CINEMA: Cinema e as tecnologias.
- CINEMA: Leitura: Ensinamentos escondidos em filmes e séries.
- CINEMA: Relação entre Cinema e Educação (Cinema na redação do Enem 2019,  Atividade: criação de roteiro).
- CINEMA: Cinema (Figurinos).
- CINEMA: Cinema x Moda (Leitura do texto).
- CINEMA: Cinema e Música.
- CINEMA: Iluminação e Cinema.
- CINEMA: Roteiro de Cinema.
- SOCIEDADE: Significado de Sociedade.
- CIDADANIA: Significado de Cidadania.
- CINEMA, SOCIEDADE E CIDADANIA: Planejamento Culminância.

CONTEÚDOS NESTA POSTAGEM
2º Bimestre
- CIDADANIA: Trabalho escolar
- CIDADANIA: Professor e aluno, a importância deste relacionando.
- SOCIEDADE: Analfabetismo no Brasil e a importância da Leitura.
- CINEMA: HABILIDADES FUNDAMENTAIS EM UM ESCRITOR


Data de realização: 20 a 31 de Julho 2020


Material necessário para a realização da atividade: Caderno, sulfite, lápis de cor, lápis preto e borracha.
Atenção: Não precisa copiar o texto, apenas as perguntas e as respostas das atividades.

CINEMA

HABILIDADES FUNDAMENTAIS EM UM ESCRITOR

Interpretação de Texto

A interpretação de texto é o elemento-chave para o resultado acadêmico, eficiência na solução de exercícios e mesmo na compreensão de situações do dia a dia.
Além de uma leitura mais atenta e conhecimento prévio sobre o assunto, o elemento de fundamental importância para interpretar e compreender corretamente um texto é ter o domínio da língua.
E mesmo dominando a língua é muito importante ter um dicionário por perto. Isso porque ninguém conhece o significado de todas as palavras e é muito difícil interpretar um texto desconhecendo certos termos.
Finalmente, o mais importante: leia! Somente a prática da leitura facilitará a sua capacidade de compreensão e interpretação de textos. 
7 dicas que vão te mostrar como interpretar um texto!

1. Leia todo o texto pausadamente

O primeiro contato com o texto é muito importante. É nesse momento que você vai saber qual o assunto tratado e qual a posição do seu autor.
Leia devagar e sem interromper a leitura.

2. Releia o texto e marque todas as palavras que não sabe o significado

Agora que você já sabe qual é o assunto, na segunda leitura você dará início a uma fase mais detalhada.
Na existência de palavras desconhecidas, anote em um rascunho ou sublinhe no próprio texto.

3. Veja o significado de cada uma delas no dicionário e anote

Consulte o dicionário e anote os sinônimos ou a explicação do seu sentido. Releia o texto substituindo as palavras desconhecidas por aquelas que você já conhece.
Isso não só ajuda a entender um texto em específico, como também aumenta o seu vocabulário.

4. Separe os parágrafos do texto e releia um a um fazendo o seu resumo

Separe o texto em parágrafos. À medida que lê, utilize um rascunho para fazer um resumo daquilo que leu.
A partir daí você está exercitando a sua capacidade em compreender a leitura.
Resuma aquilo que leu. Agregar ao texto ideias precipitadas não demonstra concentração, e isso pode levar você a divagar no assunto e, inclusive, tirar conclusões erradas.

5. Elabore uma pergunta para cada parágrafo e responda

Ler pode ser uma atitude passiva, mas quando você experimenta usar o texto fazendo perguntas sobre ele e respondendo, absorve melhor o teor das suas palavras e os seus significados.
Nesse momento você poderá perceber que, afinal, ainda havia muita coisa para entender.

6. Questione a forma usada para escrever

Questione o motivo pelo qual o autor usou determinada forma para se expressar. Qual teria sido a sua intenção para escrever assim e não de outro modo?
E a palavras utilizadas, será que elas indicam alguma coisa?

7. Faça um novo texto com as suas palavras, mas siga as ideias do autor

Assinale as ideias principais e se certifique que as inclui no texto. Escrever o mesmo, mas com as suas palavras é uma prova de que entendeu aquilo que leu.
No final, certifique-se de que não “colocou palavras na boca do autor”, dizendo algo que não foi mencionado no texto por ele.
ATIVIDADE
Leia os textos para responder às questões.
1) "Em um mundo marcado por conflitos em diferentes regiões, as operações de manutenção da paz das Nações Unidas são a expressão mais visível do compromisso solidário da comunidade internacional com a promoção da paz e da segurança.
Embora não estejam expressamente mencionadas na Carta da ONU, elas funcionam como instrumento para assegurar a presença dessa organização em áreas conflagradas, de modo a incentivar as partes em conflito a superar suas disputas por meio pacífico – razão pela qual não devem ser vistas como forma de intervenção armada."
Acesso em: 26.08.2016. Adaptado.
Historicamente, o Brasil envia soldados para participar de operações de paz. Em 2004, foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).
De acordo com o texto, essa missão foi criada para
a) restabelecer a segurança e normalidade institucional do Haiti após sucessivos episódios de turbulência política e de violência, que marcaram esse país no início do século XXI.
b) atacar os garimpos ilegais de diamantes no interior do Haiti, que usavam mão de obra infantil nas minas onde esse minério é encontrado.
c) combater o narcotráfico comandado pelo Cartel de Medelin, que a partir do Haiti distribuía drogas para todos os países da América Latina.
d) acabar com os problemas ambientais crônicos no Haiti, pois esse país era o principal responsável pela poluição ambiental no Caribe.
e) extinguir a rede de trabalho escravo existente no Haiti, que utilizava esse tipo de mão de obra nas plantações de soja e trigo.
2) O labirinto dos manuais
Há alguns meses troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”, decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho. O manual tentava prever todas as possibilidades. Virou um labirinto de instruções!
Na semana seguinte, tentei baixar o som da campainha. Só aumentava. Buscava o vibracall, não achava. Era só alguém me chamar e todo mundo em torno saía correndo, pensando que era o alarme de incêndio! Quem me salvou foi um motorista de táxi.
— Manual só confunde – disse didaticamente. – Dá uma de curioso.
Insisti e finalmente descobri que estava no vibracall há meses! O único problema é que agora não consigo botar a campainha de volta!
Atualmente, estou de computador novo. Fiz o que toda pessoa minuciosa faria. Comprei um livro. Na capa, a promessa: “Rápido e fácil” – um guia prático, simples e colorido! Resolvi: “Vou seguir cada instrução, página por página. Do que adianta ter um supercomputador se não sei usá-lo?”. Quando cheguei à página 20, minha cabeça latejava. O livro tem 342! Cada vez que olho, dá vontade de chorar! Não seria melhor gastar o tempo relendo Guerra e Paz*?
Tudo foi criado para simplificar. Mas até o microndas ficou difícil. A não ser que eu queira fazer pipoca, que possui sua tecla própria. Mas não posso me alimentar só de pipoca! Ainda se emagrecesse... E o fax com secretária eletrônica? O anterior era simples. Eu apertava um botão e apagava as mensagens. O atual exige que eu toque em um, depois em outro para confirmar, e de novo no primeiro! Outro dia, a luzinha estava piscando. Tentei ouvir a mensagem. A secretária disparou todas as mensagens, desde o início do ano!
Eu sei que para a garotada que está aí tudo parece muito simples. Mas o mundo é para todos, não é? Talvez alguém dê aulas para entender manuais! Ou o jeito seria aprender só aquilo de que tenho realmente necessidade, e não usar todas as funções. É o que a maioria das pessoas acaba fazendo!
(Walcyr Carrasco, Veja SP, 19.09.2007. Adaptado)
* Livro do escritor russo Liev Tolstói. Com mais de mil páginas e centenas de personagens, é considerada uma das maiores obras da história da literatura.
Pelos comentários feitos pelo narrador, pode-se concluir corretamente que
a) a leitura de obras-primas da literatura é atividade mais produtiva do que utilizar celulares e computadores.
b) os manuais cujas diversas instruções os usuários não conseguem compreender e pôr em prática são improdutivos.
c) a vendedora foi convincente, pois o narrador comprou o celular, embora duvidasse das qualidades prometidas pelo aparelho.
d) o manual sobre computadores, ao contrário de outros do gênero, cumpria a promessa assumida nos dizeres impressos na capa.
e) os jovens deveriam ensinar computação aos mais velhos, pois, dessa forma, estes últimos entenderiam as funções básicas do equipamento.
 Intenção
Escrever livremente para dar vazão a pensamentos, sensações e ideias é um exercício excelente de expressão e autoconhecimento. Para contar uma boa história, no entanto, você precisa ir além do registro dos seus impulsos criativos. Em algum momento do processo de criação, pense sobre sua intenção e sobre que ideias você está tentando expressar com seu texto.
Para que serve na prática
Decidir que informações são importantes incluir na história e quais são dispensáveis.
Como desenvolver essa habilidade
Releia sua história e procure entender que impressão sobre os personagens você está causando em cada passagem do texto. Revise e edite o que escreveu tendo em mente a reação/pensamento/atmosfera/emoção que você espera evocar em cada cena. Considere como a forma que você desenvolveu a narrativa está ajudando e atrapalhando você a alcançar seu objetivo.
 Improvisação 
Escrever tendo consciência da sua intenção para incluir cada frase pode resultar em um texto engessado demais. Encontre um equilíbrio entre escrever com um objetivo específico em mente, para intensificar a dramaturgia da história, e escrever de improviso, deixando seu impulso criativo livre para explorar possibilidades dentro do contexto do universo de ficção que você está criando.
Para que serve na prática
Escrever de forma mais espontânea e encontrar rumos inesperados para o enredo da sua história.
Como desenvolver essa habilidade
Desapegue da ideia de escrever um texto pronto na primeira tentativa. Encare suas sessões de escrita como exercícios de investigação. Não julgue o que você está escrevendo ao mesmo tempo em que escreve. Use suas ideias e inspirações como ponto de partida para começar a desenvolver um texto e mantenha a mente aberta para levar sua história por caminhos que você não havia considerado.
Mente Perceptiva
Para escrever histórias originais, o escritor precisa aprender a olhar para o óbvio e ver algo diferente, desenvolver sensibilidade para interpretar comportamentos, falas e situações, indo além do que é superficial e senso comum. Aprenda a navegar na área cinza entre os extremos do certo e errado, justo e injusto, moral e imoral, amor e ódio, bom e mau, normal e bizarro.
Para que serve na prática
Escrever textos menos superficiais, que ofereçam uma perspectiva original sobre o tema da história.
Como desenvolver essa habilidade
Investigue o que está por trás das aparências, do que é visível, do que está sendo dito. Considere as motivações ocultas e secretas das pessoas para dizer o que dizem e fazer o que fazem. Esqueça temporariamente das suas certezas absolutas sobre a vida. Considere como certas situações poderiam ser interpretadas de uma forma menos crítica, radical e definitiva.
Empatia
Para criar personagens que não sejam apenas variações sutis de sua própria personalidade, o escritor precisa aprender a compreender a perspectiva de pessoas de quem ele discorda. Sempre considere diferentes pontos de vista sobre uma situação e procure entender como outras pessoas pensam e se sentem. Empatizar é experimentar o mundo com a realidade, as motivações e as emoções de uma outra pessoa. É o que a gente faz como leitor e é o que você precisa aprender a fazer como escritor.
Para que serve na prática
Criar personagens mais humanos e verossímeis.
Como desenvolver essa habilidade
Procure escutar com a mente aberta os argumentos de pessoas de quem você discorda e tente entender lógicas de raciocínio diferentes da sua. Ainda que você discorde fundamentalmente de alguém, aprenda a dar sentido aos comportamentos e opiniões dessa pessoa dentro do contexto da vida dela.
Inteligência Emocional
Um escritor com inteligência emocional entende a conexão e inter-relação entre suas emoções e comportamentos, mesmo quando eles parecem contraditórios. Raros são os momentos em que dizemos para outras pessoas a verdade sobre o que estamos realmente sentindo e pensando. Ao invés disso, expressamos nossas emoções de forma indireta. Consciente disso, você pode criar personagens que reagem de forma mais humana.
Para que serve na prática
Criar personagens menos melodramáticos e mais imprevisíveis.
Como desenvolver essa habilidade, releia sua história e preste atenção aos momentos onde os comportamentos dos personagens estão perfeitamente alinhados com o que eles estão dizendo. Choro não é a única forma de demonstrar tristeza. Grito não é a única forma de expressar raiva. Não entregue tudo mastigado para o leitor. Inclua uma camada de sub texto na sua história, encontrando formas peculiares de mostrar o que os personagens estão realmente pensando e sentindo. Instigue a curiosidade do leitor criando contraste entre as ações e emoções dos personagens.

ATIVIDADE

MÃO NA MASSA

Utilizando o vídeo como modelo, faça um mini livro com a sua biografia, este resumo deve conter: Nome, Idade, sonhos, metas, desenhos, recortes de revistas e  lugares que gostaria de conhecer, desenvolva este texto imaginando que ele será um livro de sucesso. 



Biografia: A biografia é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. De um modo geral as biografias contam a vida de alguém. 

clique no vídeo

Fique por dentro!

Fake News

“Fake News” é um termo cunhado para designar notícias falsas, inexatas ou incompletas sobre um determinado movimento civil, partido político ou pessoa. Ocorre em todos os lugares do mundo e se disseminaram velozmente através da internet.
Num mundo hiperconectado, nem sempre temos tempo de refletir sobre o que lemos e assim, tendemos a acreditar em tudo que recebemos em nossas redes sociais.
O maior exemplo foi descoberto em 2018. Um ano antes, os EUA elegiam seu novo presidente, Donald Trump, foi revelado que potenciais eleitores do candidato republicano receberam em suas redes sociais fake news sobre sua opositora Hillary Clinton. Desta maneira, essas pessoas mudaram seu voto e assim, deram a vitória a Trump.
É preciso estar atento ao que se compartilha nas redes sociais. Uma tarefa simples é desconfiar se a matéria vem sem assinatura do jornalista. Vale também copiar alguns trechos e pesquisá-la no Google. O mesmo acontece com as imagens que nem sempre retratam a realidade.
Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.
  • Senso estético
  • Habilidade digital.
  • Poder resolver problemas.
  • Inteligência emocional.
  • Cidadania global.
  • Comunicação e colaboração.
  • Pensamento crítico e analítico.
  • Curiosidade e imaginação.
  • Domínio das tecnologias.
  • Argumentação
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia
  • Imaginação criativa
  • Organização.
  • Foco
  • Assertividade
  • Respeito

ATENÇÃO ALUNO(A)!FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA
clique e responda:

Ótimos trabalhos!
Professora Mirian

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo Freire




Data de realização: 13 a 17 de Julho 2020


MATERIAL NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: CADERNO E CELULAR PARA PESQUISA.


TEMA DA AULA DE HOJE: Analfabetismo no Brasil e a importância da Leitura.

LEITURA DO TEXTO

analfabetismo no Brasil atinge 7,0% da população ou 11,5 milhões de pessoas (dados de 2017).
O Plano Nacional de Educação tem como meta chegar ao ano de 2024 com uma taxa zero de analfabetismo no Brasil.
Taxa de Analfabetismo no Brasil
Segundo os dados do IBGE, a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais de idade no Brasil é de 7,0% (2017).
Este dado representa 11,5 milhões de indivíduos que ainda não sabem ler e escrever.
O índice triplica na população acima de 60 anos, pois foram pessoas que não tiveram contato com a expansão da escola pública.

Além disso, outro problema grave atinge aqueles que conseguem ler e escrever pequenas frases. Este são os chamados "analfabetos rudimentares" e correspondem a cerca de 21% da população.

Analfabetismo Funcional
Se as taxas de analfabetismo absoluto tem diminuído no Brasil, o índice de analfabetismo funcional tem aumentado.
Analfabetismo funcional é definido quando a pessoa é capaz de ler e escrever algumas frases, mas não de interpretá-las.
Calcula-se que o analfabetismo funcional atinja cerca de um terço de jovens e adultos de 15 a 65 anos, o que significa 38 milhões de brasileiros, segundo a ONG Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro.
Ao contrário dos outros tipos de analfabetismo, o funcional pode atingir pessoas com um nível escolar considerado alto. Calcula-se que 30% dos universitários do Brasil sejam analfabetos funcionais.

Clique no vídeo

Busque conhecimento e pratique a arte do saber 



Solução para o Analfabetismo no Brasil
Estimular a leitura e a escrita 
O analfabeto torna-se um excluído social, além de perder várias oportunidades de trabalho


 Consequências do Analfabetismo
As consequências do analfabetismo são terríveis para o indivíduo e para um país.
A pessoa acaba se excluindo ficando à margem da sociedade, com vergonha da sua situação. Numa sociedade onde tudo é escrito é indigno para um adulto pedir ajuda constantemente e não ser capaz de preencher um formulário ou ler uma placa.
Para o país é uma geração de cidadãos que se perde e que não estarão apto para desempenhar funções que exijam esforço intelectual, ainda que pequeno.

A Importância da Leitura
Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana.
Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos.
Dessa maneira, quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro que nos permitem desenvolver o raciocínio. Além disso, com essa atividade aguçamos nosso senso crítico por meio da capacidade de interpretação.
Nesse sentido, vale lembrar que a “interpretação” dos textos é uma das chaves essenciais da leitura. Afinal, não basta ler ou decodificar os códigos linguísticos, faz-se necessário compreender e interpretar essa leitura.

Os benefícios da leitura
Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.
Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita.
Ao ler o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões.
Por esse motivo, a leitura deve ser incentivada desde a educação primária. 

Para o escritor brasileiro Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros".

Você sabia?
Do latim, a palavra “leitura” (lectura), significa eleição, escolha.

A evolução da leitura
Com a invenção da Imprensa (Tipografia), em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg (1398-1468), o ato de ler (anteriormente divulgado por manuscritos), expandiu-se rapidamente. Junto à isso, proporcionou maior a difusão e produção de conhecimentos no mundo.

Imagem que mostra a evolução da leitura nas diferentes mídias

Com a globalização e a aceleração das transformações comunicacionais e digitais da modernidade (televisores, computadores, celulares, etc) o ato da leitura foi cada vez mais adquirindo um lugar secundário.
Todavia, tal seja a importância da leitura no mundo, a expansão tecnológica proporcionou outras formas de leitura, por exemplo, os famosos e-books.
A leitura no Brasil
Estudos apontam que no Brasil a média de leitura dos brasileiros é de 1 livro por ano. Esse dado nos deixa numa das posições baixas em relação a outros países da América Latina. Na Argentina, por exemplo, a média anual é de 12 livros por habitante.
Essa realidade torna-se mais clarificada quando pensamos no problema do “analfabetismo funcional”. Ou seja, o conhecimento do código linguístico unida à limitada capacidade de interpretar os textos. Esse é um dos principais problemas da educação no país, e portanto, as estatísticas assustam.

clique na imagem para ampliar

Fonte: Ibope Inteligência/Fundação Pró-livro

Frases sobre a leitura

O estudo foi para mim o remédio soberano contra os desgostos da vida, não havendo nenhum desgosto de que uma hora de leitura me não tenha consolado.” (Montesquieu)

A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.” (Albert Einstein)

Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve.” (Jorge Luis Borges)

Quem não lê, não quer saber; quem não quer saber, quer errar.” (Padre Antônio Vieira)

A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhuma tela e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional.” (Umberto Eco)

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” (Bill Gates)

ATIVIDADE 1:
Interpretação de texto
interpretação de texto envolve a leitura e a compreensão de textos escritos.

clique na imagem




Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.
  • Liderança.
  • Senso estético
  • Habilidade digital.
  • Poder resolver problemas.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.
  • Inteligência emocional.
  • Cidadania global.
  • Comunicação e colaboração.
  • Iniciativa e empreendedorismo.
  • Pensamento crítico e analítico.
  • Curiosidade e imaginação.
  • Domínio das tecnologias.
  • Argumentação
  • Cultura digital
  • Autogestão
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia
  • Imaginação criativa
  • Organização.
  • Foco
  • Iniciativa social
  • Assertividade
  • Autoconfiança
  • Respeito
Hoje vamos aprender mais sobre: 
  •  Assertividade é uma postura comportamental diante das pessoas e de situações cotidianas. Não está ligada ao que é certo ou errado; está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições. Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos.

ATENÇÃO ALUNO(A)!FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA
clique e responda:

Ótimos trabalhos!
Professora Mirian

Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes. Paulo Freire





Data de realização: 06 a 10 de Julho 2020

Olá alunos!
Continuando a matéria de Eletiva ...


Importante:
Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:

- História do Cinema.
- Linha do tempo das invenções.
- Cinema brasileiro.
- Cinema e as tecnologias.
- Leitura: Ensinamentos escondidos em filmes e séries.
- Relação entre Cinema e Educação (Cinema na redação do Enem 2019,  Atividade: criação de roteiro).
- Cinema (Figurinos).
- Cinema x Moda (Leitura do texto).
- Cinema e Música.
- Iluminação e Cinema.
- Roteiro de Cinema.
- Sociedade.
- Cidadania
- Culminância
- Trabalho escolar.

Temática da aula de hoje:
Professor e aluno: a importância deste relacionamento

Material necessário para a realização da atividade: Caderno e celular para pesquisa.


Professor e aluno: a importância deste relacionamento


Os efeitos de um bom relacionamento entre professor e aluno excedem o limite da sala de aula.
Quer descobrir como?

A escola é o espaço de encontro entre alunos, professores e conhecimento. No entanto, para esse encontro apresentar um match perfeito, é preciso criar e nutrir uma boa relação professor e aluno em sala de aula.

Falar sobre a importância da relação professor e aluno é falar da essência da razão de ser e do trabalho das ações pedagógicas nas escolas.

Você já assistiu ao filme Sociedade dos Poetas Mortos? Ele ilustra bem a importante dimensão existente na relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

Nessa obra, temos como foco a atuação de um professor dedicado e comprometido em, de fato, fazer a diferença na vida de seus alunos. E ele faz isso não apenas cumprindo cronograma e transmitindo conhecimentos em via única - ele ajuda a inspirar os estudantes a se desenvolverem integralmente e a aplicarem, de modo contextualizado, o que é discutindo em sala de aula para construírem seu futuro. E isso, tanto no filme quanto em nossa realidade, tem um alto poder transformador. 

VÍDEOS


SER PROFESSOR!


https://www.youtube.com/watch?v=Uiv2A-XF0eQ



Aprender a aprender - Curta Metragem


https://www.youtube.com/watch?v=GvsEqthCTxU



A importância do vínculo afetivo entre professor e aluno


https://www.youtube.com/watch?v=5JY0SMylbho




Vaca Não Dá Leite - Mario Sergio Cortella




Atividade 1:


"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo".

Reflita sobre a frase apresentada e responda no caderno, qual o significado dela para você?

Atividade 2: (extra)

Atividade de valorização e respeito

ensino religioso

Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.
  • Liderança.
  • Senso estético
  • Habilidade digital.
  • Poder resolver problemas.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.
  • Inteligência emocional.
  • Cidadania global.
  • Comunicação e colaboração.
  • Iniciativa e empreendedorismo.
  • Pensamento crítico e analítico.
  • Curiosidade e imaginação.
  • Domínio das tecnologias.
  • Argumentação
  • Cultura digital
  • Autogestão
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia
  • Imaginação criativa
  • Organização.
  • Foco
  • Iniciativa social
  • Assertividade
  • Autoconfiança
  • Respeito


Hoje vamos aprender mais sobre:
  • Empatia e cooperação = Empatia é o ato de se colocar no lugar do outro e Cooperação é a ação de ajudar o próximo a atingir um objetivo.
  • Inteligência emocional = É um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. 
  • Respeito = O respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa ou para uma entidade e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado. 


ATENÇÃO ALUNO(A)!FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA
clique e responda:

Ótimos trabalhos!
Professora Mirian
Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes. Paulo Freire

Material necessário para a realização da atividade: Caderno e celular para pesquisa.


Data de realização: 29 Junho à 3 Julho 2020
Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:

Para que um trabalho de pesquisa seja completo, antes de tudo, deve ser feita uma pesquisa em diversas fontes (livros, revistas, jornais, enciclopédias, internet e outros), nas quais o aluno anotará as informações mais importantes sobre o assunto. Tais anotações são conhecidas como fichamento, que serão a base do trabalho. É importante ressaltar que o aluno deve sempre anotar a fonte de onde retirou as informações, ou seja, fazer referência de todos os materiais que utilizou para elaborar o trabalho. Outra dica importante é que o aluno deve ler as informações encontradas, compreendê-las e formular o trabalho com suas palavras, e não somente copiar para o papel aquilo que encontrou. Esse processo ajudará muito no seu aprendizado. 

Após a etapa de pesquisa do assunto, segue-se para a montagem do trabalho. Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:

Capa;
Sumário;
Introdução;
Desenvolvimento do assunto;
Conclusão;
Bibliografia consultada.
Capa: geralmente contém elementos como o nome da escola, o título do trabalho, o nome do aluno ou alunos (caso seja um trabalho em grupo), número e série, nome do professor e da disciplina, nome da cidade e data. Uma capa bem feita valoriza muito o trabalho.

Sumário ou Índice: é uma relação das divisões do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia etc.) e o respectivo número da página onde esses itens estão. Deve-se tomar cuidado para não errar a numeração, pois isso prejudica o trabalho.

Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho. Não se deve colocar conclusões na introdução.

Desenvolvimento do trabalho: é o trabalho propriamente dito. Deve conter um texto claro e objetivo, abordando completamente o assunto, levantando problemas e soluções, e também as argumentações do aluno. É importante que o texto não contenha erros de gramática e tenha coerência, ou seja, começo, meio e fim.

Conclusão: é onde o aluno finaliza o trabalho, escrevendo seu ponto de vista sobre o assunto e as conclusões que tirou com a pesquisa realizada.

Bibliografia: é a relação de todos os materiais que foram usados na pesquisa (livros, sites, revistas e outros materiais). Deve ser feita em ordem alfabética e de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR-6023/2002.Fonte: Disponível em http://www.suapesquisa.com.

Abaixo estão listados alguns sites que oferecem informações e orientações sobre como fazer uma pesquisa escolar.

http://www.suapesquisa.com

http://www.infoescola.com

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/trabalhosescolares.html


Assista aos vídeos:


Vídeo: Como Fazer Um Trabalho Escolar - Fácil e Rápido.


Como fazer trabalho escolar pelo celular?



IDEIAS BONITAS PARA CAPAS DE TRABALHOS ESCOLARES

Dica de leitura:

É possível ler livros online, sem baixar nada .http://lelivros.love/
                                                                                        

ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:


Avaliação: A avaliação será realizada através do desempenho,  participação nas atividades e  criticidade nas produções solicitadas.

Ótimos trabalhos!
Professora Mírian








Semanas: 15 à 26 de Junho 2020

CULMINÂNCIA
Significado: Apresentação ou a entrega de um projeto.


Vídeos:

Atividades:


Aluno(a), teremos três modelos de culminância, você poderá escolher uma das opções:


1ª Opção:

Escolher um dos temas estudados e desenvolver um resumo (usando folha de sulfite ou folha do caderno de desenho), o conteúdo deve apresentar:

 Texto dissertativo-argumentativo, com exposição de ideias sobre o tema, posicionamento pessoal e argumentação.
- Desenho.
- Pesquisa na internet.

Aos alunos que escolherem a Opção 1, olha que legal esta borda, vocês podem desenhar no sulfite e incluir dentro o conteúdo.





2ª Opção:

Escolher um dos temas estudados e gravar um vídeo, contendo as seguintes informações:

-  Nome do aluno.
-  Série.
Escola.
-  Matéria.
-  Nome da professora.
-  O Tema escolhido.
 Resumo sobre o tema escolhido (Vídeo curto).

Modelo: VÍDEO DEPOIMENTO DO ALUNO ALAN 8º ANO - B


      3ª Opção:   
Criar o Stop Motion.
Montar um cenário, utilizando: brinquedos, objetos ou desenhos.
Fotografar as cenas, mudando os objetos de posição.
Utilize o celular para registrar as imagens.

Vídeos com dicas: Como fazer um Stop Motion
https://www.youtube.com/watch?v=SdY8J7cSWAo

 

Aluno(a), você terá até o dia 26.06.2020 para fazer a escolha e produzir o seu conteúdo, do dia 29.06.2020 à 03.07.2020, você deverá me enviar os trabalhos (fotos e vídeos), para que eu possa corrigir e finalizar a nossa culminância, fique atento ao prazo, após a data, não será mais possível enviar esta atividade, você terá duas semanas para planejar e concluir. 
Caso tenha dúvidas, aproveite para tirá-las antes do prazo final.


ATENÇÃO ALUNO(A)!FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA
clique e responda:

 Ótimos trabalhos!

Professora Mírian


Data de realização: 08.06.2020 à 19.06.2020

Clique nos vídeos:


Direitos sociais, civis e políticos - Brasil Escola

Cidadania
Você vive isolado do mundo e das pessoas, fazendo o que quer, na hora em que bem entende? Provavelmente não, certo? Mesmo sem perceber, você já sabe o que é cidadania: é o conjunto de direitos e deveres exercidos por uma pessoa que vive em sociedade. A cidadania é justamente essa relação de respeito com o lugar em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele.
Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui. Nós temos o direito à vida, direito à educação, direito de ser respeitado, etc. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente.
Já os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade. São deveres nossos: respeitar pai e mãe, tratar todos com boa educação, cuidar dos lugares em que vivemos, etc. Os deveres existem para organizar a vida em comunidade. Em casa, na escola, na rua – em qualquer lugar a gente vai encontrar regras, o que pode ser feito e o que não pode. Sem essas regras a convivência ficaria impossível.
Antigamente a palavra cidadão se referia as pessoas que viviam nas cidades, hoje, essa palavra se refere às pessoas que têm seus direitos garantidos e cumpre seus deveres podendo morar na cidade ou no campo, ser criança, adolescente, adulto ou idoso, ou seja, todos os habitantes de um país são cidadãos.
Um cidadão consciente é aquele que não se preocupa só com seus direitos, mas com os direitos das pessoas com quem convivem em sua casa, na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade, etc. Ele luta para que todos tenham seus direitos respeitados. Para alcançar esses direitos, o cidadão consciente pode criar associações de moradores, ser voluntário em projetos sociais, ajudar como puder as pessoas com quem convive.

Atividade 1

Após ler o texto, responda no caderno:

1. O que são atitudes cidadãs?
2. Que atitudes de cidadania você pratica?
3. Como você pode tornar o lugar onde você mora um lugar melhor de se viver?
4. Faça um desenho representando uma sociedade com cidadania.


Atividade 2


PRATIQUE CIDADANIA:

Em casa:
Sempre que puder, ajude seus pais em tarefas como arrumar as camas, ou regar as plantas.
Fique ligado para não desperdiçar água e energia. Se todos economizarem, não vai faltar para ninguém.
Pesquise mais sobre o assunto na internet.
Na escola:
Dê uma força aos seus colegas que têm problemas nas matérias em que você é fera.
Faça campanha para doação de livros para a biblioteca.
No bairro:
Reúna seus amigos e pensem no que fazer para melhorar seu bairro.
Faça uma limpeza em uma praça e convide todos para participar.



Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.

  • Liderança.
  • Senso estético
  • Habilidade digital.
  • Poder resolver problemas.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.
  • Inteligência emocional.
  • Cidadania global.
  • Comunicação e colaboração.
  • Iniciativa e empreendedorismo.
  • Pensamento crítico e analítico.
  • Curiosidade e imaginação.
  • Domínio das tecnologias.
  • Argumentação
  • Cultura digital
  • Autogestão
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia


Hoje vamos aprender mais sobre: 
  • Pensamento crítico e analítico: Consiste basicamente na forma em que cada indivíduo resolve uma situação, desafio ou problema que aparentemente não possui uma solução simples ou conhecida.


ATENÇÃO ALUNO(A)!FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA
clique e responda:

 Ótimos trabalhos!

Professora Mírian




7 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Querida Mirian, que delícia de blog, muito rico e agradável... me deu até vontade de fazer as atividades! Parabéns pelo belo trabalho. É uma alegria tê-la conosco. Um grande abraço e beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susana, que delícia ler seu comentário, você que é um encanto de pessoa e muito carinhosa, obrigada pela visita e pelo carinho comigo, a alegria é toda minha! beijos e abraços em você.

      Excluir
  3. Parabéns pelo Blog Professora! Estou encantada pelas atividades!

    ResponderExcluir