2º BIMESTRE 01 JUNHO/2020 A 31 JULHO/2020
NÃO É NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS
Olá alunos!Dando sequência nas aulas de PROJETO DE VIDA.
TURMA:
- 9º ANO B Escola Carolina Arruda.
IMPORTANTE:
RELEMBRANDO O QUE JÁ ESTUDAMOS NAS AULAS ANTERIORES:
1º BIMESTRE: (estes conteúdos estão no post do 1º Bimestre Março a Maio/20)
54- CRIAÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
55- DESAFIO DOS SUPERPODERES! (MISSÃO 1).
56- NOMEANDO COMPETÊNCIAS (MISSÃO 2).
57- IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS (MISSÃO 3).
58- QUEM SOU, O QUE GOSTO DE FAZER...
59- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: MINHA EVOLUÇÃO NA LINHA DO TEMPO.
60- RESPONDER AS QUESTÕES DA PÁGINA 60 NO SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
61- PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO: FAZER UM PLANEJAMENTO QUE LHE AJUDARÁ NO DESENVOLVIMENTO DA LINHA DO TEMPO. PREENCHER O PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 61)
62- ORGANIZE AS INFORMAÇÕES EM UM ROTEIRO. PREENCHER O ROTEIRO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 62).
63-IDENTIFIQUE QUAL A SUA RELAÇÃO COM CADA COMPONENTE CURRICULAR. (PREENCHER O QUADRO COM AS QUESTÕES).
- PÁGINA 64 CADERNO DO ALUNO
- PÁGINA 65 CADERNO DO ALUNO
- MINHAS APRENDIZAGENS E O MEU FUTURO
- DAQUI PARA A FRENTE.
- 152 CADERNO DO ALUNO (UM DIA TUDO "CLICA" E FAZ SENTIDO).
2º BIMESTRE: CONTEÚDOS NESTA POSTAGEM
- PÁGINAS 68, 69 E 70 (ÁRVORE GENEALÓGICA).
- PÁGINAS 70 E 71 (A CHEGADA DO ENSINO MÉDIO).
- PÁGINAS: 71 E 72 (APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS).
- PÁGINA 72 QUEM É QUEM NA REDE?
- PÁGINA 73 REPENSANDO MEUS SONHOS, PROPÓSITOS E AÇÕES.
- PÁGINA 74 DESAFIO DOS SUPERPODERES.
- PÁGINAS 75 e 76 ONDE ESTAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR.
Conteúdo desta aula:
- PÁGINAS 77, 78 E 79 PAPO RETO.
Data de realização: 20 de Julho a 31 de Julho de 2020
Conteúdo desta aula:
- PÁGINAS 77, 78 E 79 PAPO RETO.
Data de realização: 20 de Julho a 31 de Julho de 2020
Material necessário para a realização da atividade: Caderno do aluno e celular para pesquisas.
CADERNO DO ALUNO: PÁGINAS 77, 78 e 79.
Atividade 6: PAPO RETO
Para a realização desta atividade, você aluno(a), deverá escolher uma pessoa para bater um papo reto, pode ser alguém da família, amigo ou vizinho.
Juntos pensem em um tema e conversem sobre ele, no caderno do aluno, páginas 78 e 79 você encontrará um passo a passo para criar o seu papo reto.
Escreva em seu Diário de Práticas e Vivências o conteúdo do papo reto, e responda as questões apresentadas ao final da atividade (página 79).
Divulgue o papo reto utilizando a hashtag:
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
Professora Mirian
Ótimos trabalhos!
Professora Mirian
Professora Mirian
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".
Paulo Freire
Data de realização: 13 de Julho a 17 de Julho de 2020
Material necessário para a realização da atividade: Caderno do aluno e celular.
PÁGINA 74
TEMA: Desafio dos superpoderes!
MISSÃO 5: ESTAMOS ACIONANDO NOSSOS "SUPERPODERES"?
- Nesta atividade você aluno(a), deverá pensar sobre seus sentimentos e ações nos últimos meses e abrir o Diário de Prática e Vivências para reler o que você registrou.
Feedback, palavra originária da língua inglesa, significa opinião, retorno, avaliação ou comentário. Na prática, é também um termo incorporado ao idioma português, sendo empregado justamente para expressar um ponto de vista. É uma forma de avaliar e opinar sobre a realização de uma tarefa, por exemplo.
clique na imagem:
Sequência da atividade: HORA DE DAR ASAS A IMAGINAÇÃO!
Fazer um desenho em seu Diário de Prática e Vivências que simbolize a sua relação com as duas competências socioemocionais que foram escolhidas por sua turma como desafio de desenvolvimento para o ano.
PÁGINA 75
TEMA: Onde estamos e para onde queremos ir!
1) Converse com seus colegas, através das redes sociais ou whatsapp, sobre os comportamentos que querem praticar mais (uma coluna) e menos (outra coluna), do quadro abaixo, para cada uma das duas competências escolhidas pela turma.
2) O que é necessário fazer, no seu dia a dia, para desenvolver melhor essas duas competências? Adicione duas ações, uma ação para aprimorar o desenvolvimento de cada uma das duas competências escolhidas pela turma, no seu plano de desenvolvimento pessoal. Essas ações não podem ser iguais às que você já havia escrito no 1º bimestre, use sua criatividade!
Faça esse registro no seu Diário de Práticas e Vivências.
Objetivo: Auto refletir sobre suas trajetórias de vida e sobre o que valorizam.
Competências socioemocionais em foco: Imaginação Criativa e Autoconfiança
Material necessário: Diário de Práticas e Vivências.
Atividade 1:
Atenção aluno, clique e responda o link abaixo (link de chamada desta aula).
Material necessário para a realização da atividade: Caderno do aluno e celular.
Caderno do aluno:
Página 72 - Quem é quem na rede?
ATIVIDADE 3
Caderno do aluno:
Página 73 - Repensando meus sonhos, propósitos e ações.
ATIVIDADE 4.
clique na imagem
ATIVIDADE EXTRA
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Página 72 - Quem é quem na rede?
ATIVIDADE 3
clique no vídeo:
Página 73 - Repensando meus sonhos, propósitos e ações.
ATIVIDADE 4.
Você poderá realizar esta atividade individualmente, ou poderá formar grupos no whatsapp e realizar a atividade em grupo.
Situação de aprendizagem 14: Em uma folha de sulfite, você deverá escrever uma palavra ou fazer um desenho, sobre seus sonhos e expectativas em relação à escola.
Situação de aprendizagem 15: Nesta atividade, você poderá utilizar o celular e conversar com seus amigos, conversem sobre os sonhos de vocês e respondam as questões: a, b e c. (do caderno do aluno, abaixo imagem).
Lembre-se de fazer as anotações no Diário de Práticas.
clique na imagem
ATIVIDADE EXTRA
Atenção aluno(a), você deverá criar (em uma folha de sulfite), o seu próprio jornal "O SONHO" Onde colocará seus sonhos para um país melhor (O jornal acima serve de exemplo).
Habilidades desenvolvidas nas atividades:
Liderança.
Senso estético
Habilidade digital.
Poder resolver problemas.
Capacidade de trabalhar em equipe.
Inteligência emocional.
Cidadania global.
Comunicação e colaboração.
Iniciativa e empreendedorismo.
Pensamento crítico e analítico.
Curiosidade e imaginação.
Domínio das tecnologias.
Argumentação
Cultura digital
Autogestão
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Autonomia
Imaginação criativa
Organização.
Foco
Iniciativa social
Assertividade
Autoconfiança
Respeito
- Assertividade é uma postura comportamental diante das pessoas e de situações cotidianas. Não está ligada ao que é certo ou errado; está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições. Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos.
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
Ótimos trabalhos!
Professora Mirian
Ótimos trabalhos!
Professora Mirian
Professora Mirian
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".
Caderno do aluno:
Páginas: 71 e 72.
ATIVIDADES:
APRENDIZAGEM 12 e APRENDIZAGEM 13.
Atenção aluno(a), você deverá gravar um vídeo
curto, de apresentação do Seminário, página 71, atividade de aprendizagem 12.
Esta atividade poderá ser realizada em grupo, através do whatsapp, os vídeos
deverão ser enviados para a professora, através do e-mail, whatsapp ou teams (você já foi adicionado ao
meu grupo do teams.)
Aluno(a), após realizar as atividades, você
deverá preencher o formulário de presença desta aula no link:
Avaliação: A avaliação será realizada através do
desempenho, participação nas atividades
e criticidade nas produções solicitadas.
ÓTIMOS TRABALHOS!
Professora Mírian
Data de realização: 15 Junho à 26 Junho 2020
Importante:
Relembrando o que já estudamos nas aulas
anteriores:
54- CRIAÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
55- DESAFIO DOS SUPERPODERES! (MISSÃO 1).
56- NOMEANDO COMPETÊNCIAS (MISSÃO 2).
57- IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS (MISSÃO 3).
58- QUEM SOU, O QUE GOSTO DE FAZER...
59- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: MINHA EVOLUÇÃO NA LINHA DO TEMPO.
60- RESPONDER AS QUESTÕES DA PÁGINA 60 NO SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS E
VIVÊNCIAS.
61- PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO: FAZER UM PLANEJAMENTO QUE LHE
AJUDARÁ NO DESENVOLVIMENTO DA LINHA DO TEMPO. PREENCHER O PLANEJAMENTO DA LINHA
DO TEMPO (PÁGINA 61)
62- ORGANIZE AS INFORMAÇÕES EM UM ROTEIRO. PREENCHER O ROTEIRO DA
LINHA DO TEMPO (PÁGINA 62).
63-IDENTIFIQUE QUAL A SUA RELAÇÃO COM CADA
COMPONENTE CURRICULAR. (preencher o quadro com as questões).
- Página 64 Caderno do Aluno
- Página 65 Caderno do Aluno
- MINHAS APRENDIZAGENS E O MEU FUTURO
- DAQUI PARA A FRENTE.
- 152 Caderno do Aluno (UM DIA TUDO "CLICA" E FAZ SENTIDO).
Temáticas das aulas: Caderno do aluno 2º Bimestre
- Páginas 68, 69 e 70 (Árvore Genealógica).
- Páginas 70 e 71 (A Chegada do Ensino Médio)
Material necessário
para a realização da atividade: Caderno do aluno.
Atividades: NÃO É NECESSÁRIO COPIAR
OS TEXTOS, VOCÊ DEVE APENAS RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
Caderno do aluno:
Páginas 68 e 69
ATIVIDADE 1: ÁRVORE
GENEALÓGICA
Situação
de aprendizagem 1: Conteúdos do Bimestre (Árvore
Genealógica, Chegada ao Ensino Médio, Quem é quem na rede, Repensando meus
sonhos, propósitos e ações, Desafio dos superpoderes e Papo Reto).
Situação
de aprendizagem 2: Pesquisar a história da educação no
Brasil e do Ensino Médio, por meio de material confiável, seja digital ou
impresso. Sugestão de site confiável: https://mundoeducacao.uol.com.br/
Situação
de aprendizagem 3: Conversar com seus colegas através de
whatsapp sobre as respostas que foram construídas a partir do roteiro de
leitura, lembre-se de relacionar este assunto com o mundo do trabalho.
Situação
de aprendizagem 4: Desenhe em seu Diário de Práticas e
Vivências a sua árvore genealógica. Significado de árvore genealógica: Uma árvore
genealógica é um histórico de certa parte dos antepassados de um indivíduo ou
família.
Situação
de aprendizagem 5: Enviar no e-mail (Importante constar o nome completo do aluno e
Série): miriancolaco@professor.educacao.sp.gov.br a árvore genealógica para correção.
Situação
de aprendizagem 6: Abaixo da matéria, você poderá
conferir alguns modelos de árvore genealógica, avalie se a sua árvore segue o
conceito apresentado.
Situação
de aprendizagem 7: Construção de uma árvore genealógica
diferente, pense a respeito dos pontos apresentados na atividade e complete a
sua árvore genealógica com a sua trajetória de estudos e de vivências
educacionais.
Página 70
Situação de aprendizagem
9:
Escreva no Diário de Práticas e Vivências um texto contando como foi para
você realizar este exercício. Para ajudá-lo(a) a compor este texto, você deve
pensar sobre as questões apresentadas na página.
Páginas 70 e 71
ATIVIDADES 2: A chegada
do Ensino Médio.
Situação de aprendizagem 10:
Nesta
atividade, você fará um Mapeamento das Escolas de Ensino Médio. Para ajudar a
sua pesquisa, responda as perguntadas apresentas na situação de aprendizagem
10.
Situação de aprendizagem 11: Atividade de pesquisa, sobre as Escolas de Ensino
Médio e o Ensino Médio no Brasil.
Situação de aprendizagem 12:
Esta atividade
faremos no retorno às aulas presenciais.
Modelos de árvores genealógicas para realizar a Situação de aprendizagem 6:
Aluno(a), após realizar as atividades, você
deverá preencher o formulário de presença desta aula no link:
Avaliação: A avaliação será realizada através do
desempenho, participação nas atividades
e criticidade nas produções solicitadas.
ÓTIMOS TRABALHOS!
Professora Mírian
Olá alunos!
Dando sequência nas aulas de PROJETO DE VIDA.
TURMA:
- 9º ANO B Escola Carolina Arruda.
Caderno do aluno 1º Bimestre:
Importante:
Relembrando o que já estudamos nas aulas anteriores:
Caderno do aluno 1º Bimestre:
54- CRIAÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
55- DESAFIO DOS SUPERPODERES! (MISSÃO 1).
56- NOMEANDO COMPETÊNCIAS (MISSÃO 2).
57- IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS (MISSÃO 3).
58- QUEM SOU, O QUE GOSTO DE FAZER...
59- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: MINHA EVOLUÇÃO NA LINHA DO TEMPO.
60- RESPONDER AS QUESTÕES DA PÁGINA 60 NO SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
61- PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO: FAZER UM PLANEJAMENTO QUE LHE AJUDARÁ NO DESENVOLVIMENTO DA LINHA DO TEMPO. PREENCHER O PLANEJAMENTO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 61)
62- ORGANIZE AS INFORMAÇÕES EM UM ROTEIRO. PREENCHER O ROTEIRO DA LINHA DO TEMPO (PÁGINA 62).
63-IDENTIFIQUE QUAL A SUA RELAÇÃO COM CADA COMPONENTE CURRICULAR. (preencher o quadro com as questões)
- DAQUI PARA A FRENTE.
- Página 64 Caderno do Aluno
- Página 65 Caderno do Aluno
- MINHAS APRENDIZAGENS E O MEU FUTURO- DAQUI PARA A FRENTE.
Temática das aulas: Caderno do aluno 2º Bimestre
Página 152 Caderno do Aluno
( Atividade: UM DIA TUDO "CLICA" E FAZ SENTIDO!)
Leitura do texto e atividades, se possível converse com seus colegas de classe através do celular, ou computador e discutam sobre os assuntos da página.
ATENÇÃO ALUNO(A)! FORMULÁRIO DE PRESENÇA DA AULA, clique e responda:
ÓTIMOS TRABALHOS!
Professora Mírian
Nenhum comentário:
Postar um comentário