segunda-feira, 1 de junho de 2020

JUNHO e JULHO/20 2º BIMESTRE Tecnologia e Inovação

2º BIMESTRE 01 JUNHO/2020 A 31 JULHO/2020 


Olá alunos!
Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.

TURMA:
- 2ª A Escola Carolina Arruda


Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:
1º Bimestre (estes conteúdos estão no post do 1º Bimestre Março a Maio/20)
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News,  Algoritmo,  Bitcoin e Criptomoedas,  Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).

2º Bimestre: (CONTEÚDOS DESTA POSTAGEM)
- Página 143 (Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE).
- Página 144 (Atividade 2 - Painel Comunidade), (Atividade 3 - Criando um post para a comunidade), (Atividade 4 – Explorando as mídias digitais).
- Página 145 e 146: Atividade 5 - Fábrica - Explorar Comandos e Trilha de Comandos.
- Página 146: Atividades 6 - Fábrica 
- Tecnologia e as relações interpessoais.
- Página 147  Confecção de uma peça.

Conteúdos extras: (este link esta disponível no blog em um post separado)
- Robótica -  Introdução aos robôs.

- Informática Básica.




Data de realização: 20 de Julho a 31 de Julho de 2020
Entrega da atividade: 27 de Julho a 31 de Julho de 2020


Material necessário para a realização da atividade: Caderno do aluno, folha de sulfite para a construção da peça.

QUADRO DE COMANDOS 

clique na imagem

Giros
CADERNO DO ALUNO: PÁGINA 147

Acessar o QR Code da página.

Abaixo o modelo para responder o quadro de atividade da página 147:


clique na imagem
Imagem do QR code 


Confeccionar a peça utilizando um pedaço de papel 

quadrado.


clique na imagem
Atenção: A peça será considerada pronta se estiver na mesma posição indicada no quadro de
modelos de peças. Siga as orientações dispostas no caderno do aluno.

Completar o quadro abaixo:

Assista aos vídeos antes de realizar a atividade:




clique na imagem

Após confeccionar a peça, responda as questões que constam na página 147.


ATIVIDADE COMPLEMENTAR


Página 148





ATIVIDADE EXTRA:

Observe a charge e responda:



- Os meios tecnológicos têm melhorado a qualidade de vida? Como?
 - Quais os benefícios que a Internet nos traz?
 - O uso da Internet tem aproximado ou distanciado os seres humanos? 
- A tecnologia tem tornado as pessoas mais individualistas?
 - É possível estar informado sobre tudo e todos como está exposto na charge somente estando conectado na rede?
 - Quais as vantagens e as desvantagens que o uso da Internet pode trazer para as pessoas em geral? 



ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! Professora Mirian


"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire




Data de realização: 13 de Julho a 17 de Julho de 2020
Entrega da atividade: 20 de Julho a 24 de Julho de 2020

Não precisa copiar os textos, apenas as questões e as respostas.

Material necessário para a realização da atividade: Caderno para copiar as perguntas e respostas.

ATIVIDADE 1:

TECNOLOGIA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ATENÇÃO ALUNO(A), RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.

1-    Explique como ocorrem as relações interpessoais pela internet e quais benefícios ou malefícios essas relações podem provocar na sociedade em geral?
2-    Há vantagens nessas relações interpessoais ocorridas pela internet? Comente.
3-    Responda com suas palavras: o que são redes sociais e o objetivo de sua criação?
4-    Analise a música: Pela Internet do cantor Gilberto Gil e explique com suas palavras como a tecnologia é vista pelo compositor, após faça um paralelo com o nosso cotidiano.
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque, para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na Praça Onze tem um videopôquer para se jogar
Jogar
Jogar, jogar, jogar
Jogar
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
E lá na Praça Onze tem um videopôquer para se jogar

5-    Encontre na letra da canção aspectos positivos e negativos mencionados quanto ao uso da tecnologia. Em seguida, explique quais aspectos predominam. Você concorda com essa confirmação? Por quê? 


DICA DE VÍDEO.

Curso de Arduíno - Aula 01 - Introdução



ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:

 Ótimos trabalhos! Professora Mirian

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire




Data de realização: 06 de Julho a 10 de Julho de 2020
Entrega da atividade: 13 de Julho a 17 de Julho de 2020

Não precisa copiar os textos, apenas as questões e respostas

Olá alunos!

Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.

TURMA:
- 2ª A Escola Carolina Arruda


Importante:

Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News,  Algoritmo,  Bitcoin e Criptomoedas,  Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).
Conteúdos extras:
- Robótica -  Introdução aos robôs.
- Informática Básica.
2º Bimestre:
- Página 143 (Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE).
- Página 144 (Atividade 2 - Painel Comunidade), (Atividade 3 - Criando um post para a comunidade), (Atividade 4 – Explorando as mídias digitais).
- Página 145 e 146: Atividade 5 - Fábrica - Explorar Comandos e Trilha de Comandos

  
Temática da aula de hoje: 2º Bimestre
Página 146: Atividades 6 - Fábrica

Material necessário para a realização da atividade: Caderno do aluno, celular para pesquisa, sulfite, lápis preto, borracha e lápis de cor.                      
Caderno do aluno
Página 146
Atividades 6 - Fábrica

Aluno(a), após a confecção da peça (página 146), responda as questões apresentadas na página:


- Quantos comandos você utilizou para fazer a peça?
- Quais estratégias foram utilizadas para confeccioná-la?
- Você usaria algum outro comando que não foi indicado para a confecção da peça?
- É possível confeccionar a mesma peça utilizando menos comandos? se sim, quais estratégias você usaria?


Lembrando, que para realizar as atividades de hoje, você precisará acessar o QR Code, para ter acesso ao exemplo da confecção da peça 2:

Clique para ampliar o QR Code, (Imagem disponível no caderno do aluno).


Após clicar  no QR Code, você será direcionado para a página que apresenta esta imagem abaixo, ela deve ser utilizada como modelo (exemplo),  para a construção das peças.



Dúvidas para acessar o QR Code?
Assista aos vídeos:



Para simular a confecção da peça, você poderá utilizar um pedaço de papel quadrado para
indicar a peça original. 
Marque nesse papel a base da peça (linha vermelha) em um dos lados.
Em seguida, pense nas possibilidades de construção de uma peça usando a trilha


com no mínimo 4 comandos.


clique na imagem para ampliar.


Seguindo o exemplo de construção denominado “peça 2”, aluno(a) identifique as possibilidades de uso de sequências de comandos para confeccionar uma peça do quadro de modelos.
Atenção: A peça será considerada pronta se estiver na mesma posição indicada no quadro de
modelos de peças. Siga as orientações dispostas no caderno do aluno.

Após a confecção responda as questões apresentadas:
 - Há possibilidades de confecção dessa peça com outros tipos de comandos?
- É possível utilizar menos comandos para realizar a produção da peça? Em caso afirmativo, quais e quantos?


Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.
  • Liderança.
  • Senso estético
  • Habilidade digital.
  • Poder resolver problemas.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.
  • Inteligência emocional.
  • Cidadania global.
  • Comunicação e colaboração.
  • Iniciativa e empreendedorismo.
  • Pensamento crítico e analítico.
  • Curiosidade e imaginação.
  • Domínio das tecnologias.
  • Argumentação
  • Cultura digital
  • Autogestão
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Autonomia
  • Imaginação.
  • Criatividade.
  • Organização.
  • Foco
  • Iniciativa social
  • Assertividade
  • Autoconfiança
  • Respeito
Hoje vamos aprender mais sobre:
  • Imaginação: Desde que a imaginação seja utilizada como uma ferramenta do pensar, ela é extremamente necessária para a conquista de objetivos em qualquer âmbito na vida de um ser humano. A imaginação eficaz é uma ferramenta do pensar, o qual tem uma lógica, uma referência e um ponto de partida.
  • Criatividade: é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas, bem como a capacidade de transformar situações e inovar no modo de agir. Pessoas consideradas criativas geralmente são curiosas por natureza e sempre buscam olhar as coisas de forma diferente buscando oportunidades.
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Professora Mirian

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire



Data de realização: 29.06.2020 à 03.07.2020

Caderno do aluno
Página 145

Atividade 5 - Fábrica - Explorar Comandos e Trilha de Comandos




As atividades com jogos contribuem para o aprendizado, desenvolvendo o pensamento
computacional e aproximando da linguagem de programação, conhecida como um conjunto de
regras que serve para estabelecer uma comunicação com as tecnologias digitais.
A atividade desplugada é uma oportunidade de vivenciar a experiência de construir uma
peça a partir de um modelo envolvendo o raciocínio lógico, utilizando os comandos disponíveis no
quadro de comandos. A sequência de comandos selecionados é o passo a passo para a confecção
da peça, que se dará numa trilha de comandos.




Para saber mais:
Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Disponível em:
<https://classic.csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachersportuguese-
brazil-feb-2011.pdf>. Acesso em: 15.mar.2020.

Atividades desplugadas: linguagem de programação sem computador. Disponível em :
<https://novaescola.org.br/conteudo/7111/atividades-desplugadas-ensinar-linguagem-deprogramacao-
sem-computador>. Acesso em: 16.mar.2020.

Após a confecção da peça, converse com seus colegas, através de whatsapp, sobre as questões seguintes:

Quantos comandos você utilizou para fazer a peça?
Quais estratégias foram utilizadas para confeccioná-la?
Você usaria algum outro comando que não foi indicado para a confecção da peça?
É possível confeccionar a mesma peça utilizando menos comandos? Se sim, quais estratégias você usaria?

Para a próxima aula acesse a  página: https://code.org/




                Aluno(a), após realizar as atividades, você deverá preencher o formulário de presença desta aula no link:

Avaliação: A avaliação será realizada através do desempenho,  participação nas atividades e  criticidade nas produções solicitadas.

Ótimos trabalhos!
Professora Mírian







Data de realização: 15.06.2020 à 26.06.2020
NÃO É NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS

Olá alunos!

Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.

TURMA:
- 2ª A Escola Carolina Arruda

Importante:

Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News,  Algoritmo,  Bitcoin e Criptomoedas,  Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).
Conteúdos extras:
- Robótica -  Introdução aos robôs.
- Informática Básica.
2º Bimestre:
- Página 143 (Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE).
  
Temática da aula de hoje: 2º Bimestre

- Página 144 (Atividade 2 - Painel Comunidade), (Atividade 3 - Criando um post para a comunidade), (Atividade 4 – Explorando as mídias digitais).


Material necessário para a realização da atividade: Caderno do aluno, folha de sulfite e lápis de cor.                        
  
Caderno do aluno
Página 144
Aluno(a), para realizar as atividades da página 144, sugiro que criem um grupo no whatsapp com os colegas da sala de aula (grupos de 5 pessoas).
 Para o sucesso deste conteúdo é muito importante a interação de vocês.

Atividade 2, Painel Comunidade: No conteúdo estudado na aula anterior (Página 143 Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE), você aluno(a), fez  uma pesquisa em sua comunidade/casa/bairro, levantando situações/problema do seu cotidiano. Responda as questões abaixo, utilizando a pesquisa realizada:

Quem cria a comunidade?
Quem participa?
Como são as regras estabelecidas?
O que é comunidade?
É possível pertencermos à comunidade na esfera digital?
A quais comunidades pertencemos?
Quais as nossas expectativas sobre as comunidades às quais pertencemos?
As comunidades apresentam funções, regras e estrutura organizacional?
Você conhece o termo “web comunidade”?  e como elas estão sendo apresentadas no meio digital?
De que forma as “web comunidades” se relacionam na internet?

Saiba mais: A reflexão sobre a vida contemporânea muitas vezes é influenciada pela internet e seus usos. Nosso cotidiano está envolvido pelas tecnologias digitais, desde a vida social, a construção de identidades, o surgimento de novos processos pedagógicos, a troca de conhecimentos, as práticas de consumo (e suas repercussões no campo do marketing), as mídias digitais (web rádios, web TVs e jornalismo independente), os conflitos e intolerâncias (cyberbullying e práticas de ódio), questionamentos da liberdade e a formação de novos consensos éticos. Fonte: Fundação Telefônica - Juventudes e Conexões – Ed. 3. Disponível em: Acesso em: 16 mar.2020.

Em uma folha de sulfite, faça um painel (desenho) sobre as melhorias que podem ser feitas em sua comunidade, organize as necessidades por categoria.


Modelo de painel organizado por categoria

Atividade 3, Criando um post para a comunidade: Agora você deverá criar uma comunidade e elaborar um post para impulsioná-la. A sua comunidade deverá ser criada, a partir da solução do problema da atividade anterior (atividade 2)., seguir os critérios apresentados na atividade:
Qual o tema/assunto desta comunidade?
Que mídia digital será suporte para ela?
Que tipo de linguagem utiliza?
Qual grau de participação de seus membros?
Podem publicar?
Podem compartilhar?
Podem comentar?
Qual o nome da comunidade?
Que leis/regras a regem?

O vídeo a seguir mostra como os estudantes se mobilizaram e construíram uma comunidade voltada à Educomunicação. Entendam a importância de um coletivo e como podemos participar de maneira ativa em uma comunidade. Fonte: Ativismo juvenil/Educomunicação: Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t-Gk7e9BGWs&feature=youtu.be


Mão na Massa - Criando um Post:
Com materiais como: cartolina, canetinhas coloridas, lápis de cor, revistas, jornais, etc., criem um post para impulsionar sua comunidade virtual ou alguma campanha promovida por ela. Pense em problemas do cotidiano que um post poderia contribuir para solucionar.
Definam como seriam as características físicas da mídia digital utilizada pelo grupo, criando uma exposição para seu post. Não se esqueçam de oferecer espaços de interação, como curtir, compartilhar ou comentar, por exemplo.
  Neste ambiente virtual, deixem expostas as regras da comunidade descritas por vocês. A partir da pesquisa realizada com a comunidade, vocês deverão criar um post contemplando o problema que surgiu no resultado da pesquisa. Seguir os critérios apresentados no caderno do aluno e não esqueça a importância de criar um espaço para interação, a exemplo do que ocorre nas redes sociais. Organize uma exposição dos posts produzidos para que possam ver as criações dos colegas e também fundamentar sua experiência e opinião acerca do assunto.


Atividade 4 – Explorando as mídias digitais: Chegou o momento de socializar com seus colegas e divulgar o material, divulgue o endereço para seus colegas curtirem.
  Visitem os posts criados pelos demais grupos, tire suas dúvidas a respeito dos trabalhos e interaja de acordo com as possibilidades de cada material criado.
Lembrem-se de curtirem, comentarem e ou criticarem construtivamente acerca do que está conhecendo.


                Aluno(a), após realizar as atividades, você deverá preencher o formulário de presença desta aula no link:

Avaliação: A avaliação será realizada através do desempenho,  participação nas atividades e  criticidade nas produções solicitadas.

Ótimos trabalhos!
Professora Mírian




Importante:

Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:

Caderno do Aluno 1º Bimestre
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News,  Algoritmo,  Bitcoin e Criptomoedas,  Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).

Conteúdos extras:
- Robótica -  Introdução aos robôs.
- Informática Básica.

  
Temática da aula de hoje: Caderno do Aluno 2º Bimestre


Página 143 Caderno do aluno 

(Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE).


A atividade desta página, propõe uma interação em grupo, converse com seus colegas de classe pelo whatsapp e discutam o que vocês entendem por comunidade, façam o preenchimento do Mapa Mental.


ATENÇÃO ALUNO(A) clique e responda:



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