Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.
TURMA:
- 2ª A Escola Carolina Arruda
Não precisa copiar os textos, apenas as questões e as respostas.
Material necessário para a realização da atividade: Caderno para copiar as perguntas e respostas.
Não precisa copiar os textos, apenas as questões e respostas
Ótimos trabalhos!
Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:
1º Bimestre (estes conteúdos estão no post do 1º Bimestre Março a Maio/20)
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os
tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake
News, Algoritmo, Bitcoin e
Criptomoedas, Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre
VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1,
Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens
de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de
Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).
2º Bimestre: (CONTEÚDOS DESTA POSTAGEM)
- Página 143 (Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE).
- Página 144 (Atividade 2 - Painel Comunidade),
(Atividade 3 - Criando um post para a comunidade), (Atividade 4 – Explorando as
mídias digitais).
- Página 145 e 146: Atividade 5 - Fábrica - Explorar
Comandos e Trilha de Comandos.
- Página 146: Atividades
6 - Fábrica
-
Tecnologia e as relações interpessoais.
- Página 147 Confecção de uma peça.
- Página 147 Confecção de uma peça.
Conteúdos extras: (este link esta disponível no blog em um post separado)
- Robótica - Introdução aos robôs.
- Informática Básica.
Acessar o QR Code da página.
Abaixo o modelo para responder o quadro de atividade da página 147:
clique na imagem![](https://1.bp.blogspot.com/-R_HOEapL1oA/XxXfDFthZnI/AAAAAAAABQ4/Ok_5-HhsoVgodr8GOi0AYi4BkpPKHM-RwCNcBGAsYHQ/s320/255314.jpg)
Imagem do QR code
Confeccionar a peça utilizando um pedaço de papel
quadrado.
clique na imagem
Após confeccionar a peça, responda as questões que constam na página 147.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Página 148
ATIVIDADE EXTRA:
Acessar o QR Code da página.
Abaixo o modelo para responder o quadro de atividade da página 147:
clique na imagem
![](https://1.bp.blogspot.com/-R_HOEapL1oA/XxXfDFthZnI/AAAAAAAABQ4/Ok_5-HhsoVgodr8GOi0AYi4BkpPKHM-RwCNcBGAsYHQ/s320/255314.jpg)
Imagem do QR code
Confeccionar a peça utilizando um pedaço de papel
quadrado.
clique na imagem
Atenção: A peça será considerada pronta se estiver na mesma posição indicada no quadro de
modelos de peças. Siga as orientações dispostas no caderno do aluno.
Completar o quadro abaixo:
Assista aos vídeos antes de realizar a atividade:
clique na imagem
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Página 148
ATIVIDADE EXTRA:
Observe a charge e responda:
- Os meios tecnológicos têm melhorado a qualidade de vida? Como?
- Quais os benefícios que a Internet nos traz?
- O uso da Internet tem aproximado ou distanciado os seres humanos?
- A tecnologia tem tornado as pessoas mais individualistas?
- É possível estar informado sobre tudo e todos como está exposto na charge
somente estando conectado na rede?
- Quais as vantagens e as desvantagens que o uso da Internet pode trazer
para as pessoas em geral?
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos! Professora Mirian
Ótimos trabalhos! Professora Mirian
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire
Data de realização: 13 de Julho a 17 de Julho de 2020
Entrega da atividade: 20 de Julho a 24 de Julho de 2020
Não precisa copiar os textos, apenas as questões e as respostas.
Material necessário para a realização da atividade: Caderno para copiar as perguntas e respostas.
ATIVIDADE 1:
TECNOLOGIA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ATENÇÃO ALUNO(A), RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.
1- Explique como ocorrem as relações interpessoais pela internet e quais benefícios ou malefícios essas relações podem provocar na sociedade em geral?
2- Há vantagens nessas relações interpessoais ocorridas pela internet? Comente.
3- Responda com suas palavras: o que são redes sociais e o objetivo de sua criação?
4- Analise a música: Pela Internet do cantor Gilberto Gil e explique com suas palavras como a tecnologia é vista pelo compositor, após faça um paralelo com o nosso cotidiano.
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque, para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque, para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na Praça Onze tem um videopôquer para se jogar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na Praça Onze tem um videopôquer para se jogar
Jogar
Jogar, jogar, jogar
Jogar
Jogar, jogar, jogar
Jogar
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
E lá na Praça Onze tem um videopôquer para se jogar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
E lá na Praça Onze tem um videopôquer para se jogar
5- Encontre na letra da canção aspectos positivos e negativos mencionados quanto ao uso da tecnologia. Em seguida, explique quais aspectos predominam. Você concorda com essa confirmação? Por quê?
DICA DE VÍDEO.
Curso de Arduíno - Aula 01 - Introdução
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos! Professora Mirian
Ótimos trabalhos! Professora Mirian
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire
Data de realização: 06 de Julho a 10 de Julho de 2020
Entrega da atividade: 13 de Julho a 17 de Julho de 2020
Entrega da atividade: 13 de Julho a 17 de Julho de 2020
Não precisa copiar os textos, apenas as questões e respostas
Olá alunos!
Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.
TURMA:
- 2ª A Escola Carolina Arruda
Importante:
Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News, Algoritmo, Bitcoin e Criptomoedas, Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).
Conteúdos extras:
- Robótica - Introdução aos robôs.
- Informática Básica.
2º Bimestre:
- Página 143 (Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE).
- Página 144 (Atividade 2 - Painel Comunidade), (Atividade 3 - Criando um post para a comunidade), (Atividade 4 – Explorando as mídias digitais).
- Página 145 e 146: Atividade 5 - Fábrica - Explorar Comandos e Trilha de Comandos
- Página 145 e 146: Atividade 5 - Fábrica - Explorar Comandos e Trilha de Comandos
Temática da aula de hoje: 2º Bimestre
- Página 146: Atividades 6 - Fábrica
Material necessário para a realização da atividade: Caderno do aluno, celular para pesquisa, sulfite, lápis preto, borracha e lápis de cor.
Caderno do aluno
Página 146
Atividades 6 - Fábrica
Aluno(a), após a confecção da peça (página 146), responda as questões apresentadas na página:
clique na imagem para ampliar.
Atividades 6 - Fábrica
Aluno(a), após a confecção da peça (página 146), responda as questões apresentadas na página:
- Quantos comandos você utilizou para fazer a peça?
- Quais estratégias foram utilizadas para confeccioná-la?
- Você usaria algum outro comando que não foi indicado para a confecção da peça?
- É possível confeccionar a mesma peça utilizando menos comandos? se sim, quais estratégias você usaria?
Lembrando, que para realizar as atividades de hoje, você precisará acessar o QR Code, para ter acesso ao exemplo da confecção da peça 2:
Clique para ampliar o QR Code, (Imagem disponível no caderno do aluno).
Após clicar no QR Code, você será direcionado para a página que apresenta esta imagem abaixo, ela deve ser utilizada como modelo (exemplo), para a construção das peças.
Dúvidas para acessar o QR Code?
Assista aos vídeos:
Para simular a confecção da peça, você poderá utilizar um pedaço de papel quadrado para
indicar a peça original.
Marque nesse papel a base da peça (linha vermelha) em um dos lados.
Em seguida, pense nas possibilidades de construção de uma peça usando a trilha
com no mínimo 4 comandos.
clique na imagem para ampliar.
Seguindo o exemplo de construção denominado “peça 2”, aluno(a) identifique as possibilidades de uso de sequências de comandos para confeccionar uma peça do quadro de modelos.
Atenção: A peça será considerada pronta se estiver na mesma posição indicada no quadro de
modelos de peças. Siga as orientações dispostas no caderno do aluno.
Após a confecção responda as questões apresentadas:
- Há possibilidades de confecção dessa peça com outros tipos de comandos?
- É possível utilizar menos comandos para realizar a produção da peça? Em caso afirmativo, quais e quantos?
Competências e Habilidades que serão desenvolvidas com a realização das atividades.
- Liderança.
- Senso estético
- Habilidade digital.
- Poder resolver problemas.
- Capacidade de trabalhar em equipe.
- Inteligência emocional.
- Cidadania global.
- Comunicação e colaboração.
- Iniciativa e empreendedorismo.
- Pensamento crítico e analítico.
- Curiosidade e imaginação.
- Domínio das tecnologias.
- Argumentação
- Cultura digital
- Autogestão
- Autoconhecimento e autocuidado
- Empatia e cooperação
- Autonomia
- Imaginação.
- Criatividade.
- Organização.
- Foco
- Iniciativa social
- Assertividade
- Autoconfiança
- Respeito
Hoje vamos aprender mais sobre:
- Imaginação: Desde que a imaginação seja utilizada como uma ferramenta do pensar, ela é extremamente necessária para a conquista de objetivos em qualquer âmbito na vida de um ser humano. A imaginação eficaz é uma ferramenta do pensar, o qual tem uma lógica, uma referência e um ponto de partida.
- Criatividade: é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas, bem como a capacidade de transformar situações e inovar no modo de agir. Pessoas consideradas criativas geralmente são curiosas por natureza e sempre buscam olhar as coisas de forma diferente buscando oportunidades.
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Professora Mirian
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire
Data de realização: 29.06.2020 à 03.07.2020
Caderno do aluno
Caderno do aluno
Página 145
Atividade 5 - Fábrica - Explorar Comandos e Trilha de Comandos
As atividades com jogos contribuem para o aprendizado, desenvolvendo o
pensamento
computacional e aproximando da linguagem de programação, conhecida como
um conjunto de
regras que serve para estabelecer uma comunicação com as tecnologias
digitais.
A atividade desplugada é uma oportunidade de vivenciar a experiência de
construir uma
peça a partir de um modelo envolvendo o raciocínio lógico, utilizando os
comandos disponíveis no
quadro de comandos. A sequência de
comandos selecionados é o passo a passo para a confecção
da peça, que se
dará numa trilha de comandos.
Para saber mais:
Ensinando Ciência da
Computação sem o uso do computador. Disponível em:
<https://classic.csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachersportuguese-
brazil-feb-2011.pdf>. Acesso em:
15.mar.2020.
Atividades desplugadas:
linguagem de programação sem computador. Disponível em :
<https://novaescola.org.br/conteudo/7111/atividades-desplugadas-ensinar-linguagem-deprogramacao-
sem-computador>.
Acesso em: 16.mar.2020.
Após a confecção da peça, converse com seus colegas, através de whatsapp,
sobre as questões seguintes:
Quantos comandos você utilizou para fazer a peça?
Quais estratégias foram utilizadas para
confeccioná-la?
Você usaria algum outro comando que não foi
indicado para a confecção da peça?
É possível confeccionar a mesma peça utilizando
menos comandos? Se sim, quais estratégias você usaria?
Aluno(a),
após realizar as atividades, você deverá preencher o formulário de presença
desta aula no link:
Avaliação: A avaliação será realizada através do
desempenho, participação nas atividades
e criticidade nas produções solicitadas.
Ótimos trabalhos!
Professora Mírian
NÃO É NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS
Olá alunos!
Dando sequência nas aulas de Tecnologia e Inovação.
TURMA:
- 2ª A Escola Carolina Arruda
Importante:
Ótimos trabalhos!
Importante:
Importante:
Relembrando
o que já estudamos nas aulas anteriores:
-
Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência
Artificial, Internet das coisas, Fake
News, Algoritmo, Bitcoin e
Criptomoedas, Hashtag.
- Página 121 Caderno do
Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do
Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do
Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122
Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando
uma Narrativa Digital).
- Página 123
(Representando a Narrativa Digital).
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da
Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).
Conteúdos extras:
- Robótica -
Introdução aos robôs.
- Informática Básica.
2º Bimestre:
- Página 143 (Atividade 1 -
MINHA COMUNIDADE).
Temática
da aula de hoje: 2º Bimestre
-
Página 144 (Atividade 2 - Painel Comunidade), (Atividade 3 - Criando um post
para a comunidade), (Atividade 4 – Explorando as mídias digitais).
Material necessário para
a realização da atividade: Caderno do aluno, folha de sulfite e lápis de cor.
Caderno do aluno
Página 144
Aluno(a), para realizar as atividades
da página 144, sugiro que criem um grupo no whatsapp com os colegas da sala de
aula (grupos de 5 pessoas).
Para o sucesso deste conteúdo é muito
importante a interação de vocês.
Atividade 2, Painel Comunidade: No conteúdo estudado na aula anterior (Página
143 Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE), você aluno(a), fez uma pesquisa em sua comunidade/casa/bairro,
levantando situações/problema do seu cotidiano. Responda as questões abaixo,
utilizando a pesquisa realizada:
Quem cria a
comunidade?
Quem
participa?
Como são as
regras estabelecidas?
O que é
comunidade?
É possível
pertencermos à comunidade na esfera digital?
A quais
comunidades pertencemos?
Quais as
nossas expectativas sobre as comunidades às quais pertencemos?
As
comunidades apresentam funções, regras e estrutura organizacional?
Você conhece o
termo “web comunidade”? e como elas
estão sendo apresentadas no meio digital?
De que forma as “web comunidades” se relacionam na
internet?
Saiba mais: A reflexão sobre a vida contemporânea
muitas vezes é influenciada pela internet e seus usos. Nosso cotidiano está
envolvido pelas tecnologias digitais, desde a vida social, a construção de
identidades, o surgimento de novos processos pedagógicos, a troca de
conhecimentos, as práticas de consumo (e suas repercussões no campo do
marketing), as mídias digitais (web rádios, web TVs e jornalismo independente),
os conflitos e intolerâncias (cyberbullying e práticas de ódio),
questionamentos da liberdade e a formação de novos consensos éticos. Fonte:
Fundação Telefônica - Juventudes e Conexões – Ed. 3. Disponível em: Acesso
em: 16 mar.2020.
Em uma folha de sulfite, faça um painel (desenho) sobre as
melhorias que podem ser feitas em sua comunidade, organize as necessidades por
categoria.
Modelo de painel organizado por categoria
Atividade 3, Criando um post para a comunidade: Agora você deverá criar uma comunidade e elaborar
um post para impulsioná-la. A sua comunidade deverá ser criada, a partir da
solução do problema da atividade anterior (atividade 2)., seguir os critérios
apresentados na atividade:
Qual o
tema/assunto desta comunidade?
Que mídia digital
será suporte para ela?
Que tipo de
linguagem utiliza?
Qual grau de
participação de seus membros?
Podem
publicar?
Podem
compartilhar?
Podem
comentar?
Qual o nome
da comunidade?
Que
leis/regras a regem?
O vídeo a
seguir mostra como os estudantes se mobilizaram e construíram uma comunidade
voltada à Educomunicação. Entendam a importância de um coletivo e como podemos
participar de maneira ativa em uma comunidade. Fonte: Ativismo juvenil/Educomunicação:
Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t-Gk7e9BGWs&feature=youtu.be
Mão na Massa - Criando um Post:
✓ Com materiais como: cartolina,
canetinhas coloridas, lápis de cor, revistas, jornais, etc., criem um post para
impulsionar sua comunidade virtual ou alguma campanha promovida por ela. Pense
em problemas do cotidiano que um post poderia contribuir para solucionar.
✓ Definam como seriam as
características físicas da mídia digital utilizada pelo grupo, criando uma
exposição para seu post. Não se esqueçam de oferecer espaços de interação, como
curtir, compartilhar ou comentar, por exemplo.
✓
Neste ambiente virtual, deixem expostas as regras da comunidade descritas por
vocês. A partir da pesquisa realizada com a comunidade, vocês deverão criar um
post contemplando o problema que surgiu no resultado da pesquisa. Seguir os
critérios apresentados no caderno do aluno e não esqueça a importância de criar
um espaço para interação, a exemplo do que ocorre nas redes sociais. Organize
uma exposição dos posts produzidos para que possam ver as criações dos colegas
e também fundamentar sua experiência e opinião acerca do assunto.
Atividade 4 – Explorando as mídias digitais: Chegou o momento de socializar com seus
colegas e divulgar o material, divulgue o endereço para seus colegas curtirem.
✓
Visitem os posts criados pelos demais grupos, tire suas dúvidas a respeito dos
trabalhos e interaja de acordo com as possibilidades de cada material criado.
✓ Lembrem-se de curtirem, comentarem e
ou criticarem construtivamente acerca do que está conhecendo.
Aluno(a),
após realizar as atividades, você deverá preencher o formulário de presença
desta aula no link:
Avaliação: A avaliação será realizada através do
desempenho, participação nas atividades
e criticidade nas produções solicitadas.
Ótimos trabalhos!
Professora Mírian
Importante:
Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:
Caderno do Aluno 1º Bimestre
Caderno do Aluno 1º Bimestre
- Página 120 Caderno do Aluno (pesquisa sobre os tópicos: Inteligência Artificial, Internet das coisas, Fake News, Algoritmo, Bitcoin e Criptomoedas, Hashtag.
- Página 121 Caderno do Aluno (aprendemos um pouco sobre VERBETE).
- Página 122 Caderno do Aluno (Questões: Atividade 1, Tecnologia é...)
- Página 121 Caderno do Aluno (Você sabia, criando nuvens de palavras).
- Página 121 e 122 Caderno do Aluno (Árvore de Tecnologia).
- Página 122 (Elaborando uma Narrativa Digital).
- Página 123 (Representando a Narrativa Digital).
Conteúdos extras:
- Página 124 Caderno do Aluno (Construção da Aldeia).
- Página 124/125 Caderno do Aluno (Memes).
- Página 126 Caderno do Aluno (PROGRAMA-SE).Conteúdos extras:
- Robótica - Introdução aos robôs.
- Informática Básica.
Temática da aula de hoje: Caderno do Aluno 2º Bimestre
ATENÇÃO ALUNO(A) clique e responda:
Página 143 Caderno do aluno
(Atividade 1 - MINHA COMUNIDADE).
A atividade desta página, propõe uma interação em grupo, converse com seus colegas de classe pelo whatsapp e discutam o que vocês entendem por comunidade, façam o preenchimento do Mapa Mental.
ATENÇÃO ALUNO(A) clique e responda:
Ótimos trabalhos!
Professora Mírian
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